Rei do Mundo
No Concurso de Contos Oficial da Academia de Contos – Rei do Mundo, o autor terá chance de escrever e publicar um conto que narre alguma situação em que o sentimento de superioridade, de Rei do Mundo, se aflore e se prolifere.
Francisco
Status: Encerrado
Criado: 01/05/16 15:05
Atualizado: 17/06/16 18:52
Data para Participação: De 01/05/16 até 01/06/16
Participantes Inscritos: 15
Textos Enviados: 8
Rei do Mundo No Concurso de Contos Oficial da Academia de Contos – Rei do Mundo, o autor terá chance de escrever e publicar um conto que narre alguma situação em que o sentimento de superioridade, de Rei do Mundo, se aflore e se prolifere.

Concurso de Contos Oficial da Academia de Contos – Rei do Mundo

[ INTRODUÇÃO ]

“José preparava seu cigarro, quando sentiu seu pequeno bote balançar. Era chegada a hora do confronto final. Trocou o fumo e a seda por uma lança. Em pé, se posicionou no centro do bote e gritou:

— Apareça, criatura imunda. Só falta te derrotar para me tornar o mais forte, o rei deste mundo!”

“Com as duas mãos, Maria empurrou a senhora que se aproximava do caixa destinado aos idosos. A atendente, incrédula com que acabara de ver, tentou argumentar com a agressora, mas em vão. Maria dizia ter autoridade sobre todos, pois era a rainha do mundo — quando na verdade, era só uma pessoa mal educada.”

“O melhor em algo, o ser com mais poder, a vida mais invejada.” Não é difícil encontrarmos momentos em que assim pensamos ser ou que ouvimos alguém proferir tais palavras. Por vezes, isso tudo tem lógica, é verídico. Em outros momentos, isso é a mais pura baboseira. No entanto, neste concurso, pouco importa o porquê desse sentimento de superioridade surgir e se proliferar. O importante é que esse sentimento, de ser o Rei do Mundo, existe, sendo verídico ou não.

Assim sendo, esse concurso oficial da Academia de Contos tem como objetivo criar um conto que narre alguma situação que o sentimento de “Rei de Mundo” exista. Permitam-se impressionar os leitores e os jurados contando, por exemplo, histórias do cachorro que se gabava por ser especialista em fazer cocô de cinco andares ou da criança que nasceu no meio da sujeira e hoje tem a maior empresa de reciclagem do planeta.

[ REGRAS ]

Para participar, cada autor participante deve:

– Estar de acordo com os critérios de avaliação, descritos no item “[ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ]”;

– Aceitar, concordando ou não, a avaliação dos jurados, os quais os nomes estão listados no item “ [JURADOS ]”;

– Fazer a sua inscrição no concurso, de acordo com o item “[ INSCRIÇÃO ]”;

– Publicar o texto de acordo com as orientações do item “[ PUBLICAÇÃO DO TEXTO ]”;

[ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ]

Os textos serão avaliados dentro dos seguintes critérios:

– Criatividade (C) – será avaliada a capacidade de o autor surpreender os jurados;

– Gramática e Ortografia (GO) – será avaliada a capacidade de o autor escrever dentro das regras da língua portuguesa;

– Fidelidade ao tema (F) – será avaliada a capacidade de o autor escrever um texto dentro do tema proposto pelo concurso;

– Coesão e Coerência (CC) – será avaliada a capacidade de o autor escrever um texto coerente dentro do seu próprio universo;

– Intertextualidade (I) – será avaliada a capacidade de o autor criar um título e uma sinopse correlacionados com o texto;

Cada critério será avaliado individualmente por cada jurado, os quais atribuirão pontos de 0 a 10 para cada critério, sendo 0 a pontuação mínima e 10 a pontuação máxima, tendo precisão de 0,5 pontos. A nota do texto (N) será obtida através da pontuação oriunda da avaliação dos jurados para cada critério e calculada de acordo com a equação abaixo:

[(C × 2 + GO × 2 + F + CC × 2 + I × 0,5) ÷ 0,75] = N

A nota final atribuída ao texto será a média aritmética das notas de cada jurado.

[ JURADOS ]

Os jurados do concurso são:

@ LEcrivain;

@AzuriSky;

@Julih

[ INSCRIÇÃO ]

Para inscrever-se no concurso, basta ter uma conta na Academia de Contos, acessar o concurso “Rei do Mundo, na guia “Concursos”, e clicar no botão de inscrever-se na coluna direita desta página.

[ PUBLICAÇÃO DO TEXTO ]

Para publicar o texto, o autor deve ir na guia [Usuário] > Enviar Texto. Os seguintes pré-requisitos devem ser seguidos:

– Ter todos os campos obrigatórios devidamente preenchidos;

– Marcar como "Conto ou Crônica" ­­ no campo “Tipo de Texto”;

– Preencher o campo “Tags” com a tag “Concurso de Contos – Rei do Mundo”;

– Selecionar “Rei do Mundo” no campo “Concursos”.

Os textos a serem publicados para o concurso devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem de textos da Academia de Contos;

– Ter sido escrito somente pelo autor participante, sem o envolvimento de outras pessoas;

– Implementar o tema proposto, de acordo com a avaliação dos jurados;

– Possuir entre 300 e 3000 palavras em apenas um capítulo;

– Ser um conto;

– Ser publicado dentro do prazo, de acordo com o item “[ PRAZOS ]”.

Atenção! Os textos que participam dos concursos da Academia de Contos não podem ser editados após publicados. Por isso:

– Atentem na hora da publicação para que tudo esteja correto;

– Ao formatar o texto, não o justifique, visto que isso é feito automaticamente, sem a necessidade de clicar em “justificar”, o que resultaria em uma formatação inadequada do texto.

[ PRAZOS ]

Para a publicação dos textos: ver ao lado, no campo “Data para participação”;

Para a publicação dos resultados: 17 de junho de 2016.

[ PREMIAÇÃO ]

Os três textos com maiores notas na classificação geral receberão os seguintes prêmios:

– Primeiro lugar: o autor do texto com a maior nota receberá como prêmio o livro Como funciona a ficção, do escritor James Wood, um set (icon, capa do perfil e assinatura) e uma medalha de primeiro lugar que será exibido em Conquistas no perfil do usuário;

– Segundo lugar: o autor do texto com a segunda maior nota receberá como prêmio um set (icon, capa do perfil e assinatura) e uma medalha de segundo lugar que será exibido em Conquistas no perfil do usuário;

– Terceiro lugar: o autor do texto com a terceira maior nota receberá como prêmio uma uma medalha de terceiro lugar que será exibido em Conquistas no perfil do usuário;

Além disso, todos os textos receberão um feedback escrito por todos os jurados, o qual será entregue via mensagem privada.

[ RESULTADO ]

Prezados Acadêmicos,

É com muita honra que venho divulgar a classificação geral do Concurso de Contos – Rei do Mundo. Mas antes, me dou a liberdade para fazer um comentário geral sobre o concurso na visão dos jurados.

Comentário Geral:

Nós, os jurados, ficamos muito satisfeitos com o número de inscritos. Isso mostra que o concurso teve uma boa aceitação por vocês, participantes. Também ficamos satisfeitos com a qualidade dos textos. Foi notável o esforço que vocês fizeram para escrever um texto com muita qualidade, buscando sempre surpreender os jurados e obter as melhores notas possíveis de acordo com os critérios de avaliação. Tivemos a oportunidade de ler diversos pontos de vista do que é ser o Rei do Mundo, do que é ter aquele sentimento de superioridade continuo na vida de alguém — ou até mesmo de um sistema político. No entanto, ficamos um pouco chateados com o número de inscritos que não enviaram os textos e com alguns textos que não seguiam as regras do concurso.

No geral, o Concurso de Contos – Rei do Mundo foi um sucesso. Certamente, todos os envolvidos se empenharam o máximo possível para que todos os Acadêmicos tivessem a oportunidade de ler textos de extrema qualidade.

Classificação Geral:

Pois bem, é chegada a hora que todos tanto ansiavam: a Classificação Geral! Por isso, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

Textos desclassificados:

Necromântico

Autor: Mr. Born to Lose (@cabral108)

Motivo: autor não está inscrito no concurso.

Esperança

Autora: Vitória Turbiani (@Alphellya)

Motivo: não há a tag do concurso

Rei do Mundo

Autor: Jeffrey (@Jworld)

Motivo: não há a quantidade mínima de palavras exigida

Um rei sem coroa

Autor: Strela D'ianjo (@Strelaon)

Motivo: não há a quantidade mínima de palavras exigida

Classificação:

Asiática peituda

Autor: Thomas (@Thomas23)

Posição: 6º | Nota geral: 69,5

Comentário geral dos jurados:

Diferenciou-se dos outros pelo fato de ser um texto de teor sexual, algo pouco frequente na Academia. Conto com criatividade pouco elaborada, possui defeitos técnicos que retiraram pontos da coesão do texto e dividiu os jurados no quesito fidelidade ao tema, visto que nem todos enxergaram a relação prostituta/cliente como algo no estilo “rei do mundo”.

A troca

Autora: Mari Freitas (@tida)

Posição: 5º | Nota geral: 82,0

Comentário geral dos jurados:

O texto apresenta narrativa muito bem construída, boa gramática, coerência e fidelidade ao tema ímpar, entretanto, a estrutura do texto deixou muito a desejar. Pontos finais encostados na palavra seguinte e conto distribuído num único parágrafo prejudicaram a fluidez da leitura, ainda sim, um conto muito interessante.

Entendedores de Alma

Autora: Beatriz Ray (@Viajante)

Posição: 4º | Nota geral: 87,0

Comentário geral dos jurados:

Quesitos técnicos muito bons, criatividade agradou muito, mas alguns trechos são confusos exigindo então uma releitura para que haja plena compreensão. O conto carrega certo mistério caracterizando-o de um jeito único.

O Rei Lich

Autor: HaterDoMundo (@Thiago Araujo)

Posição: 3º | Nota geral: 88,0

Comentário geral dos jurados:

Conto criativo, poderia muito bem ser visto como uma grande metáfora. Coerência boa e uma narrativa instigante causaram apreensão durante a leitura. Um ótimo conto que pecou em poucas coisas como a transição dos sentimentos da figura principal e pequenos erros gramaticais.

Bem-vindo ao sistema

Autora: Marina Rodrigues (@Marinalices)

Posição: 2º | Nota geral: 93,5

Comentário geral dos jurados:

Conto magnífico com uma qualidade inegável. Nem precisa ser comentado acerca da criatividade, visto que nesse quesito destacou-se de todos os contos e isso é evidente apenas ao ler o conto; afinal, quem pensaria em utilizar um sistema como o “Rei do Mundo”? Gramática e coerência, no quesito técnico não ficaram por menos. Excelente conto.

de rainha, só a sensação

Autora: Tháiza Lima (@tallinti7)

Posição: 1º | Nota geral: 97,0

Comentário geral dos jurados:

Todos os jurados concordaram que esse é o melhor conto do concurso. O modo como a autora fez sua narrativa foi o destaque desse conto. Conseguiu caracterizar perfeitamente o sentimento de “Rainha do Mundo” desde o início, onde a personagem estava a se descobrir. Em cada palavra é possível sentir o sentimento de superioridade. Excelente!

[ COMENTÁRIO FINAL ]

Prezados, Acadêmicos.Aplaudamos os ilustres autores que nos presentearam com textos de extrema qualidade e que nos encheram os olhos de alegria! E, além de aplausos, fortes assovios para as três primeiras colocadas. Parabéns, Tháiza Lima, Marina Rodrigues e HaterDoMundo. Vocês foram geniais!

As medalhas nos perfis dos três primeiros colocados já foram entregues, enquanto a parte faltante da premiação será entregue por MP. Logo mais, entro em contato.

Eu, a Joice Paz e JulihEtenaFofa agradecemos muito pela colaboração e pela participação de todos. Muito obrigado e até o próximo concurso!

Concurso Encerrado
[Resultados]
6º Lugar
Asiática peituda por Corvo Retirei o capacete e o coloquei no balcão da recepção daquela espelunca. Acenei pra uma puta que passava, seios fartos e olhos puxados.
5º Lugar
A troca por Mari Freitas Uma pequena cidade, onde o benfeitor morre de forma misteriosa, deixando o legado a seu único filho bastardo. E para vingar-se de todos , uma troca é feita para que todos saiam ganhando.
4º Lugar
Entendedores de Alma por Malva Eu sou o Rei e vocês meus súditos, mas se não quiserem obedecer ou serem iguais a mim, farei de vocês entendedores de almas.
3º Lugar
O Rei Lich por HaterDoMundo Ele se alimentou do mundo sem sentir seu gosto. Ele queimou vidas sem sentir remorso. Ele matou e saqueou. E no fim... Rei ele se tornou.
2º Lugar
Bem-vindo ao sistema por Marina Rodrigues "Bem-vindos ao sistema. Alinhem-se em fila, por favor."
1º Lugar
de rainha, só a sensação por Tháiza Lima "Ser rainha é mais que ter um título, é o sentimento intrínseco de ser superior."
Comentários (9)
Hlodyn
Postado 01/05/16 17:08

Desejo boa sorte a todos e gostaria de atentar que diferente dos desafios quinzenais onde o parâmentro de julgamento é mais simples e flexível, isso não ocorre nos concursos. Pode ser observado pela forma que será analizado cada quesito. Peço que todos atentem-se as regras do concurso e da Academia para evitar desclassificação.

Julih
Postado 01/05/16 23:23

Desejo boa sorte para todos e que a criatividade e tempo estejam de seu lado. Reafirmo o que a Joice disse, para não ter seu texto desclassificado é importante, muito importate, sério, não ignorem isso, o texto estar de acordo com as regras do Concurso e da Academia.

Hlodyn
Postado 22/05/16 11:55

Leiam as regras, caros participantes! LEIAM AS REGRAS!

HaterDoMundo
Postado 11/06/16 10:54

Espero que o pessoal goste da minha one. Não tem um unico comentário até agora ;-;

Hlodyn
Postado 17/06/16 20:41

Hahahaha! Parabéns! :D

Vitória Turbiani
Postado 11/06/16 18:42

Seis dias pra sair o resultado. Oôôh nervosismo q

Mari Freitas
Postado 12/06/16 12:58

Contagem regressiva e tortuosa..uouuuuuuuuuuuu

Hlodyn
Postado 17/06/16 20:33 Editado 17/06/16 20:45

Parabéns aos vencedores! :D

Foi realmente um grande prazer ser jurada desse concurso. Excelentes textos foram compartilhados e eu, particularmente, estou muito feliz com a qualidade de todos. Peço, entretanto, para que nos próximos concursos todos se atentem ao cumprimento das regras.

Obrigada a todos pela participação! :D

Tháiza Lima
Postado 17/06/16 22:14

À todos os que participaram, meus sinceros parabéns. Não tenho palavras para descrever o quão chocada estou agora, e feliz demais, e surpresa, e honrada de poder participar de um concurso tão incrível junto a pessoas que escrevem magnificamente bem, embora algumas não tenham se atentado às regras, infelizmente.

Foi um prazer imenso participar, e só tenho a agradecer demais pelo resultado. Ainda vou precisar confirmar mil e uma vezes para ter certeza que foi isso mesmo, porque, meu deus, não esperava. Muito obrigada, não vou cansar de repetir!! <3

Francisco
Postado 18/06/16 13:24

Nós que agradecemos por ter participado e por ter nos dado a oportunidade de ler algo tão bom! Parabéns!

HaterDoMundo
Postado 18/06/16 18:33

Foi algo grandiozo pra mim participar deste concurso e ter meu texto julgados por irmãos na arte da escrita. Participarei de concursos futuros esperando o mesmo feedback, com o coração na mão, diga-se de passagem. Terceiro lugar é um bom começo de carreira.

:3

Participantes (15)

Textos (8)