Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Escrita >>[TUTORIAL] Utilização de Propostas de Escritas

[TUTORIAL] Utilização de Propostas de Escritas [ABERTO] Propostas de Escritas ou Writing Prompts Iniciado por C David em 06/01/19 19:30
▼ FIM
C David 137 pontos
4 tópicos 3 proficientes
20 posts 15 proficientes

Eu gostaria de saber se vocês utilizam os chamados writing prompts para treinar.

Eu procuro fazer um toda semana e ajuda bastante a desenvolver a criatividades.

Para quem não conhece, eles consistem em tópicos, imagem, trechos, música ou qualquer outra coisa que estimule a criatividade do autor.

Quem utiliza, acha eficaz? Vocês gostam?

* Propostas por assunto ou tópico:

Vou deixar alguns exemplos de propostas:

- O que temos para o jantar, café ou almoço?

-Escreva algo inspirado em um sonho que teve.

- Há uma porta fechada no fim do corredor. Qual o motivo de estar fechada? O que há atrás dela?

* Propostas com imagens:

Normalmente se cria algo tendo por base,apenas uma imagem.

Imagine uma mulher dançando ( Esta é a imagem)

" Ela dançava ao som do violino. No meio da praça, mesmo que ninguém estivesse reparando em seus movimentos, ainda assim, ela dançava ao som do instrumento tocado pelo artista de rua mais famoso de Florença.

Em meio às piruetas, seus olhos fixaram nos dele. Ela sentiu o habitual frio no estômago a dominar, e soube, assim que seus olhares se encontraram, que era ele.

O som sessou, ela parou de dançar. As pessoas ao redor não notaram que ela parou de dançar,não perceberam tempo parar. Ela sim.

O violinista caminhava na diração dela, agora ao som de um violão, que era tocado pelo colega. Estendeu-lhe a mão, oferecendo uma dança. Quando seus lábios tocaram, suavemente, ao final da música, ela havia ganho muito mais do que uma simples dança. Ganhara uma vida interira. "


Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus.

C.David

❖❖❖

Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 06/01/19 20:13 Link direto

Olá, moça! Como vai?

Acredito que, dos citados, o que eu mais utilizo é a música. Melodias em geral estimulam muito minha criatividade. No entanto, geralmente me baseio no estilo de escrita de outros escritores. Por cursar Letras, o conhecimento de inúmeros escritores sempre está a vista. Por isso, quando estudo a técnica que eles usam e os mecanismos que precisam ser colocados para fazer funcionar as engrenagens da obra, eu trago isso para minha escrita, mas inserindo as minhas ideia. Basicamente, eu leio a obra do escritor, entendo a técnica que ele utiliza e a aplico em minhas obras com algum tema inspirador para desenvolver. Certamente, o perigo de se usar isso é acabar desenvolvendo algo que não é puramente seu. Por essa razão, é necessário saber separar a história do escritor, a técnica que ele utiliza e o que, de fato, você escreveu. No início era muito difícil ter esse discernimento, mas hoje consigo fazer isso tranquilamente.

Há nove anos, a minha principal estratégia de escrita é a leitura. Antes de ser um bom escritor, é preciso ser um ótimo leitor. Isto está comigo até hoje, rs.

Obrigada por criar este tópico e por compartilhar tais informações conosco ♥




C David 137 pontos
4 tópicos 3 proficientes
20 posts 15 proficientes
Postado 06/01/19 20:29 Link direto

Eu sou adepta ao uso destas propostas, pois elas me ajudam muito. Pretendo editar o tópico com mais ideias de propostas.

Estou encantada com o seu comentário. Você já criou algum tópico no fórum com algo legal que tenha aprendido na faculdade? Estou aqui ansiosa em contribuir e aprender mais.

Seria bacana se colocasse dicas aqui ou algo que possa vir a ser interessante.

Eu concordo que antes de ser um bom escritor, é preciso ser um bom leitor, leio de tudo, ou pelo menos, tento hehehe


Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus.

C.David



Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 06/01/19 20:46 Link direto

Citação de @Cinthia David

Você já criou algum tópico no fórum com algo legal que tenha aprendido na faculdade?

Seria bacana se colocasse dicas aqui ou algo que possa vir a ser interessante.

Inicialmente, gostaria de fazer algo com dicas de português. Contudo, por falta de tempo, acabei abandonando a ideia e já existem tópicos sobre aqui no site. Depois, pensei em fazer tópicos que explicassem os pontos que devem ser analisados numa obra e como realizar um bom comentário (acho fundamental o diálogo entre leitor e autor). Essa segunda ideia, pretendo em breve desenvolver, pois estou fazendo um passo a passo com o conteúdo de Teoria Literária e Literatura Comparada, só que bem mais simples (as matérias da USP que tentam descomplicar, acabam complicando, rs, por isso leva um tempo para escrever de um jeito mais simplificado). Pretendo falar, também, sobre algumas técnicas de escrita e dar dicas de leitura de textos teoricos e também de obras literárias de gêneros que se encaixem dentro do gosto da faixa etária que utiliza o site (essa ideia é bem trabalhosa, então acredito que demore um pouco para ficar pronta).

Terminei o primeiro ano da faculdade ano passado e meu repertório sobre tais coisas ainda é bem reduzido, mas ficarei muito feliz em compartilhar o que sei com vocês e algumas dicas que me ajudaram nesses anos escrevendo. Muito obrigada pelo incentivo ♥




C David 137 pontos
4 tópicos 3 proficientes
20 posts 15 proficientes
Postado 06/01/19 21:17 Link direto

Citação de @SabrinaTernura

Citação de @Cinthia David

Você já criou algum tópico no fórum com algo legal que tenha aprendido na faculdade?

Seria bacana se colocasse dicas aqui ou algo que possa vir a ser interessante.

Inicialmente, gostaria de fazer algo com dicas de português. Contudo, por falta de tempo, acabei abandonando a ideia e já existem tópicos sobre aqui no site. Depois, pensei em fazer tópicos que explicassem os pontos que devem ser analisados numa obra e como realizar um bom comentário (acho fundamental o diálogo entre leitor e autor). Essa segunda ideia, pretendo em breve desenvolver, pois estou fazendo um passo a passo com o conteúdo de Teoria Literária e Literatura Comparada, só que bem mais simples (as matérias da USP que tentam descomplicar, acabam complicando, rs, por isso leva um tempo para escrever de um jeito mais simplificado). Pretendo falar, também, sobre algumas técnicas de escrita e dar dicas de leitura de textos teoricos e também de obras literárias de gêneros que se encaixem dentro do gosto da faixa etária que utiliza o site (essa ideia é bem trabalhosa, então acredito que demore um pouco para ficar pronta).

Terminei o primeiro ano da faculdade ano passado e meu repertório sobre tais coisas ainda é bem reduzido, mas ficarei muito feliz em compartilhar o que sei com vocês e algumas dicas que me ajudaram nesses anos escrevendo. Muito obrigada pelo incentivo ♥

Bacana, eu aguardo ansiosamente por estas dicas, de verdade. Não encontrei as dicas de Português que você mencionou. Achei interesantíssimo a questão de falar sobre bons comenátários ( vou aprender muito com isso, me acho péssima nisso).

Parece que você tem muito com o que contribuir mesmo. Fico feliz.

Eu farei uma oficina sobre revisão de textos e assim que cursar, venho fazer um tópico aqui, se já não tiver um.


Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus.

C.David



Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 06/01/19 21:26 Link direto

Citação de @Cinthia David

Bacana, eu aguardo ansiosamente por estas dicas, de verdade. Não encontrei as dicas de Português que você mencionou.

Para encontrar as dicas basta acessar: Fórum > Salas de Aula > Sala de Escrita -> neste local você vai encontrar vários tópicos que contém as dicas. Basta clicar no que te interessar e fazer uma boa leitura c:

Citação de @Cinthia David

Eu farei uma oficina sobre revisão de textos e assim que cursar, venho fazer um tópico aqui, se já não tiver um.

Poxa, que bacana! Estou aguardando ansiosamente ♥




Francisco L Serafini 2391 pontos
128 tópicos 100 proficientes
548 posts 293 proficientes
Postado 16/01/19 22:20 Link direto

Faz muito tempo que não escrevo. Ideias até tenho, mas não sobre o que quero de fato escrever. Vou procurar por essas ferramentas de criatividades para tentar voltar a escrever.

Obrigado!




C David 137 pontos
4 tópicos 3 proficientes
20 posts 15 proficientes
Postado 17/01/19 23:39 Link direto

Citação de @LEcrivain

Faz muito tempo que não escrevo. Ideias até tenho, mas não sobre o que quero de fato escrever. Vou procurar por essas ferramentas de criatividades para tentar voltar a escrever.

Obrigado!

Espero que te ajude. Eu gosto muito de usar, principlamente quando tenho bloqueios. Muitas vezes, para destravar, eu escrevo qualquer coisa, mas se tenho uma proposta é bem melhor.


Sempre senti que não pertencia à esse mundo, então resolvi criar os meus.

C.David



▲ TOPO