Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Escrita >>[TUTORIAL] Modalidades de Elocução

[TUTORIAL] Modalidades de Elocução [ABERTO] Tutorial breve no qual os acadêmicos poderão encontrar o conceito de sumário literário, cena e digressão e visualizar as suas aplicações por meio de exemplos literários. Iniciado por Sabrina Ternura em 31/10/20 02:38
▼ FIM
Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes

Neste tópico irei compartilhar brevemente com vocês alguns conceitos de modalidades de elocução, isto é: elementos estruturais que podem ser aplicados na escrita de um texto. Tais modalidades podem ser aplicadas por vocês, escritores incríveis e talentosos, em suas obras, enriquecendo-as da perspectiva técnica. Muitas vezes, vocês até inserem tais elementos em seus textos sem perceber, mas não sabem do que se trata — geralmente isso acontece por vocês já terem lido em algum livro tal estrutura; não o conceito propriamente dito, mas o conceito desenvolvido na obra literária. Lembrando que os conteúdos abaixo foram extraídos de anotações minhas em aula e estudos a parte acerca do tema. Sem mais delongas, vamos para as explicações!

• Sumário

Resumidamente é o modo comum de narrar; um relato generalizado de eventos, que cobre certa extensão de tempo e uma variedade de locais. Ele assegura a transição ou conexão entre duas cenas, prepara rapidamente ações relevantes e sintetiza acontecimentos secundários. O grau de condensação dos sumários pode variar: os mais sintéticos aproximam-se de elipses (também denominados de minimal summary). No que contempla o ritmo, o sumário é caracterizado como rápido, sem necessidade de alongamentos narrativos. Confira abaixo um exemplo de sumário:

O velho Mr. Pontifex se casara em 1750; durante quinze anos, porém, a mulher não lhe deu filhos. No fim desse período, Mrs. Pontifex assombrou a aldeia inteira, apresentando sinais evidentes de que pretendia presentear o marido com um herdeiro ou herdeira. Já há muito tempo considerava-se o seu caso irremediável; e quando ela foi consultar o médico a respeito de certos sintomas, inteirando-se do que significavam, chegou a injuriar o doutor, tal foi sua zanga.

[Samuel Butler (1835-1902), Destino da Carne, abertura do cap. II, trad. Rachel de Queiroz, Rio de Janeiro, José Olympio, s.d.]

• Cena

Em narratologia, é modo de mostrar os eventos diretamente ao leitor. Confira abaixo um exemplo de cena:

A chuva parou, quando Nick entrou no caminho que atravessa o pomar. As frutas já haviam sido colhidas, e o vento outonal soprava através das árvores nuas. Nick parou e apanhou ao lado do caminho uma maçã Wagner, que a chuva pusera a brilhar no capim escuro. Colocou a maçã no bolso da japona tipo Mackinaw.

[Ernest Hemingway (1899-1961), Ventania de Três Dias, in: Contos de Hemingway, trad. A. Veiga Fialho, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1965.]

• Digressão

É o desvio momentâneo do assunto na estória. Normalmente é caracterizado como um discurso reflexivo-especulativo sobre um tema que aborda um desenvolvimento de ideias pessoais, geralmente reservadas ou particulares em relação ao senso comum. Confira abaixo um exemplo de digressão:

Negar a existência de uma paixão de que vemos amiúde exemplos manifestos parece assaz estranho e absurdo, e, em realidade, só pode provir da autocensura a que acima nos referimos; mas como é injusto! Deverá o homem que não encontra em seu coração traços de avareza ou de ambição concluir daí que essas paixões não existem na natureza humana? Por que não haveremos de obedecer modestamente à mesma norma no julgar assim do bem como do mal nos outros? Ou por que, de qualquer maneira, haveremos, como diz Shakespeare, de “pôr o mundo em nossa pessoa”?

[Henry Fielding (1707-1754), Tom Jones, trad. Octávio Mendes Cajado, São Paulo, Abril Cultural, 1971, p. 158.]

É isso, pessoal! Espero que isto tenha sido útil para vocês! Até mais ♥


❖❖❖

Daikiri Nulo 837 pontos
2 tópicos 2 proficientes
37 posts 30 proficientes
Postado 31/10/20 14:45 Link direto

Já conhecia um pouco do sumário e das cenas, mas nunca havia ouvido falar de digressão. Escrevi certo? Acho que sim. Enfim, mesmo conhecendo os dois primeiros foi bom dar uma relembrada. Foi de muito bom grado. Me fez lembrar que ainda tenho muitas coisas a aprender nessa "matemática de letras", como gosto de chamar a arte de escrever, interpretar, compor, etc. A técnica tem que ser tão importante quanto o assunto, mensagem e etc.

Muito obrigado pela publicação.


R. S. Daikiri



6 de Janeiro A Monster on a Hill 4912 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes
Postado 01/11/20 22:24 Link direto

Brinis... Que tópico maravilhoso! Obrigada por postá-lo e voltar nosso olhar para coisas que por vezes fazemos corriqueiramente e nem nos damos conta da importância que tem!

Espero ver mais aulinhas suas por aqui!

Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento <3


and there's nothin' like a mad woman

what a shame she went mad



Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 09/11/20 18:07 Link direto

Citação de @Aristeles

Já conhecia um pouco do sumário e das cenas, mas nunca havia ouvido falar de digressão. Escrevi certo? Acho que sim. Enfim, mesmo conhecendo os dois primeiros foi bom dar uma relembrada. Foi de muito bom grado. Me fez lembrar que ainda tenho muitas coisas a aprender nessa "matemática de letras", como gosto de chamar a arte de escrever, interpretar, compor, etc. A técnica tem que ser tão importante quanto o assunto, mensagem e etc.

Muito obrigado pela publicação.

Peço desculpas pela demora em responder, Sr. Aristeles!

Fico muito feliz em saber que o ajudei de alguma maneira! Adorei o termo "matemática das letras", vou aderir, rs. Obrigada pela presença ♥




Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 09/11/20 18:08 Link direto

Citação de @4nacristina

Brinis... Que tópico maravilhoso! Obrigada por postá-lo e voltar nosso olhar para coisas que por vezes fazemos corriqueiramente e nem nos damos conta da importância que tem!

Espero ver mais aulinhas suas por aqui!

Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento <3

Peço desculpas pela demora em respondê-la, 6.

Me alegra demais saber que você gostou e que foi uma informação útil! Estou preparando algumas coisinhas para postar em breve. Muito obrigada pelo incentivo e presença ♥




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 19/11/20 21:08 Link direto

Acho que já usei dessas arte manhas muitas vezes — e agora quero ver se fiz certinho e quantas fezes já fiz sem saber, seria legal fazer um continho usando um ou todos esses conceitos —, adorei a iniciativa Sabrina, teremos os demais conceitos? Já que disse que está compartilhando alguns.

<3




Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 31/12/20 17:13 Link direto

Citação de @PaulaMVS

Acho que já usei dessas arte manhas muitas vezes — e agora quero ver se fiz certinho e quantas fezes já fiz sem saber, seria legal fazer um continho usando um ou todos esses conceitos —, adorei a iniciativa Sabrina, teremos os demais conceitos? Já que disse que está compartilhando alguns.

<3

Fico feliz que tenha identificado que já usou! Pretendo compartilhar mais alguns em breve, é que dá um certo trabalho escrever e procurar exemplos kkkk. Muito obrigada, Shizu ♥




Mr Black Caçador da Escuridão 1174 pontos
0 tópicos 0 proficientes
20 posts 16 proficientes
Postado 06/11/21 21:37 Link direto

Cara, você é demais! Eu adorei como você explicou tudo e os exemplos me ajudaram a entender os conceitos mais profundamente.

Obrigado por esse AULÃO, meu amor :)




▲ TOPO