Qual o sentido disso?
Vitória Turbiani
Tipo: Conto ou Crônica
Postado: 04/03/16 18:15
Editado: 27/01/17 17:02
Avaliação: Não avaliado
Tempo de Leitura: 2min
Apreciadores: 7
Comentários: 2
Total de Visualizações: 404
Usuários que Visualizaram: 15
Palavras: 322
[Texto Divulgado] ""
Livre para todos os públicos
Notas de Cabeçalho

Oi! Eu estava pensando sobre COMO escrever isso. E saiu o que saiu. Eu gostei bastante. Espero que gostem também. Boa leitura a todos. <3

Capítulo Único Qual o sentido disso?

A mercadoria é o núcleo econômico do sistema capitalista e, enquanto ela existir, seus efeitos se farão sentir na organização da produção e, conseqüentemente, na consciência. Ernesto Che Guevara

Ah, o Consumismo. Maravilhoso para todos (ou quase todos), considerado a maior fonte de liberdade. Melhor amigo do Capitalismo... Mas, liberdade de quê? Ora, mas que pergunta boba. É mais do que claro que tal palavra refere-se ao direito de comprar, gastar, possuir e usufruir – cada vez mais – de materiais.

Materiais esses que, poxa vida! São perfeitos! São magníficos; tão magníficos que cada vez desejo ter mais. E com isso, vou gastando. Vou comprando. Vou me atrevendo a entrar de cabeça nesse universo completamente prazeroso.

Oh! Mas que sapato esplêndido! Vai combinar com aquela bolsa rosa-choque que comprei semana passada... Oh, não, espere! Aquela bolsa nude da vitrine vai combinar ainda mais! O destaque vai ser todo do sapato.

Meu Deus! Mas que vestido lindo esse que está naquela loja! Preciso avisar para a Isabelle que ele está na promoção, assim como todas as outras peças! Ah, mas... Espere. Meu celular caiu no chão e trincou a tele. Joguei-o fora. Mas sem drama! Em dias, um iPhone 6S estará em minhas mãos, novinho em folha.

E então, deparo-me com uma senhora bem simplória ao sair da boutique. Enquanto eu estava cheia de sacolas, abarrotada de produtos novos para me exibir para minhas amigas, a velhinha não possuía nada que não fosse uma roupa humilde, um lenço na cabeça e uma bolsa já surrada pelo tempo.

Ela me olhou e sorriu. Um sorriso tão forte e seguro, tão feliz e encantador que... Todo esse meu mundo materialista, capitalista e consumista desmoronou. Senti as lágrimas tomarem meus olhos e minha cabeça doer.

Afinal das contas, por qual motivo mesmo eu tinha comprado tudo aquilo? Praticamente ter esgotado meus créditos do cartão? Me exibir, claro. Ser desejada e cobiçada.

Porém... Qual é o sentido disso tudo?

❖❖❖
Apreciadores (7)
Comentários (2)
Comentário Favorito
Postado 11/01/18 22:24

Eu simplesmente amei a maneira como o capitalismo foi descrito aqui, é uma das fases dele, afinal. Apesar da lucratividade como uma das vantagens, uma das piores e mais provável desvantagem a ocorrer é o consumismo. Aliás, aqui já deixa explícito o tipo de consumismo: o irrefreável e compulsivo.

Você já tem essa ideia conforme a leitura vai passando, mas tem ênfase no final. Afinal, qual era o sentido de comprar tudo isso se não havia necessidade? Todos nós somos consumistas, querendo ou não. Compramos alimentos que não tem necessidade, mas que ao vermos parece uma ótima ideia! Fora as roupas, acessórios, livros e companhia.

É um ciclo vicioso que serve para aumentar o ego ou simplesmente matar a vontade de gastar e se autorrealizar.

Gostei mesmo da maneira como você conduziu o tema, simples mas direto, uma ótima crítica para se refletir.

Postado 05/03/16 22:11

Belo texto. Muito bem escrito e com o tema bem abordado.

No entanto, me incomoda ver o capitalismo como coisa ruim. Acho que não é bem por aí... mas enfim.

Parabéns e sucesso.

Postado 05/03/16 22:20 Editado 05/03/16 22:43

Muito obrigada pelo elogio.

Ao meu ver, o capitalismo não é ruim. Não mesmo. Entretanto, esse ciclo de consumir e consumir, deixando de ligar para coisas simples, me incomoda. E claro, isso tem relação com o capitalismo.

Deixei um tanto quanto vago e confuso meu posicionamento propositalmente. Cada um que ler, terá sua opinião sobre. Minha ideia era a de levar os leitores a decidirem o que pensam sobre tal assunto, sem ter minha visão concreta descrita aí.

É mais uma reflexão. O capitalismo faz parte de tal ciclo. Agora, falar que ele é bom ou ruim, cabe ao leitor decidir.

Postado 05/03/16 22:25

Certo, portanto, hehe. Daria pra discutir profudamente esse assunto. É algo interessante e saudável se executado com respeito e interesse de melhor à sociedade.