A canção perfeita.
Nilton Victorino Filho
Tipo: Conto ou Crônica
Postado: 04/12/20 21:15
Gênero(s): Cotidiano
Avaliação: 10
Tempo de Leitura: 6min a 8min
Apreciadores: 5
Comentários: 4
Total de Visualizações: 656
Usuários que Visualizaram: 7
Palavras: 967
[Texto Divulgado] ""
Livre para todos os públicos
Capítulo Único A canção perfeita.

As pessoas costumam dizer que, tem música que conta história... eu vou mais longe, todo momento que eu vivi, tem uma música para lembrar, minha memória e a música caminham juntas, a música é o combustível que ativa as minhas lembranças.

Em 1977, quando fui trabalhar na administração do Educandário Dom Duarte, com o seu Tinoco, pensei que estava sendo punido, não que eu não merecesse castigo, mas, quem imagina que um guri de 12 anos, vá se entender com um senhor, com mais de 80 primaveras, ranzinza e caladão.

No começo, havia só o silêncio, silêncio propriamente não, arrastava-se no ar aquela música que vinha do rádio dele, uma música marcial, aqueles acordes inflexíveis, aquela coisa monótona e repetitiva, muitas vezes, ele percebia que eu fechava os olhos na minha cadeira, dava um forte tapa na mesa e, eu acordava assustado, ele sorria feito uma criança, que acabou de cometer uma travessura.

O ajudante do seu Tinoco, diferente dos ajudantes do seu Reginaldo e do seu Alones, não saía para entregar bilhetes ou comprar alguma coisa, portanto, eu tinha que ficar ali, naquela guerra de gerações, Todos os prédios do Educandários datam de 1930, a sala do seu Tinoco parecia ser vitoriana, lá fora, os outros meninos escutavam The Commodores e Guilherme Arantes, lá dentro, a trilha sonora era, supunha eu, a de um campo de concentração.

Na sala, haviam, além das fotos antigas, troféus enormes, de um tempo de glória da fanfarra e do futebol Educandariano, a minha curiosidade fez com que ele se abrisse e, do baú aberto, havia uma riqueza de detalhes, datas e acontecimentos, aquele velho mal-humorado era um narrador apaixonado, conhecia todas as histórias que os troféus não mostravam.

Viciado em leitura, naquele tempo, não abri um livro, toda cultura que adquiri, foi via oral, minha mente viajava, as histórias eram dum tempo duro, nossa!.... Se no meu tempo era duro ser interno, imagina no tempo dele, onde reinava uma disciplina militar e os internos eram tratados como prisioneiros. Aquilo foi tão bom para mim, que anos depois, fui entrevistar um velho combatente da revolução de 32, como trabalho de estudos sociais, o pracinha ficou impressionado com o meu conhecimento de causa que quis me adotar.

Ainda assim, a música continuava a mesma, certo dia, faltando poucos minutos para o meio dia, entrei na questão:

_Seu Tinoco, essa sua música faz pensar em suicídio, eu até que gosto de clássicos, mas convenhamos... Vagner é de lascar.

_. Ué, eu gosto de Vagner, disse isso e sorriu, um sorriso desafiador.

_O Hitler também gostava e isso não fez dele um ser humano lindo.

_E. o que o "programador" sugere ???_disse ele, ainda rindo.

_Poe aí, umas músicas de negão, falei isso, mas, já estava saindo da sala e ganhado a garagem, ele saiu até o corredor e gritou:

_. Amanhã, vou te mostrar o que é música.

No dia seguinte, ele tinha, em cima da mesa, uma vitrola antiga com um disco de 78 rotações, na capa do disco, que estava em cima da mesa, um nome:

Scott Joplin, confesso que isso não me impressionou nenhum pouco, o velho segurava o braço da agulha e com um ar misterioso, começou a narrar:

_. Imagine um mundo, um mundo sem jazz, só havia as polcas e as valsas...

Conforme ia contando a história, crescia e descia o tom da voz, conforme a emoção, contou que os negros, nos barcos que navegavam o rio Mississippi, aprenderam a tocar piano, olhando os brancos, mas, aprenderam do seu modo, usando a parte preta das teclas, isso deu um som diferente de tudo o que era conhecido e, muito mais rápido no seu passo, servia mesmo para dançar, essa música, foi dado o nome de Ragtime e, só então, soltou a agulha no disco.

O som que ecoou na sala, me conduziu direto ao começo do século XX e a música era conhecida, aquelas músicas incidentais do cinema mudo.

É claro que fiquei encantado, a evolução da música foi mostrada, cada dia um disco diferente e nem se eu tivesse um curso intensivo, eu teria um professor deste gabarito.

Blues, Jazz, isso, no entender dele, era música de negão e ele conhecia tudo, de Glenn Miller à Sinatra, de Cole Porter à Nat King Cole, mas tinha uma paixão especial por Billie Holiday.

Quando falava dela, seus olhos brilhavam, sabia tudo sobre ela, suas músicas e sua vida, todos os dias, ele trazia um disco de Jazz ou Blues e no final, sempre executava um da Billie.

Minha canção preferida sempre foi Blue Moon, quer dizer, a canção preferida dele, virou a minha.

Então juntos, chegamos à conclusão que a música perfeita seria ela e, na voz da Billie.

Na minha vida, conheci muitos amantes de Jazz, desses, oito entre 10, eram apaixonados pela Billie... aos poucos, eu me tornei um deles.

Anos mais tarde, eu já trabalhava na Procuradoria Geral do Estado, passeava para os lados do Metrô São Bento, quando ouvi a Billie interpretando. Estrange frut., jurei para mim que ia comprar esse disco, entrei na loja e havia um senhor sentado, ouvia a música com os olhos fechados, tinha uma coleção dos discos dela, passei em revista, disco por disco e, no meio de todos eles, achei um que me assombrou, peguei-o e levei para o vendedor:

_A Billie gravou Blue Moon mesmo?

Ele acenou com a cabeça que sim, não acreditei e pedi que ele a executasse na vitrola, ele obedeceu, quase chorei de emoção, comprei o disco.

No dia seguinte, fui para o pavilhão 11, que agora estava convertido em asilo, o seu Tinoco sorriu a me ver adulto, quando lhe entreguei o disco, seus olhos brilharam e gaguejando disse:

_A canção perfeita.

Essa foi à última vez que vi, meu velho amigo de infância.

❖❖❖
Apreciadores (5)
Comentários (4)
Postado 06/12/20 20:39

Irei procurar os nomes. Desde que descobri o Jazz me apaixonei pelo estilo. Mas admito nunca ter pesquisado cantores, bandas e etc. Apenas vou ouvindo. Inclusive achei uma estação de rádio que toca uns jazz bem legais nas madrugadas. Ah, jazz...

Sobre o texto em si, duas coisas. A primeira é que fico feliz que tenha sido o primeiro seu que eu li. Criou em mim uma boa primeira impressão. A segunda coisa é a fluidez. Bem mais natural. Humano. Textos assim são escassos. Isso sim eu posso chamar de texto rico.

E uma coisa eu sei. A música une as pessoas. E o jazz... O jazz é absoluto. O da madrugada e o do café então... Se tiver uma lista de músicas ou saxofonistas para recomendar, seja num comentário ou numa mensagem, eu gostaria. Muito.

Postado 12/12/20 16:13

Suas histórias são de uma infindável riqueza... Marejei os olhos com o final, a canção mais perfeita de todas é a compreensão, a amizade e as boas memórias, meu coração ficou quentinho de ler este capítulo singularmente lindo de sua vida, Ah Nilton, nem sei como expressar minha felicidade ao ler seus escritos! Parabéns, mais uma vez pelo seu dom de nos encantar!

Postado 02/05/21 19:04

Que lindo! A música possui uma alma extremamente poderosa, que nos move e nos emociona de tal maneira que é única!

O título do texto foi realmente bonito e muito especial quando entendemos o que significa!

Fico muito feliz em saber desse reencontro final através da música!

Lindo texto! Um grande abraço <3

Postado 23/11/21 17:55

Mais uma obra sua que emociona o leitor. A música é poderosa e une pessoas, disso nunca tive dúvidas e a maneira que o senhor desenvolveu tudo isso nesta obra, tornou-a incrível, humana e palpável. Lê-la, foi como ouvir uma doce canção.

Muito obrigada por compartilhar conosco!

Parabéns, Nilton ♥