Seja Você Quando Crescer
Sabrina Ternura
Tipo: Conto ou Crônica
Postado: 12/01/19 22:12
Editado: 28/01/24 15:53
Gênero(s): Crítica Reflexivo
Avaliação: 9.75
Tempo de Leitura: 3min a 4min
Apreciadores: 9
Comentários: 8
Total de Visualizações: 816
Usuários que Visualizaram: 14
Palavras: 505
[Texto Divulgado] ""
Livre para todos os públicos
Notas de Cabeçalho

Baseado em fatos reais...

Capítulo Único Seja Você Quando Crescer

“Você pode fazer tudo o que quiser, desde que isso alegre seu coração e não faça mal a ninguém”

Foi o que você me disse quando a ideia de ser bailarina tomou cada centímetro do meu coração, aos seis anos. Lembro-me que você afagou minha cabeça e sorriu, como se eu fosse um fato extraordinário; como se eu fosse alguém digno de ser admirado sempre.

Naquela época, a cada semana minha opinião mudava: às vezes queria ser todas as coisas possíveis no mundo, às vezes queria ser as mais improváveis. Mas, sempre que caminhava entre esses dois pólos, você me incentivava e continuava a me olhar da mesma maneira.

Quando, aos 16 anos, eu disse que havia decidido que queria ser professora, você olhou para mim desanimado e me desejou um simples “boa sorte”. Não entendendo sua reação e, mesmo que um pouco amargurada, fui perguntar para a pessoa que mais te entendia o que se passava.

— Mãe, o pai não quer que eu seja professora?

Ela olhou para mim confusa e expliquei a situação. Quando terminei de contar com os olhos tristes, minha mãe sorriu e falou:

— Seu pai quer que você seja aquilo que te deixa feliz. Ele aparentou estar desapontado, mas na verdade, acho que só estava com medo. Você sabe que seu pai enfrentou muita coisa na faculdade, mesmo que não a tenha terminado. Ele mais do qualquer pessoa, sabe como a área é difícil e como você vai ter sacrificar muitas coisas. A verdade, minha menina, é que seu pai queria que o mundo fosse seu desde você nasceu. Por ele saber como é difícil ser professor, queria que você fosse engenheira química — Minha mãe diz, tocando meu rosto e prossegue dizendo: — Ele sonha sobre o seu futuro, mas ama seus sonhos e tenho certeza que ele vai te apoiar. Acho que ele só não quer que você sofra.

Com os olhos marejados, respondo:

— Mas e se for um sofrimento que vai me fazer feliz, mãe?

— Então seu pai mais do que qualquer pessoa vai te apoiar. Nós dois sabemos da sua capacidade e vamos continuar te amando e torcendo por você, sempre.

— Sua mãe tem razão — Ouço a voz de meu pai, que caminha na nossa direção — Por mais que eu queira que você se torne engenheira química, sei que o seu sonho não é esse. Não tem problema ser professora. É uma profissão muito bonita e tenho certeza que você vai ensinar muitos com esse conhecimento abundante, por mais que a caminhada seja árdua — Meu pai me abraça e diz com a voz embargada: — Você me ensinou como é amar alguém de verdade, então tenho certeza que você vai ser uma ótima professora, pois o dom de ensinar está com você desde sempre.

Naquele dia, aprendi algo muito importante: nós não precisamos ser prisioneiros de nosso sangue e não há problema nenhum em sermos o que realmente nos deixa feliz. Podemos ser muitas coisas, mas o mais importante já possuímos: somos quem somos e isto sempre vai bastar.

❖❖❖
Notas de Rodapé

Salut, pessoal. Como vão? Fizeram uma boa leitura? Espero que sim.

Como vocês viram lá em cima, esta obra é baseada em fatos reais. Desde cedo, meu pai sempre incentivou meus sonhos, por mais banais que eles fossem. Quando cresci, decidi seguir os passos do meu pai e ir para área de exatas (meu pai fez licenciatura em matemática, eu fiz técnico em química e pretendia seguir carreira). Adorava todas as matérias e, inclusive, prestei vestibular para licenciatura em química e foi isso que deixou meu pai um tanto quanto inseguro, porque, para ele, eu seria uma excelente engenheira química. O que meu pai demorou a descobrir — e isto está bem além dos limites do texto —, é que desde muito nova eu vi ele ensinando a mim e meus irmãos. Ele foi a minha inspiração desde o princípio.

Do dia para a noite, abri mão de tudo o que tinha conquistado na área de química (técnico e estágio) e comecei a estudar para o vestibular, visando cursar Letras. Levei um ano estudando sozinha e muitas vezes ouvindo que não daria certo. Contudo, no fim, todo meu esforço valeu a pena, pois hoje curso bacharelado-licenciatura em Letras na Universidade de São Paulo.

O que eu quero dizer com tudo isso é: se vocês tem um sonho, vão atrás, não importa o que digam. Sei que muitos pais colocam seus próprios sonhos em cima dos anseios dos filhos, mas sempre almejem ir em direção ao objetivo de vocês.

É isto. Obrigada por terem lido até aqui ♥

Apreciadores (9)
Comentários (8)
Comentário Favorito
Postado 13/01/19 13:36

Muito mt lindo o retrato que fez dessa situação que todos vão ter que passar um dia. É como dizem: “Direito e Medicina são os cursos mais fáceis porque todos sempre vão te apoiar nessas”. Parabéns pela mensagem, que com certeza é maior que qualquer critério técnico. Adorei! E boa sorte!

Postado 13/01/19 22:31

Não tenho palavras para descrever o quanto seu comentário me tocou.

Agradeço muito pela presença e pelo feedback! ♥

Postado 13/01/19 18:47

A escolha de uma vida profissional é uma das mais difíceis na vida de um indivíduo, dentro delas enfrentamos o preconceito, o medo e a desvalorização da determinada profissão. Mas quando escolhemos exercer o que nos traz a felicidade todos esses desafios são vencidos.

Eu amei esse texto ❤️❤️❤️

Postado 13/01/19 22:31

Fico muito feliz que tenha gostado, moça! Obrigada ♥

Postado 21/01/19 20:53 Editado 21/01/19 20:54

Sabe quando as coisas simplesmente coincidem? Então, aconteceu exatamente isso. Eu estou para ler esse texto faz um tempinho, mas com a correria da rotina deixei para depois. Agora que consegui um pouco de paz na mente, decidi ler e boom!

Seu texto é extremamente belo, real e incentivador. É como uma prova de que todo esforço é bem recompensado. Devo dizer que é lindo. E de que serviu para mim como inspiração, pois estive na mesma situação tão recentemente e ver que a pessoa que tenho como exemplo passou por isso, me faz ter fé de que conseguirei também.

Espero que obtenha todo o sucesso, paz e felicidade, pois você merece!

Postado 22/01/19 00:13

Fico muito feliz que esta obra, que me é tão preciosa, tenha causado tantos sentimentos assim em ti.

Grata por todas as palavras, é muito bom tê-la por aqui ♡

Postado 16/02/19 21:14

Eu precisava deste texto. Tenho vinte e tantos, mas pareço essa menina de seis anos; quero tudo ao mesmo tempo, que ganhar o mundo. De repente, a realidade cai como uma bigorna e percebo que os caminhos são árduos, que o tempo corre e que não é possível ter o mundo todo. Quantas vezes eu choro à noite, de desespero, de tristeza, de insegurança. Lembrando de coisas que eu deixei para trás. Esse texto é muito lindo e caiu como um conselho, obrigada por postá-lo. Me ajudou muito. Tenho certeza que você é tudo o que quer ser.

Postado 16/02/19 21:26

Essas coisas realmente são dificeis, mas temos que dar o nosso máximo para que nossos sonhos se realizem agora. O passado pode não ter dado certo, mas o amanhã é incerto e muitas coisas podem acontecer e, do fundo do meu coração, espero que tudo dê muito mais que certo para ti (não te conheço muito, mas sei que você é uma pessoa gentil e que seu talento com a escrita é imenso).

Fico muito feliz que esse texto tenha de alguma maneira ajudado! Muito obrigada pelo comentário e presença

Postado 05/08/20 20:10

Só consegui pensar na minha saga durante a escolha do curso. Eu sempre sonhei em cursar Psicologia, mas por algum motivo acabei me apaixonando por Letras.

Pessoal me chamou de louca por optar por fazer primeiro Letras. O maior argumento sempre foi a questão da remuneração. Pense numa coisa para me dar agonia é quando falam de dinheiro, como se fossemos movidos apenas a isso.

Eu amo meu curso e, talvez, eu dia eu faça Psicologia... Nunca se sabe.

P.S: Posso guardar esse título em um potinho? Posso? Diz que sim, vai!

Ótimo texto, Brina. Parabéns!!

Postado 06/08/20 17:37

Meus deuses, você acabou de relatar a história da minha vida KKKKKKKKK. Antes de confirmar que queria Letras, optei por Psicologia. Pretendo cursar algum dia e espero que você também, assim vamos poder continuar surtando juntas! Eu faço alguns cursos na área de psico, porque consigo pegar de optativa, mas enfim... divagações a parte...

Muito feliz que você esteja seguindo naquilo que ama e não se preocupa com o dinheiro. A maior satisfação não é a que está no bolso, e muitos não entendem isso...

Obrigada, Flavinha! Sempre maravilhoso ler seus comentários ♡

Postado 05/08/20 20:44

Encantador, Brina..adoro seus textos

Postado 06/08/20 17:37

Muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado! ♡

Postado 05/08/20 21:15

Que mensagem mais linda!!!

Esse texto foi totalmente e completamente encantador!!!

Mocinha Ternura, obrigada por compartilhar esse texto com a humanidade!!!

Pude me enxergar bastante nele... Passei o ensino médio querendo fazer Veterinária... E depois mudei completamente o rumo da minha vida, e estou cursando Pedagogia.

O engraçado foi que minha família me apoiou, meus professores me apoiaram, porque gostam de mim e querem me ver feliz, mas os "conhecidos", amigos da família, tia da padaria, e essas pessoas que não tinham afeto real por mim, essas sim me criticaram como se eu tivesse feito a pior escolha da minha vida.

Eu acho que a pior escolha é aquela que você escolhe por obrigação. De resto, se te faz feliz, e se escolheu com carinho, a escolha é a melhor do mundo!!! <3

Um enorme abraço, eu fico feliz demais em saber que sua família te apoiou desde o princípio e sempre, sempre <3

Postado 06/08/20 17:39

Você disse tudo, florzinha! O importante é fazer com amor e paixão. Ninguém merece passar a vida fazendo algo que não alegra a alma.

Obrigada pelo comentário fofo, Meiling! Sempre bom te ver por aqui ♡

Postado 06/08/20 11:50

Que legal esse texto, é muito bom quer que vc pode ter apoio da família para seguir seus sonhos! Apoio familiar é tudo! Lindo texto *_*

Postado 06/08/20 17:39

Você tem razão, querida!

Obrigada pelo comentário encantador, Vilma. Você é um amor ♡