Deus?
Scheffer
Tipo: Conto ou Crônica
Postado: 27/10/19 22:26
Editado: 28/10/19 22:27
Gênero(s): Reflexivo
Avaliação: 10
Tempo de Leitura: 3min a 5min
Apreciadores: 6
Comentários: 7
Total de Visualizações: 1496
Usuários que Visualizaram: 12
Palavras: 628
[Texto Divulgado] ""
Livre para todos os públicos
Notas de Cabeçalho

A busca por uma resposta que não vai surgir tão cedo (se surgir)... Quem é Deus?

Capítulo Único Deus?

Buenas, a resposta que darei possivelmente passará como básica demais ou até mesmo estranha para os padrões de uma sociedade que parece precisar de um raciocínio binário para responder algo, ou seja, minha resposta para a pergunta quem é Deus é: NÃO SEI.

Não sei não significa dizer que não possua uma percepção do que pode vir a ser Deus, mas, assumir ficar em cima do muro para tal questão significa não aceitar que exista provas suficientes para poder prescrever um julgamento que de fato seja efetivo.

Apresentaremos então algumas possibilidades pensando sobre a seguinte outra pergunta: Deus existe? Talvez, tal questão possa ser resolvida, mas, não comprovada de acordo com a relatividade da compreensão de quem é Deus? (Pergunta inicial deste diálogo). Para Espinosa, Deus é a natureza! Pois bem, se de fato acredito que Deus é a natureza e a natureza é o natural constituinte do meu mundo, então, é muito lógico pensar que sim, Deus existe, pois eu presencio a natureza.

Talvez, a infinidade de respostas que existam só comprova o quanto de fato não conseguimos compreender muito sobre o assunto.

E se por ventura você acreditar que Deus existe e que é um ente superior criador de todas as coisas... bem, é uma crença possível e existente em nosso mundo há milênios. O problema com isso, talvez, seja a racional falta de certeza com a variável que questiona: por que tal percepção não é a mesma para todo o mundo?

O Deus para a religião católica talvez não seja o mesmo Deus ou Deuses de uma religião de matriz Africana por exemplo, o que comprova ainda mais a questão da relatividade. Deus é um só? Caso sim, por que ele parece não ser o mesmo para todo mundo?

O ponto é que há milênios uma ideia de Deus existe, e eis que algo curioso. Seria ela fruto da necessidade humana de respostas? Que serve muito bem como consolo a posição humana de um mero ser mortal, e só? Acreditando em Deus, não estaríamos mais vinculados aos mitos antigos que explicavam o que não se conseguia explicar do que pelos métodos e aplicações validadas pela ciência, as quais para nós constituem da mais razoável aceitação? Por que é tão difícil acreditar no Deus da chuva na atualidade, conhecendo um pouco da ciência dos fenômenos meteorológicos, por exemplo?

Se Deus é bondade, por que não encontramos nele a justificativa de se evitar de matar milhares de vidas animais simplesmente para satisfazer a vontade humana de comer carne? Isso de fato é algo natural e divino? Você nunca ouviu falar que “Deus criou alguns animais para servir aos humanos assim como a mulher deveria servir ao homem”? Será mesmo que Deus é o impositor de tamanhas atrocidades ou a criação humana é que lhe impõe o que mais lhe favorece?

Como síntese, o ponto chave da questão é: quanto de humano há no nosso Deus? Ele nos fez a sua imagem e semelhança ou somos nós que o fizemos como nossa imagem e semelhança? Veja bem que ao questionar isso, não estou afirmando absolutamente nada. Estou instigando a buscar um Deus para além do humano, um Deus que comporte todos os questionamentos aqui levantados, que seja de fato livre de estigmas sociais, de imposições em seu nome, um Deus que seja o princípio ordenador do cosmos, a origem de muita coisa que, talvez, nossa condição humana nunca consiga desvelar.

Acredite se lhe faz bem, saiba respeitar opiniões alheias, saiba discutir sem impor, aprenda a pensar para além do já dito, ouça sua voz interior, exercite em si o que de fato é certo e justo, e o mais importante, aprenda a questionar o que se diz inquestionável, sempre, quando a busca lhe fizer crescer como ser humano.

❖❖❖
Apreciadores (6)
Comentários (7)
Postado 06/11/19 22:01

Um texto fenomenal e brilhante srta schefer. Tais questionamentos sempre permearao a existência da vida humana. Eu, como alquimista, acredito na Verdade: um Deus que observa todas as nossas escolhas e que exige um preço para cada novo passo, pois o avanço sem esforço nao traz nenhuma iluminação.

Postado 19/11/19 23:55

Essa é dificil de responder. Pra mim é mais fácil em não crer que ele exista do que o contrário. E se ele existir, ele é como é retratado no Um Sábado Qualquer.

Mas o último parágrafo é o mais importante do texto, sinceramente. Cabe pra qualquer coisa.

Muito bom!

Postado 29/11/19 18:38

Sou ateísta. Parabéns pelo seu texto, muito bem escrito, elucidativo e fundamentado.

Postado 30/07/20 22:38 Editado 30/07/20 22:40

Na boa? LENDÁRIA PARA CARALHO!!!!

Tudo é muito bem fundamentado na narrativa. Não há somente ideias soltas, mas, sim, teoria e uma argumentação recheada de fatos que trazem elucidação ao leitor. Acho incrível criar um debate em cima de um assunto tão polêmico sem pontas soltas, mas, acima de tudo, de forma saudável. Mostrar sua opinião sem esmagar o outro e criar intrigas desnecessárias é algo que falta em muitos hoje em dia e, aqueles que possuem, precisam ser ouvidos/lidos.

Gosto de acreditar que tudo digno de fé, sendo executado de maneira saudável e sem magoar/ofender o outro, é bonito. Acho que, mais importante do que você acreditar, é saber respeitar o espaço de alguém que pensa diferente. Não impor ao outro sua fé, mas respeitá-lo pelo o que ele é e por aquilo que você diz ser. Gosto de pensar que o ideal divino é algo criado para estabelecer ordem e conforto, mas as pessoas distorcem isso, infelizmente. Acreditar ou não, jamais deveria ser um ponto de final, mas, sim, uma oportunidade de gerar começos por algo fundamental em todas as religiões: respeito. E esse é o único deus que gosto de servir.

Muito obrigada por compartilhar esse texto, assim como suas sinceras e fundamentadas opiniões conosco! Esse texto todo é fundamental, assim como todas as suas obras e jamais vou me cansar de exaltar a magnitude de cada uma delas ♥

Carinhosamente,

Sabrina Ternura.

Postado 29/09/20 17:16

"Seria ela fruto da necessidade humana de respostas?"

Eu sempre acreditei nisso, de que a humanidade criou Deus apenas para suprir sua necessidade de resposta. O que não significa necessariamente que deus/deuses não existam.

Mas mesmo sendo verdade a existência de deus/deuses, nós humanos nunca saberemos, e o Deus católicos ou árebe, os deuses gregos, japoneses, ou de religiões africanas, todos esses foram inventados pelos humanos, e não representam a verdade sobre deus/deuses existem ou não.

Eu adorei poder refletir sobre esse assunto a partir de seu texto!!

Muito obrigada!! Um grande abraço!! <3

Postado 05/10/20 15:27

Seu texto foi muito bem fundamentado, diferentemente de muitos textos que abordam o mesmo tema e fazem perguntas banais.

Deus criou-nos em bondade, assim como o restante da natureza, nos deu tudo para que o mundo fosse um lugar pacífico e bom desde os primórdios até agora, quem mata, devora, destrói e causa injustiça e pobreza, somos nós. Seres incapazes de nos contentar, incapazes de compartilhar, incapazes de verdadeiramente amar e nos importarmos uns com os outros, isso se revela mais e mais a cada dia, o homem é o lobo do homem, somos nosso próprio inferno, nos foi dado um universo imenso e perfeito, e nos foram dadas instruções divinas de como descobrir este universo e respeitar tudo que nele existe: desobedecemos, morremos.

Sem mais delongas, ótima obra! Abre um leque extenso de discussões.

Postado 09/11/20 22:00

Uma obra incrível, geniosa, polêmica de certa forma, e de grande embasamento. Ácida. Amarga. Reflexiva. Doce, em certos momentos.

Tudo na medida certa!

PS: Seu texto me fez lembrar de alguns textos do Nietzsche. Tem algo a ver? kkk