Gênio-da-Lâmpada
NitenTakezo
Tipo: Conto ou Crônica
Postado: 10/01/21 12:42
Avaliação: Não avaliado
Tempo de Leitura: 1min
Apreciadores: 4
Comentários: 3
Total de Visualizações: 338
Usuários que Visualizaram: 6
Palavras: 238
[Texto Divulgado] "Renascentismo" "And it's good to be alive Crying into cereal at midnight If they ever let me out, I'm gonna really let it out"
Não recomendado para menores de dez anos
Capítulo Único Gênio-da-Lâmpada

O meu gênio da lampada é o cheiro de café sendo passado. É até melhor que bebê-lo. Segundo a ciência, comparado com nosso riquíssimo olfato, cheio de matizes e tonalidades, nosso paladar é limitado. Por isso que quando estamos gripados, com o nariz entupido, qualquer comida fica sem graça.

Por isso o cheiro do café para nós é mais excitante, mais ebriático. Quando a água borbulha e acorda o pó negro, a fumaça que sobe é para mim um gênio-da-lâmpada que está sendo libertado, cujo fim é entrar em nosso nariz e conceder-nos um desejo que não precisa nem ser expresso em palavras.

Mas aí, vem o primeiro gole. Eu adoro café, mas comparado com o prazer causado pelo seu cheiro antes, o gosto chega a ser um anti-climax.

Esses momentos, o ''antes'', é bem frequente em nossas vidas. O momento antes do beijo, o momento antes da abertura do filme, o momento antes do time entrar em campo, o momento antes do show.

Antes, tudo é possível, tudo é infinito. Depois, no entanto, mesmo o melhor dos momentos pode ser corrompido por nosso espírito humano: ''Sim, adoro café, mas o prazer causado pelo seu cheiro é superior… ''

O começo é sempre melhor, porque naquele instante o sonho é a soma de tudo, de todas as eventualidades, é inexaurível. O problema principal é que, todos os sonhos de uma maneira ou outra, se encaminham para a realidade…

❖❖❖
Apreciadores (4)
Comentários (3)
Comentário Favorito
Postado 22/01/21 22:40

Olá, Sr. Niten!

Quando comecei a ler o texto, jamais imaginei que terminaria de modo tão magnífico!

Devo dizer que não sou uma fã de café, e por isso não esperava gostar tanto do texto, mas assim que percebi a mensagem por trás de tudo, a metáfora com o cheiro do café se tornou maravilhosamente bela!

Bela e melancólica...

Esse momento do "antes" é realmente especial, diferente, e sua frase expressa isso de uma maneira sublime: "naquele instante o sonho é a soma de tudo, de todas as eventualidades".

Parabéns por tão bem elaborada metáfora! Eu adorei muito!

Um grande abraço <3

Postado 04/03/21 12:40

Desculpa pela demora para responder, eu esqueci que tinha postado o conto aqui, kkkkkkkk, um amigo que me lembrou do site.

Falar para você, eu nem sou lá muito fã de café, mas o cheiro para mim tem muitos sentimentos, nostalgia do café da minha Vó, vontade quando eu sinto o cheiro de café vindo da vizinha, e como disse no texto, comparado a isso, o gosto é até um anti-climax.

Mas fico feliz que você tenha gostado da metáfora, quando eu escrevi eu tava naquela fase de me auto-sabotar em tudo, em pensar como tudo era melhor na minha cabeça, mas, agora eu já penso um pouco diferente. Obrigado pelo comentário! Abraço!

Postado 01/04/21 23:39

Depois desse texto me deu até vontade de passar um cafézinho...

Obrigada por compartilhar conosco.

Postado 06/11/21 01:23

Já está super tarde, mas me deu uma vontade imensa de tomar café! Muito criativa a forma que você abordou a questão no texto. Gostei bastante!

Obrigada por compartilhar conosco!

​Parabéns, Niten ♥