Um garoto de cabelos castanhos escuros e rebeldes, olhos de mesma cor dos cabelos, cor de pele morena e de altura mediana andava pelos corredores da escola vazia. Estava exausto do dia fatídico que tivera. Seus colegas de turma o atormentavam todos os dias, sem piedade por causa da cor de sua pele. O único que não lhe atormentava era Felipe, seu melhor amigo. Era um menino de cabelos pretos um pouco bagunçados, olhos pretos também, pele branca, chegando a ser pálido e altura mediana. Usava uns óculos e era considerado o nerd da sala.
O moreno chegou a pensar que Felipe não o atormentava justamente por ele sofrer com isso também, já que era inteligente e estava a frente dos outros alunos. Enquanto estava perdido em seus devaneios, nem reparou a presença de alguém se aproximando.
- Renato, ainda está aqui? – Essa voz. Era Felipe.
- Estava tirando algumas dúvidas com a professora... Já estava indo embora pra casa... Na verdade, não estou com tanto pressa de ir embora... – Renato respondeu, fazendo uma careta.
- São seus pais de novo, não é? Não se preocupe, sei que eles vão parar de beber e vão dar atenção a você...! – Felipe tentava se mostrar positivo.
- Obrigado pela força Felipe, mas sei que isso é impossível... Bom, vou indo... Preciso chegar em casa e fazer a lição ainda... Até amanhã Felipe! – O moreno falou, sorrindo para o amigo.
- Até amanhã Renato! Qualquer coisa ligue para mim! – O garoto falou sorrindo de volta.
O moreno voltou caminhar cabisbaixo pelo corredor da escola. Chegando ao seu fim, pode ver a porta que levava ao pátio da escola e, consequentemente, para o portão de saída. Foi andando vagarosamente até lá. Foi o caminho todo até a casa dele nesse ritmo. Sem pressa. Sem vontade. Chegando em casa, girou a maçaneta da porta e, logo que entrou, viu os pais bebendo vinho na sala, ignorando completamente a sua presença.
Não se importando muito com isso, já que estava acostumado, subiu as escadas até seu quarto e, largando sua mochila na cama, foi tomar um banho. Foi um banho demorado e relaxante. Precisava disso depois de um dia como aquele. Depois de terminar, vestiu-se e foi comer um lanche.
Passou pela sala novamente e viu seus pais farreando ainda. Já estavam mais bêbados do que de costume. Tentando ignorar as gritarias, fez um lanche simples com presunto e queijo, pegou uma coca na geladeira e subiu novamente. Não estava a fim de ficar vendo aquela palhaçada toda.
Depois do lanche Renato sentou-se na cadeira de frente a sua escrivaninha e pegou seu caderno, abriu na lição de História e começou a responder as questões. Ficou um tempo respondendo tudo até terminar, já que a lição era pra ser entregue no dia seguinte.
Quando terminou, foi até o banheiro escovar os dentes e, logo em seguida, deitou-se para dormir.