A VISITA AO ESCRITÓRIO
Chegou o dia combinado em que Heloísa e o filho iriam conhecer o escritório. Ela acordou cedo, não conseguia deixar de sentir certa expectativa, nunca tinha estado no escritório do esposo antes, mal sabia onde ficava...
O esposo nunca lhe permitiu ir lá, pois dizia que não era lugar para mulheres e que ela deveria ocupar-se do lar afinal, cada um tem seu lugar na sociedade e capacidades específicas, homens lidariam com o mundo e com o estresse diário, pois tinham inteligência e garra para isso, o lugar dela era em casa, cuidando do lar e em como continuar linda...
Isso doía de uma forma que não sabia precisar, balançou a cabeça desvanecendo esses pensamentos e colocando um traje mais sóbrio, ficou esperando o filho na biblioteca.
Logo o rapaz chegou, muito animado, só tinha ido ao escritório uma vez, com 12 anos talvez... O pai lhe dissera que após terminar o secundário, o filho iria cursar Direito e Administração e depois viria com ele para o escritório, para aprender a gerir os negócios da família, lembrava-se bem desse dia... Mal sabia o pai que ele tinha outros planos e com a sua morte agora não precisava mais esconder seria médico!
Que alegria ser livre para seguir os próprios sonhos...
Chegaram e foram recebidos por Odelmo que os apresentou a todos e depois os conduziu a sala do doutor Jorge.
Heloísa achou o ambiente pesado e tenso, realmente não se sentiria bem trabalhando ali, mas agora seria importante tomar as rédeas dos negócios da família, pelo menos até o filho se tornar maior de idade...
_Odelmo, como funciona o escritório, qual é a rotina?
_Bom, dona Heloísa, no geral as coisas caminham com tranquilidade, pois a equipe é muito competente. Seu finado esposo costumava fazer reuniões com os funcionários às Terças e Quintas, se necessário fosse, conversava individualmente.
_Entendi e qual o assunto dessas reuniões?
_Bem nas reuniões das terças era apresentado o planejamento de ações para a semana e na quinta era apresentado o andamento e resultado dessas ações.
_E você manteve esse mesmo esquema de trabalho?
_Sim senhora, tem funcionado bem até o momento.
_Que bom, Odelmo. A partir da semana que vem virei na às segundas para conversarmos e para participar dessas reuniões, quero estar a par de quem são os funcionários e de como tudo funciona...
_Isso é ótimo, senhora. Realmente é importante que os funcionários entendam que os negócios continuam...
_Conto com você Odelmo para continuar fazendo tudo andar na linha e como sua responsabilidade aumentou, dobrarei o seu salário.
_Muito agradecido, senhora!
Luís via a desenvoltura com que sua mãe ia conversando e tomando a frente, isso o tranquilizava, não precisaria deixar os estudos, pelo menos por ora...
Na segunda Heloísa compareceu ao escritório logo nas primeiras horas da manhã, tal qual o esposo fazia. Ela pediu que Odelmo chamasse um a um os funcionários do escritório e todos deveriam se apresentar novamente e explicar mais especificamente suas funções. Foi uma manhã cansativa, mas Heloísa estava resoluta, iria gerir aquela empresa e aprender o mais rápido possível, claro que nunca chegaria aos pés do esposo, mas pelo menos não permitiria que as coisas desandassem.
Todos no escritório ficaram impressionados com os modos e inteligência de dona Heloísa, antes só a julgavam como uma coisinha bonita, frágil e delicada, mas ali, naquela manhã descobriram uma mulher firme, quase altiva e que não iria esmorecer fácil.
Após o almoço, ela retornou ao escritório e terminou de conversar com os demais funcionários, ao final chamou Odelmo para fazer um balanço do dia.
_Creio que a senhora se saiu maravilhosamente! Conseguiu dialogar com todos os funcionários e compreender os processos de trabalho. E todos sentiram confiança na senhora.
_Fico feliz e devo isso a você, que tão bem me ensinou...
_Só cumpri com o combinado...
_Tudo bem, mas agora quero ver como arranjaremos as coisas, como virei sempre ao escritório, precisamos de alguns ajustes...
_Claro, senhora! Já imaginava que isso ocorreria...
_Como você tem maiores responsabilidades, Odelmo, escolha alguém de confiança para ser seu secretário e contrate uma secretária para mim também. Como não virei aqui todos os dias, você deverá passar a ela o que é imprescindível que eu saiba, nos dias em que não vier. Vou redecorar o escritório também, está muito mórbido, mas fique tranquilo, serão mudanças mínimas mas que trarão bem estar.
_Ok, senhora. Amanhã mesmo já irei providenciar o anúncio para contratação de sua secretária. Para mim, já tenho alguém em mente, o Ozório, que costuma tomar a frente das coisas sempre que estou em viagem.
_Muito bem. Estamos combinados! E, a propósito, tens notícia do testamenteiro?
_Houve um contratempo e ele acabou perdendo o vapor para o Brasil, parece que terá que esperar mais uma semana até que haja novo navio vindo para essas bandas, é previsto que saia um na quinta-feira, daí são mais doze dias de viagem...
_Já estou ficando preocupada com essa demora, pois logo as aulas do Luís recomeçam e não quero que ele as perca...
Os dias correram tranquilos, Heloísa ia ao escritório três dias por semana, nos outros dias saia com o filho e cuidava de seu lar que a cada dia se tornava mais aconchegante. Estava sempre lendo algo ou estudando, o filho até lhe deu a ideia de assistir com ele as aulas do mestre Rafael, o que ela prontamente providenciou.
Quando não tinha que atender nenhum funcionário ou alguma reunião aproveitava para ler os jornais, ver as cotações da bolsa de valores ou ler algum texto recomendado pelo professor.
Mestre Rafael nunca tinha tido uma aluna tão dedicada quanto Heloísa. Ao contrário do filho, ela perguntava, fazia comparações, indagava e procurava ler tudo que o professor recomendava... Agora mestre Rafael entendia porquê Jorge mantinha tanta vigilância sobre a esposa, ela era uma mulher admirável e facilmente qualquer homem poderia se apaixonar por ela...

