Festival de Dramaturgia
A proposta desse concurso é escrever um texto em formato de roteiro!
Meiling Yukari
Status: Encerrado
Criado: 15/11/21 22:22
Atualizado: 14/01/22 21:27
Data para Participação: De 15/11/22 até 20/12/22
Participantes Inscritos: 9
Textos Enviados: 5
Festival de Dramaturgia A proposta desse concurso é escrever um texto em formato de roteiro!

O poeta é um fingidor

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

.

E os que lêem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.

.

E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.

- Autopsicografia - Fernando Pessoa -

♦ A proposta e explicação sobre o tema

Neste concurso, a proposta é escrever um texto em formato de roteiro. Essa história pode ser pensada por você em diversos jeitos diferentes. Pode ser um roteiro de teatro, ou de cinema, ou até mesmo um roteiro por si só, para ficar escrito em um livro.

O elemento que torna um texto em um roteiro é o fato de que você não vai narrar as coisas em uma narrativa estruturada em parágrafos, mas sim vai estruturar sua história em diálogos, podendo descrever expressões físicas de seus personagens durante suas respectivas falas.

O que você pode e deve fazer é descrever a cena apenas com os elementos que podemos enxergar, ou seja, você não pode escrever “ela estava pensando em comer sorvete”, pois não conseguimos enxergar o pensamentos dela, mas você pode escrever “ela estava parada diante da janela, com expressão de dúvida” e em seguida adicionar a fala da personagem “PERSONAGEM: Hoje o dia está tão quente, acho que vou comer um sorvete”.

Outro modo de descrever cenários ou situações é colocar um 'personagem' com a 'voz do narrador' falando sobre algo – quase como ao final de episódios de desenhos animados quando um narrador diz algo como “e os nossos heróis continuarão sua aventura desbravando a perigosa floresta”. Seguindo o exemplo anterior do sorvete, você pode escrever “NARRADOR: Ela está parada diante da janela, seu rosto apresenta uma estranha expressão de dúvida enquanto seus pensamentos divagam sobre a possibilidade de comer sorvete”.

Para melhor visualização e entendimento, aqui estão alguns exemplos de roteiros já postados na Academia de Contos, para vocês poderem ver como funciona a estrutura textual:

Estes três primeiros exemplos apresentam a estrutura textual que estamos esperando neste concurso. A forma de inserir diálogos e cenas.

Encantamento por @Yvi (Indicação do local da cena, intercalação de descrição e de diálogos, utilização de um narrador no final.)

Rota de Fuga por @Sabrina Ternura (Indicação do local da cena, maior parte da cena escrita em diálogos, utilização de parênteses para descrever a ação das personagens, utilização de colchetes para descrição das coisas que acontecem visualmente durante a cena, utilização de um narrador no final.)

Na Carruagem por @Meiling Yukari (Indicação do local da cena, maior parte da cena escrita em diálogos, indicação de como a cena está sendo filmada, utilização de narrador.)

Estes dois últimos exemplos apresentam uma estrutura diferente, e estão aqui para vocês verem outros elementos muito interessantes de serem adicionados em seus textos, além de terem um formato muito bom de entendimento e de desenvolvimento para suas histórias.

Noite (in)feliz por @6 de Janeiro (Divisão da cena em pequenas cenas, indicação de trilha sonora, descrição da cena e de como está sendo filmada.)

Cidade de dois moradores por @Mariana Heloise (Indicação do local da cena, divisão da cena em pequenas cenas, intercalação de descrição e de diálogos, indicação de filmagem.)

E para o concurso, seu roteiro pode ser um texto bem engraçado para fazer o leitor rir muito! Ou pode ser algo aterrorizante para fazer o leitor se assustar! Ou ainda um momento bem dramático e sentimental para levar os leitores até as lágrimas!

♦ Como participar

– Clique no botão “Inscrever-se no Concurso” situado no lado direito dessa tela;

– Publique seu texto e marque a opção “Concurso” situado entre os campos “Tags” e “Notas de Cabeçalho”, selecione o nome “Concurso Festival de Dramaturgia”.

♦ Regras

– Serão aceitas apenas obras do tipo Roteiro (Cena) com no máximo 3.000 palavras (de acordo com o contador do site, isto é, incluindo quaisquer acréscimos no corpo do texto);

Preferencialmente utilize a tag: Concurso Festival de Dramaturgia

Atenção! Não utilize hashtag ou aspas. Separe as tags (caso use mais de uma) por vírgulas;

– Após a postagem do texto, o autor tem um máximo de 48 horas (2 dias) para poder editar sua obra. Caso a obra seja editada após as 48 horas iniciais, o texto será desclassificado.

– As obras devem estar obrigatoriamente de acordo com todas as regras do site e do concurso. Se porventura um autor desrespeitar alguma, será desclassificado.

– As obras devem ser novas e escritas exclusivamente para o concurso.

Critérios de Avaliação

Ortografia/Gramática: a capacidade do autor de escrever dentro das regras da língua portuguesa. 40 pontos;

Criatividade: a capacidade imaginativa e criativa do autor em surpreender o jurado. 20 pontos;

Compatibilidade com o tema: a capacidade do autor de escrever algo dentro do tema proposto, neste caso, estruturando seu texto em um roteiro. 20 pontos;

Intertextualidade: a capacidade do autor relacionar conteúdo, título e sinopse em sua obra, de modo que esses três elementos conversem entre si. 10 pontos;

Gosto pessoal do jurado: um julgamento subjetivo do gosto pessoal das juradas sobre a obra. 10 pontos.

Total: 100 pontos.

– As juradas, que são a Srta. 6 de Janeiro e a Srta. Meiling Yukari (eu), irão dar uma nota para cada um dos critérios de avaliação.

– Cada jurada irá somar suas notas individuais de todos os critérios, resultando em uma nota final de cada jurada, que ficará entre 0 e 100 pontos.

– Depois, haverá a soma das notas de ambas as juradas, resultando em uma nota entre 0 e 200 pontos, nota esta que será dividida por 2, resultando assim na nota final de cada um dos textos participantes, que ficará entre 0 e 100 pontos.

Juradas

Meiling Yukari (@MeilingYukari)

6 de Janeiro (@anaccapre_)

♦ Prazos

As obras deverão ser postadas de hoje, dia 15/11/2021, até as 23:59 hrs do dia 20/12/2021. O resultado final sairá no máximo até dia 05/01/2022.

Cancelamento

O concurso será cancelado caso não haja no mínimo três participantes para formar o pódio.

Premiação

– O primeiro colocado receberá um exemplar do livro Donnie Darko, de autoria de Jake Gyllenhaal e Richard Kelly, publicado pela editora Dark Side.

– Os três primeiros colocados receberão medalhas que poderão ostentar belamente em seus perfis.***

°

Resultado Final

Primeiramente, nós gostaríamos de agradecer imensamente a todos os participantes deste singelo concurso por nos proporcionarem leituras tão incríveis e envolventes! Agradecemos também toda a paciência que tiveram conosco, pois nossas vidas pessoais nos atrapalharam de conseguir entregar os resultados na data prometida, e nos desculpamos por isso.

Mas, sem mais delongas, seguem abaixo as notas (obtidas a partir da soma das notas individuais de cada jurada e da divisão por dois) e um breve feedback conjunto de nós duas:

ALENZ – PRÉ-CRÉDITOS

Gramática e Ortografia: Meiling: 35/40 Seis: 35/40

Criatividade: Meiling: 14/20 Seis: 16/20

Compatibilidade com o tema: Meiling: 09/20 Seis: 8/20

Intertextualidade: Meiling: 05/10 Seis: 06/10

Gosto pessoal: Meiling: 08/10 Seis: 7/10

– TOTAL MEILING: 72

– TOTAL SEIS: 71

– NOTA FINAL: 71,5 pontos

Comentário: Nós adoramos a bela surpresa ao final da história, a AC foi citada de um modo muito especial! O texto foi criativo ao pensar em um roteiro acontecendo em uma sala de cinema, com os personagens prestes a assistir um filme. Mas nós ficamos um tanto confusas com a estrutura textual, pois, somente no final nós pudemos ver que de fato se tratava de um roteiro, antes disso o texto era apenas um conto, e não um roteiro. O seu texto foi muito bem escrito, e os diálogos estariam muito bem estruturados se fosse um conto, porém, em um roteiro não poderia haver os diálogos com travessões, mas sim todos eles deveriam ser igual ao narrador que você colocou no final, (NOME: frase), e isso infelizmente fez com que sua obra perdesse pontos no quesito de compatibilidade com o tema. Muito obrigada por sua participação! ❤️

URIZEN – CAÇADOR SOLITÁRIO

Gramática e Ortografia: Meiling: 30/40 Seis: 25/40

Criatividade: Meiling: 17/20 Seis: 15/20

Compatibilidade com o tema: Meiling: 0/20 Seis: 0/20

Intertextualidade: Meiling: 07/10 Seis: 06/10

Gosto pessoal: Meiling: 09/10 Seis: 06/10

– TOTAL MEILING: 63

– TOTAL SEIS: 52

– NOTA FINAL: 57,5 pontos

Comentário: Esse é um texto forte, com um conteúdo sensível. Uma solitária vida de tragédias e tristezas. Essa é uma história bastante interessante, que gera vontade de continuar lendo o texto. Os diversos elementos são muito criativos. Porém infelizmente o seu texto não é um roteiro. Você escreveu um conto. Isso acontece porque sua estrutura textual não condiz com um roteiro (e existiam textos de exemplo aqui no tópico do concurso, para todos os participantes poderem ver a estrutura correta). Além disso, nós acreditamos que você marcou o roteiro longo erroneamente, pois o correto seria roteiro cena. Mas apesar desses pesares foi uma boa leitura! Muito obrigada por sua participação! ❤️

SENA – A MÃO QUE AFAGA

Gramática e Ortografia: Meiling: 39/40 Seis: 37/40

Criatividade: Meiling: 20/20 Seis: 20/20

Compatibilidade com o tema: Meiling: 20/20 Seis: 20/20

Intertextualidade: Meiling: 06/10 Seis: 07/10

Gosto pessoal: Meiling: 10/10 Seis: 10/10

– TOTAL MEILING: 95

– TOTAL SEIS: 94

– NOTA FINAL: 94,5 pontos

Comentário: Que estrutura textual maravilhosa! Nós pudemos ver o cuidado e a atenção que você teve com os mínimos detalhes, desde a preparação dos personagens até a estruturação da história. É tudo muito dramático, com um clima extremamente pesado. Tudo contribui para que a experiência de leitura seja espetacular! Ao passo que a leitura avançava, mais segredos eram revelados, e cada um foi impressionante e triste. O final nos surpreendeu de uma forma inimaginável, nos deixando de queixo caído e cabelos em pé. Que criatividade incrível ter planejado cada passo desse belíssimo roteiro macabro! Porém no quesito de intertextualidade houve um pouco de dificuldade de entendimento. Imagino que o título quer fazer alusão a frase de que a mesma mão que afaga é a mesma que apedreja, como está presente na obra de Augusto dos Anjos. Se for isso mesmo, é uma ideia verdadeiramente genial, que muito nos agrada. Mas apesar da genialidade, esse é um conhecimento de mundo não automático, portanto, nem todos os leitores poderiam conseguir entender essa intertextualidade, por isso houve infelizmente a perda de pontos nesse quesito. Muito obrigada por sua participação! ❤️

SABRINA TERNURA – UM LUGAR SILENCIOSO

Gramática e Ortografia: Meiling: 40/40 Seis: 40/40

Criatividade: Meiling: 20/20 Seis: 18/20

Compatibilidade com o tema: Meiling: 20/20 Seis: 20/20

Intertextualidade: Meiling: 10/10 Seis: 10/10

Gosto pessoal: Meiling: 10/10 Seis: 9/10

– TOTAL MEILING: 100

– TOTAL SEIS: 97

– NOTA FINAL: 98,5 pontos

Comentário: Nós fomos verdadeiramente bombardeadas com esse texto. A riqueza do universo Garraduende conseguiu se estender até um nível inacreditável. Nós adoramos os personagens sendo humanos, vivendo aqui no Brasil e tento essa tenebrosa aventura noturna! A história foi toda muito bem pensada, e isso é nítido durante a leitura. E o mais legal disso tudo é que o leitor não precisa ter tido um contato prévio com este universo para poder se envolver e se emocionar durante toda a aventura. Criatividade e maestria na escrita! A ambientação da história no Brasil e a explicação disso nas notas de rodapé foi algo realmente legal e muito interessante, principalmente sobre a aparição do espírito e também sobre o aplicativo de celular. Um belo roteiro lindamente estruturado! Muito obrigada por sua participação! ❤️

YVI – MAU AGOURO

Gramática e Ortografia: Meiling: 40/40 Seis: 39/40

Criatividade: Meiling: 19/20 Seis: 17/20

Compatibilidade com o tema: Meiling: 20/20 Seis: 20/20

Intertextualidade: Meiling: 10/10 Seis: 10/10

Gosto pessoal: Meiling: 10/10 Seis: 8/10

– TOTAL MEILING: 99

– TOTAL SEIS: 94

– NOTA FINAL: 97 pontos

Comentário: Ficamos muito contentes em ver um texto tão divertido por aqui. A incredulidade de Yvi quanto a ter sido agourada nos rendeu ótimas risadas! Gostamos muito de como você utiliza a estrutura textual a seu favor, e como a leitura é fluida e gostosa de ser feita. Um ponto muito legal para ser destacado é a divisão de várias partes dentro da mesma cena. Outros textos do concurso também tiveram isso, mas neste aqui em especial isso foi usado com muita criatividade, mostrando inclusive o desfecho da história ao final do texto, o que foi muito interessante! Quem não teve contato prévio com esse universo da Família Infernal ainda assim pode aproveitar muito bem a leitura, o que é ótimo. (Mas nossa, para quem conhece esses personagens, Ternurinha foi aos extremos da maldade kkkkkk). Muito obrigada por sua participação! ❤️

Prêmio físico

Agradecemos muitíssimo pela participação de todos. Tivemos textos incríveis concorrendo!

Aos colocados do pódio entregamos uma singela medalha. E ao participante do primeiro lugar entregaremos 0 livro! Iremos entrar em contato.

E assim, encerramos mais um concurso, foi um prazer ter cada um de vocês participando e nos fazendo adentrar nos universos apresentados, descritivos e profundos… Vocês nos cederam um ingresso de ouro e sentamos na primeira fila para assistir os enredos que nos foram apresentados… Foi mágico adentrar em cada mundo! Muito obrigada, mais uma vez, por abraçarem este projeto, muitos mais estão por vir!

Com amor, Meiling e Seis ❤️

Concurso Encerrado
[Resultados]
5º Lugar
Caçador solitário por Urizen Uma longa estrada, uma herança de sangue e uma maldição .
4º Lugar
Pré-créditos por Alenz07 Um trio de personagens, tira o dia de folga para ir ao cinema e assim que se sentam, têm uma breve conversa.
3º Lugar
A Mão que Afaga... por Sena Um jovem homem foge de pensamentos enquanto tenta lidar com uma crescente tensão entre ele e a própria mãe.
2º Lugar
Mau agouro por Yvi Quando o último prato existente na mansão Jason saltou para a morte, Tortura finalmente convenceu sua madrinha, Yvi, a procurar alguém que pudesse livrar a mais velha daquele terrível agouro.
1º Lugar
Um Lugar Silencioso por Sabrina Ternura Os Rocha nunca haviam sido fãs do silêncio, principalmente porquê eles eram numerosos. Após se verem diante de uma sinuca de bico, Beatriz, Bruno, Flávia, Dante, Berenice e Joaquim encontram-se em uma situação inusitada que fora proposta por Betina e Felipe. Quando a barganha é paga, os jovens saem em uma inesquecível aventura pelas ruas de São Paulo, porém um bizarro acontecimento muda tudo.
Comentários (11)
Sabrina Ternura
Postado 17/11/21 17:56

Estou ansiosa para esse concurso! Espero escrever algo bom para ele.

Parabéns pela iniciativa, meninas ♥

Meiling Yukari
Postado 01/12/21 21:53

Nós ficamos muito felizes com o seu entusiasmo para o concurso!

Esperamos ver sua obra, Srta. Ternura ❤️

Urizen
Postado 19/11/21 13:09

Opa, estou dentro

Meiling Yukari
Postado 01/12/21 21:54

Nós nos alegramos muito em saber do seu interesse pelo concurso, Sr. Urizen!

Esperamos ver sua obra ❤️

6 de Janeiro
Postado 08/12/21 20:28

Yay! Já temos três textos! Ainda dá tempo de participar pessoal!

Estou ansiosa para ler todas as obras! ❤️❤️❤️

6 de Janeiro
Postado 20/12/21 22:03

Yay! Tivemos 5 textos maravilhosos que em breve serão avaliados! Agradecemos a todos que participaram! ❤️

Yvi
Postado 11/01/22 18:49

Perguntinha: Quando sai o resultado?

6 de Janeiro
Postado 11/01/22 21:30

Olá queridos participantes, até sexta-feira sai o resultado final do concurso, tivemos alguns problemas técnicos e pedimos desculpas pela demora. Agradecemos a todos que participaram!

Meiling Yukari
Postado 14/01/22 21:30

Antes de mais nada nós devemos desculpas a vocês, participantes, pois não conseguimos entregar os resultados no dia previsto anteriormente.

Porém agora sim: eis aqui as notas, as classificações, os comentários...

Nós agradecemos muitíssimo por cada um dos textos enviados. E nossos mais sinceros parabéns aos formadores do pódio! ❤️

Sabrina Ternura
Postado 17/01/22 16:14

AAAAAAAAAAAA, que alegria! :') Agradeço demais pela oportunidade de participar de um concurso tão incrível ♥ Obrigada, meninas!

6 de Janeiro
Postado 17/01/22 23:22

Agradecemos muuuiito a participação de vocês! Foi um concurso incrível! Parabéns a todos, que venham muitos outros! ❤️

Yvi
Postado 18/01/22 00:26

Aaah! Coisa mais linda! Parabéns para todos!

Alenz07
Postado 19/01/22 19:24

Cometi erros bobos, na verdade eu me confundi com os gêneros, mas fico feliz ao top 3 e serve de aprendizado!

Participantes (9)

Textos (5)