Aproveite o dia
Concurso de textos inspirado na escola literária conhecida como "arcadismo" ou "neoclassicismo"
Ozymandias
Status: Encerrado
Criado: 29/12/15 20:17
Atualizado: 23/02/16 07:42
Data para Participação: De 01/01/16 até 31/01/16
Participantes Inscritos: 12
Textos Enviados: 5
Aproveite o dia Concurso de textos inspirado na escola literária conhecida como "arcadismo" ou "neoclassicismo"

"O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. (...) A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito."

Artigo da Wikipédia sobre Arcadismo

[ INTRODUÇÃO ]

Ao descrever o movimento do arcadismo, as seguintes expressões em latim são comumente utilizadas:

- Carpe diem (aproveite o dia) é um convite a curtir o presente e o que tem de bom no momento atual;

- Locus amoenus (lugar ameno) indica um refúgio agrafável distante dos centros urbanos;

- Fugere urbem (fugir do urbano) é mais uma referência a ideia de buscar o prazer em um lugar distante da cidade grande;

- Inutilia truncat (cortar o inútil) incentiva a livrar-mos dos excessos e buscar a simplicidade.

O propósito do concurso "Aproveite o dia" é que os autores relaxem e escrevam textos agradáveis de ler que trabalhem esses ideais relacionados à curtição da vida e à valorização­­ do que é simples e nos faz feliz. Seja em prosa ou verso, o importante é passar suavidade, otimismo e associação a pelo menos uma das expressões que definem o arcadismo.

[ REGRAS ]

Todos os contos inscritos no concurso devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritos individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir entre 100 e 1000 palavras em apenas um capítulo;

– Serem marcados como "Conto ou Crônica" ou "Lírico"­­ no tipo de texto;

– Implementar o tema proposto, de acordo com a avaliação dos jurados;

[ INSCRIÇÃO ]

Para inscrever-se no concurso, basta ter uma conta na Academia de Contos, clicar no botão de inscrever-se na coluna direita desta página, e publicar um texto dentro do prazo.

Durante a postagem do texto, você deverá selecionar o concurso nas opções de postagem.

Boa sorte a todos!

[ RESULTADO ]

Desculpem a demora, mas aqui está o resultado do concurso!

Todos os textos estavam bem escritos e com poucos erros ortográficos ou de gramática, portanto a qualificação se baseou primariamente nos textos que eu julguei mais bem trabalhados, criativos e originais com base na minha interpretação dos mesmos e no meu gosto pessoal - visto que sou o único jurado.

Assim que o site tiver sua próxima atualização, agora marcada para o dia primeiro de Março, os três primeiros colocados terão seus textos destacados na página inicial do site por pelo menos duas semanas, e receberão imagens exclusivas e personalizadas como premiação que ficarão exibidas na área "Conquistas" de seus perfis.

Até lá, tudo que tenho a oferecer-lhes é a classificação e a minha análise pessoal do que foi trabalhado nos textos. Muito obrigado pela participação, e desculpem pela demora do resultado e falta de prêmios por enquanto, eu ando muito ocupado trabalhando nas novas funcionalidades do site, e garanto que os próximos concursos serão melhor conduzidos.

Sem mais delongas, segue o resultado:

5º Lugar: Quero Ver Borboletas por AzuriSky

O poema foi extremamente bem escrito, bem organizado, e agradável de se ler. No entanto, faltou um pouco de originalidade na abordagem do tema. Por mais que tenha implementado as ideias do arcadismo, os demais textos do concurso trabalharam situações um pouco mais inesperadas com as mesmas – o que os fez merecerem as posições acima. A estrutura das rimas foi um dos meus pontos favoritos do texto, que contribuíram para que ler o poema fosse tão relaxante e “tranquilo” quanto “cantar dos grilos”.

4º Lugar: Carpe Diem por Stra Snow

Apesar de simples, o texto incorporou bem a essência dos pensamentos do arcadismo e, na minha opinião, demonstrou criatividade principalmente nos últimos versos, em que explorou o otimismo da personagem, vendo pelo lado bom até mesmo a situação adversa de ter “um buraco” no teto sobre a cama. Não foram notados erros graves de escrita, mas o formato do texto e pontuação pareceram sem padrão e propósito, e eu acredito que o texto ficaria melhor numa estrutura de poema mais organizada, com versos mais regulares. Também deixou a desejar na variedade de vocabulário em comparação com os demais concorrentes. Ainda assim, gostei bastante do bom-humor e sentimentos passados pelo texto.

3º Lugar: Aproveite sua indiferença por Amara Helena

Esse poema foi bem organizado, bem escrito, implementou vários conceitos do arcadismo e um bom vocabulário e tinha tudo para ir muito bem no concurso. No entanto, eu considerei a história um tanto confusa. Pode ser falha minha como leitor, por não ter sido capaz de interpretar o texto como um todo, mas eu senti que o texto acabou sendo tão abstrato e misterioso que se tornou confuso. O que de fato é a “figura de fumaça preta e arma lunar prateada, que pisa em solo enlameado com pés frios”? É um veículo? Um trem? O mundo urbano como um todo? Aposto que é uma metáfora inteligente, mas que acabou confundindo a minha compreensão do texto, assim como alguns outros elementos do mesmo. Ainda assim, o poema ficou bonito e único e mereceu um lugar no pódio.

2º Lugar: Meu maior sucesso por Lecrivain

Esse foi o texto mais bem escrito e organizado do concurso. Não consegui achar nenhuma falha técnica de ortografia ou gramática, nenhuma inconsistência de pontuação, nenhuma falha na estrutura ou coesão do conto. A história é bem construída, mais longa e com mais conteúdo que as dos demais concorrentes, e trabalha alguns conceitos do arcadismo. No entanto, para um concurso cujo tema é aproveitar a vida, curtir o simples e tudo mais, eu esperava que o texto fosse mais “leve” na maneira que passa sua mensagem – o excesso de detalhes e informações um tanto desnecessárias nos maiores parágrafos tornaram a minha experiência de leitura um pouco “maçante”. Como o foco da história é relativamente simples – um homem de cidade pequena que ganhou a vida com investimentos, mas ainda prefere a vida campeira e um bom churrasco do que a extravagância – eu acho que ela poderia ter sido apresentada de uma forma mais simples e objetiva também. Essa é apenas minha opinião, cada um tem seu jeito de escrever e apesar dessa observação ainda considero o texto muito bom.

1º Lugar: Inutilis por BeautifulLetter

Esse excelente poema se sobressaiu em comparação com os demais pois trabalhou vários aspectos diferentes do arcadismo, sem se contradizer ou bagunçar a história. O poema foi apresentado de maneira clara e bem trabalhada, com um ritmo de leitura agradável e implementando um vocabulário rico sem se tornar tedioso ou dificilmente compreensível. Minha única crítica é em relação à repetição de algumas palavras em curtos intervalos (como os dois “agora” nos versos 3 e 4) – evitar isso, na minha opinião, costuma dar um ar mais profissional ao texto. Independente disso, foi uma excelente implementação do tema, original e bem escrita. Parabéns pela vitória.

Concurso Encerrado
[Resultados]
5º Lugar
Quero Ver Borboletas por Hlodyn Um curto poema onde é expressado o desejo de ter uma vida longe da agitação urbana.
4º Lugar
Carpe Diem por Srtɑ Snow Um poema simples, feito só para o concurso, plz na o esperem muito!
3º Lugar
Aproveite sua indiferença por Amara Helena Minúsculo poema arcadista para o concurso. Figuras mitológicas características do arcadismo, como a Morte das várias mitologias européias e o Elísio dos heróis e deuses
2º Lugar
Meu maior sucesso por Francisco Bem sucedido, Zezin aproveita do melhor jeito possível seu sucesso profissional para viver como ama,
1º Lugar
inutilis por beautifulLetter texto para o concurso "aproveite o dia" inspirados no movimento literário arcadismo ou neoclassicismo, que exalta a vida simples do campo em contraste com a cidade.
Comentários (6)
Ozymandias
Postado 02/02/16 16:17

Muito obrigado a todos pela participação! Apesar de apenas cinco textos terem sido postados para participar no concurso, já é um bom começo para o primeiro concurso do site ;)

O resultado será divulgado em até uma semana. Até mais o/

Ozymandias
Postado 23/02/16 07:44

Desculpem o imenso atraso com os resultados, mas eles estão disponíveis agora. Como dito acima, os prêmios serão entregues assim que o site atualizar no dia 1 de Março, através da área de conquistas nos perfis dos três primeiros colocados, e com seus textos destacados na Home do site.

Obrigado pela participaçã­o e até a próxima! :)

Francisco
Postado 23/02/16 10:13

Opa, Dan. Sem problemas quanto o atraso.

Eu fiquei muito feliz com o resultado que obtive. Sinceramente, não esperava. Mas mais feliz mesmo, fiquei pelo feedback. Sinceramente, tá demais. Eu concordo com bastante coisa com o que tu disse, o que tomarei nota para não cometer esses erros novamente.

E sinceramente, estou muito ansioso para ver como vai funcionar a área de conquistas e como os textos serão destacados na home.

Dan, parabéns pelo concurso e pelo site que tu e tua equipe estão construindo.

Ozymandias
Postado 26/02/16 23:52

Muito obrigado! :)

Hlodyn
Postado 23/02/16 12:49

Excelente feedback mesmo! Satisfeita com o meu!

Parabéns a todos e especialmente para a BeautifulLetter ^^

Até o próximo concurso! <3

beautifulLetter
Postado 24/02/16 13:13

*--*

Foi divertido e gostoso pra mim participar junto com tanta gente boa. Eu fico muito feliz que meu texto tenha recebido esse posto. - porque nao prefiro dizer classificação.

Obrigada e também pela observação ou feedback. Como eu disse uma vez Daniel, é muito gratificante receber isso.

AzuriSky <3

Ozymandias
Postado 26/02/16 23:52

Obrigado por participar com um ótimo texto, e parabéns <3

Amara Helena
Postado 25/02/16 20:18 Editado 25/02/16 20:23

Não creio que fiquei em terceiro *O* Primeira vez que fico em um lugar que não seja o último ou penúltimo q Estou muito feliz! E parabéns para os demais! <33

Ah, é que me inspirei na figura comum de morte que faz parte de várias culturas que abrangem a mitologia européia.

Hlodyn
Postado 25/02/16 20:27

Na minha opinião tu merecia o primeiro u.u

Brincadeiras a parte, eu gostei demais do teu poema ^^

Parabéns! <3

Srtɑ Snow
Postado 26/02/16 20:58

Awns mds q amoooor 4 lugar e eu já estou vomitando arco-iris! parabéns a toooodos <3

Hlodyn
Postado 26/02/16 20:59

Parabéns! <3

Participantes (12)

Textos (5)