Fórum >>Pátio >>Trilha dos Desafios >>[OFICIAL] Academia dos Desafios – Setembro Amarelo

[OFICIAL] Academia dos Desafios – Setembro Amarelo [ABERTO] Um desafio com intuito de conscientizar e refletir sobre a campanha Setembro Amarelo. Iniciado por Shizu Devastir em 08/09/21 20:41
▼ FIM
Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes

Olá, acadêmicos envoltos pelos mistérios da vida!

Demos início, na quarta passada, a um novo mês conhecido no Brasil como Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM, que visa informar e prevenir suicídios.

O nono mês do calendário foi escolhido pois, desde 2004, o dia 10 de setembro é conhecido como dia mundial da prevenção do suicídio, esta campanha ainda não é reconhecida por meio de lei federal em nosso país, como ocorre com outubro rosa, e pensando na importância deste movimento a Staff da Academia de Contos traz um desafio:

Para este desafio, propomos que seja feito uma Antologia Poética de poemas inspirados nas imagens, frases e/ou músicas escolhidas com muito amor e carinho. A ideia é que as obras visem informar, aconselhar, acolher e principalmente valorizar a vida, nunca menosprezando as mais de 700 mil pessoas que morrem de suicídio por ano ou as famílias e amigos que sofrem com a perda de seus entes queridos.

Recomendamos a todos que virem a participar que pesquisem e se conscientizem sobre o assunto, lendo, por exemplo, o artigo da ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o CFM, Conselho Federal de Medicina, o documento de 2009: Comportamento suicida: conhecer para prevenir. Mesmo sendo dirigido à imprensa, é uma valiosa leitura para nós, escritores. Para uma leitura completa da cartilha, leia Suicídio: Informando para prevenir de 2014, produzido pelo CFM.

Também poderão estar vindo a ler Prevenção de Suicídio: Manual para Profissionais da Saúde em Atenção Primaria que faz parte do programa SUPRE, Suicide Prevention Program, uma iniciativa mundial da OMS, Organização Mundial de Saúde de 2000. Uma leitura que foca em identificar, aconselhar e ajudar pessoas que pensam em cometer suicídio e informa como agir, ou não agir, ao tentar ajudar.

É importante estar atento às pessoas a nossa volta e sempre escutar familiares, amigos e até mesmo desconhecidos, pois muitas vezes é mais fácil falar com quem não conhecemos, por vários motivos, do que com alguém próximo, seja por vergonha, medo, rejeição, entre outros motivos.

Contudo, não se pode deixar de buscar ajuda para si mesmo ou para outra pessoa. No Brasil foi criado, em 1962, o Centro de Valorização da Vida – CVV, para onde se pode ligar 188 a qualquer hora do dia sem custos, entrar em um chat online, encontrar um posto de ajuda mais próximo e/ou enviar um e-mail. Todos estes canais oferecidos trazem voluntários dispostos a ouvir pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Para o desafio apresentamos:

6 Frases

7 Imagens

8 Músicas

Sendo um total de 21 inspirações para todos que participarem.

Como participar?

Para participar escreva e publique no site, marcando nas Tags da sua Antologia Poética: AcademiaDosDesafios – Setembro Amarelo 2021

Os participantes que publicarem ao menos sete capítulos receberão uma capa de perfil linda feita pela @Seis de Janeiro ao final deste mês.


❖❖❖

Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 08/09/21 20:42 Link direto

"Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias"

Eduardo Galeano

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo"

R. J. Palacio

"Antes de julgar a dor de alguém, você precisa conhecê-la"

Susane Matos

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você"

Carl Sagan

"Viver é um rasgar-se e remendar-se"

Guimarães Rosa

"Sê todo em cada coisa"

Fernando Pessoa




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 08/09/21 20:42 Link direto




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 08/09/21 20:43 Link direto

Valsinha (Chico Buarque)

A luz que acende o olhar (cover)

Laputa - Castle in the Sky (violino)

Perfect (violino)

O lado escuro da lua - Capital Inicial

O sorriso que há em meu ser – Thelos

Dean Fujiota - History Maker

FUNKIST




▲ TOPO