Desde 25 de Fevereiro de 2016, a Academia de Contos busca prover um espaço eficaz e agradável para escritores amadores que queiram compartilhar suas obras, assim como leitores que procuram descobrir novos contos, poemas, romances e roteiros para ler. Este é um domínio que prega a argumentação pacífica, o compartilhamento de ideias e a liberdade de expressão. Portanto, apenas dez mandamentos foram determinados pelos administradores para tornar deste um espaço agradável para todos. Todas as regras que citem algum tipo de condição ou interpretação subjetiva estão sujeitas a julgamento por parte da equipe administrativa.

Os Onze Mandamentos da Academia de Contos

1. Não publicarás uma obra literária que não seja de sua autoria, independente da presença de créditos ou autorização do autor original. Isto inclui a utilização de personagens, cenários, ou outros elementos sobre os quais não tenha direitos autorais, com exceção de personagens disponíveis em domínio público. A utilização de citações ou trechos é permitida caso tenha um propósito criativo para a obra e seja apropriadamente citada.

2. Não cometerás qualquer tipo de ofensa, ameaça, ou discriminação por preconceito (racial, religioso, orientação sexual e outros) dentro deste site através de mensagens pessoais, tópicos e posts no fórum, comentários, diários, informações do perfil, imagens, entre outros. Caso estas ações sejam cometidas em um texto através da fala de personagens, o conteúdo criativo da obra será avaliado caso a caso e a equipe julgará se as ofensas, discriminações, etc. agregam ao propósito da obra ou não.

3. Publicarás apenas conteúdo, seja em forma de diários, textos, tópicos, sinopses, entre outros, que esteja primariamente escrito em Português. Citações ou palavras estrangeiras são permitidas contanto que componham clara minoria ao comparar com o restante do conteúdo.

4. Apresentarás apenas ilustrações que sejam imagens estáticas (não animadas), sem conteúdo adulto, ofensivo ou violento, seja como capas de textos, avatar de perfil, assinaturas, entre outros. O único local em que imagens animadas são permitidas é no diário, contanto que as imagens sigam as demais regras do site.

5. Não publicarás nenhum texto, tópico ou post inteiramente em itálico, negrito ou sublinhado, e não publicarás nenhuma forma de conteúdo neste site inteiramente em caracteres MAIÚSCULOS, incluindo sinopses e títulos de textos e tópicos – com exceção para siglas e nomes próprios cuja formatação padrão exija as letras maiúsculas.

6. Publicarás conteúdo adulto ou não adequado para todos os públicos com a classificação indicativa correta. Com algumas exceções, qualquer tipo de conteúdo pode ser publicado na Academia de Contos, contanto que a classificação apropriada seja selecionada. No entanto, como citado no quarto mandamento, é proibida a utilização de conteúdo adulto ou inadequado em imagens (incluindo capas de texto) ou sinopses.

7. Não criarás múltiplas contas no site com o intuito de burlar regras de concursos ou desafios, enganar outros usuários, ou ter qualquer tipo de vantagem no site – tal como apreciar, comentar e julgar os próprios textos, e qualquer outro tipo de atividade que pode ter como propósito ganhar emblemas ou ter mais chances vencer competições. No entanto, é permitida a utilização de mais de uma conta caso o escritor queira ter múltiplos pseudônimos, tal como Machado de Assis utilizou dos nomes Victor de Paula, João das Regras, Dr. Semana, etc. Nestes casos, o usuário deve informar aos administradores.

8. Não farás propaganda de outros sites ou produtos, nem trarás qualquer tipo de propósito comercial para o site, tal como vendas ou trocas de produtos entre os usuários. Caso poste um conteúdo no site que tenha sido extraído de outro site, é permitido postar links para a fonte do conteúdo, no entanto, a postagem de conteúdo externo desta forma só é permitida caso o usuário que o postou tenha adicionado informações, modificado ou reinterpretado o conteúdo. A divulgação de obras postadas aqui só é permitida através do sistema de divulgação do site, ou em áreas apropriadas no fórum.

9. Não postarás flood em qualquer área de conteúdo do site, com exceção do Espaço Recreativo no Fórum. Flood aqui se refere à mensagens repetitivas, de conteúdo inútil ou que pouco agrega à discussão, informações irrelevantes, etc. Também é proibido flaming, interação hostil ou ofensiva entre usuários, de conteúdo irrelevante.

10. Criarás apenas concursos bem organizados que sigam as seguintes regras: concursos devem conter um ou mais jurados, sendo eles membros da Academia de Contos, conter instruções detalhadas sobre o tema e os critérios de avaliação, determinar um prazo para o fechamento das inscrições e limites de palavras. O organizador deve eventualmente finalizar o concurso, confeccionando medalhas para os três primeiros lugares. Concursos são importantes para o site e afetam múltiplos usuários, e caso um usuário não esteja conduzindo-os direito, os seus direitos de organizar concursos serão removidos.

11. Não postarás uma obra de baixa qualidade, ou seja, textos com demasiados erros ortográficos e de coesão, com uso quase que em totalidade do internetês ou que não tenha coerência com os fatos descritos.

A equipe administrativa da Academia de Contos estará constantemente avaliando e acompanhando o conteúdo do site, reservando-se o direito de:

– Permanentemente excluir qualquer texto ou conteúdo postado no site, caso o conteúdo seja julgado como de extremo “mau-gosto” ou ofensivo, sem propósito artístico ou de uma qualidade abaixo do mínimo padrão de aceitabilidade concordado pela equipe (seja por conta de sua escrita ou sua mensagem);

– Mover, bloquear, ocultar e excluir qualquer tipo de conteúdo que não esteja de acordo com as regras aqui especificadas ou que não tenham sido publicados/postados na área adequada, sejam textos, comentários, tópicos no fórum, etc;

– Exilar (temporária ou permanentemente) qualquer usuário do site que descumpra regras mais graves, como plágio, ou por sua conduta, sem aviso prévio, se julgar necessário;

– Modificar estas regras caso julgar necessário;

– Punir usuários pela quebra de regras em mensagens privadas.