Buquês
Neko Ni
Tipo: Conto ou Crônica
Postado: 12/09/19 22:00
Avaliação: Não avaliado
Tempo de Leitura: 2min a 3min
Apreciadores: 4
Comentários: 3
Total de Visualizações: 1026
Usuários que Visualizaram: 7
Palavras: 424
[Texto Divulgado] ""
Livre para todos os públicos
Notas de Cabeçalho

Hey panquecas ˆˆ

Tudo bem?

Estava ouvindo Não existe amor em SP - Criolo esses dias e percebi como me sinto assim todo dia e como isso é triste. Como a solidão urbana existe e como ela nos afeta.

Espero que gostem ˆˆ

Capítulo Único Buquês

Buquê

substantivo masculino

1.

m.q. RAMALHETE ('ramo de flores').

2.

POR ANALOGIA

ou p.metf. reunião de coisas ou pessoas formando um conjunto.

"b. de exemplos"

Os salto-altos faziam barulho quando batiam no piso cimentado da Avenida Paulista.

A sexta-feira já escurecera a tempos mas seu caminho não era longo e a via era movimentada, ela não andava apressada, a maquiagem perfeita havia despendido de muito tempo para ser feita, o cabelo muito tempo para ser escovado e ela precisava continuar linda.

O vestido dourado brilhava, refletindo as milhares de luzes brancas saídas dos enormes prédios que se erguem, imponentes, de ambos os lados da Avenida. Os vários bares à via estavam entulhados de pessoas e tantas garrafas sobre as pequenas mesas que, com outros olhos, a cena poderia parecer cômica. Mas aquelas pessoas, já fora de seu estado normal eram apenas uma prévia de como ela esperava estar no mais tardar daquela noite.

Houve um tempo em que aquilo lhe soaria estranho, mas o tempo não era bom. No fim ela também estava consumida com aquilo, com o vai e vem diário que era a vida de todos: trabalho, faculdade e casa. A ganância movendo todos pelo mais e a vaidade os corroendo pelo melhor.

Tudo o que ela ansiava agora era perder-se entre outras pessoas vazias, buscando um gole de vida em um shot de Vodka.

Saindo da correria daquela cidade.

Alguém a parou pedindo algo, ela não olhou para o lado, não se importava mais. Essa parte dela tinha morrido também, aprendendo que era melhor não se importar. Quando você liga, você sofre.

Um grande grafite triste num alto prédio ao longe, reflexo de mais uma alma desesperada, observou-a virar a esquina da Rua Augusta.

Tão rápido quanto entrou na balada já estava com um doce na boca e um copo de alguma coisa forte na mão, balançando o corpo no ritmo envolvente da música eletrônica, esfregando-se em um estranho. Tudo em busca do calor de outra pessoa. Em busca de sentir.

Todos ali arrumados, chapados, vazios. Como lindas flores arranjadas em um buquê.

No final ela era apenas mais uma flor morta naquele buquê que era a vida das pessoas naquela cidade sem amor, sem sentimentos, semi automática.

“Não existe amor em SP…

Não precisa morrer pra ver Deus

Não precisa sofrer pra saber

O que é melhor pra você…

Cuidado com doce

São Paulo é um buquê

Buquês são flores mortas

Num lindo arranjo

Arranjo lindo feito pra você

Aqui ninguém vai pro céu”

(Não existe amor em SP - Criolo)

❖❖❖
Apreciadores (4)
Comentários (3)
Postado 20/08/20 14:03

Fiquei impressionada com o que você fez aqui. Foi fiel ao significado música e criativa nas comparações.

"Tudo o que ela ansiava agora era perder-se entre outras pessoas vazias, buscando um gole de vida em um shot de Vodka."

Eu simplesmente amei o trecho. Crítico na medida certa. Realista na medida certa.

Parabéns!

Postado 20/08/20 16:00

O sistema consome e engole. Ele é uma verdadeira boca de lobo. Quando tomamos consciência de nosso atos, já estamos fundidos com ele como se fossêmos um só; como se ele houvesse nascido conosco.

Com uma trama envolvente, a narradora consegue nos fazer ver aquilo que esta diante de nossos olhos: a eterna rotina vazia. Nos tornamos adultos patéticos que esquecem das próprias necessidades para suprir o consumo extremo que o sistema nos impõe. Nós somos constantemente lembrados de que nossa atual realidade é tudo o que menos queríamos. Nós nos entregamos ao sistema pensando em uma vida melhor, mas morremos por conta disso.

É incrível como você conseguiu capturar desde a loucura frenética do dia a dia, até a escapatória em busca de um gole de vida. Há tanta realidade nessas palavras que fica muito difícil saber se elas moram em nós ou nós que habitamos nelas. No fim, todos nós fazemos parte de um enorme buquê de flores mortas.

Obrigada por compartilhar essa obra mais que necessária conosco!

Parabéns, Neko

Postado 21/09/20 22:25

É incrível como nos perdemos em meio à tendências e padrões, é como se fossemos todos fácilmente levados pela grande massa. Isso é muito triste porque acabamos deixando a originalidade de lado por prazeres momentâneos e fotos, posts, likes... seu texto é incrível! Traz uma reflexão imensa dos dias em que estamos vivendo, da superficialidade que a vida moderna se tornou, onde o status e a estética são pesos maiores do que o espírito e a essência.

Infelizmente, somos pessoas vazias que procuram se completar com pessoas vazias. Flores sintéticas arrumadas em um buquê sem vida, sem cheiro, apenas plástico bonito.

Meus parabéns!!

:)