Diário de Aristides Dornas Júnior

Tudo Tem seu Perigo

Escrito 23/02/25 10:13

Eu ia continuar a leitura de A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO hoje, mas me apareceram outros textos para ler. Adiei Edgar Allan Poe. Mas, insisto em lê-lo. Agora estou pensando em contos. Os meus contos de preferência. Eles não são perfeitos, como eu gostaria que fossem. Mas, e eu o sou? Resposta: Não., porque eu sou um ser humano. E como ser humano tenho meus defeitos.

Mas, de qualquer modo, vou escrever um pouco sobre a composição. Para compor um conto, muitas vezes eu uso um processo criativo que eu chamo de minemômico. Procuro me lembrar de algo ocorrido. E se este algo ocorrido tem a graça de uma musa, eleijo-o como assunto. E vou me virando para fazer dele um bom motivo de conto. Eu sei que este processo me oferece perigo. O perigo de eu enxugar muito o assunto. E acabar contando uma estória que não vai interessar a ninguém.

Mas como disse um psicólogo meu conhecido: "Tudo hoje tem seu perigo." Perigo até de não escrever conto nenhum. E por isso eu digo, é preciso acrescentar notas de outros autores de contos.

Tags:

Comentários (0)

Ninguém comentou este diário ainda. Seja o primeiro a deixar um comentário!