Diário de Aristides Dornas Júnior

A Ficção

Escrito 30/05/25 17:49

Editado 2025-05-31 14:09:04

Escreveu o filósofo Aristóteles muito sobre o termo médio. Para falar a verdade, eu escrevo aqui o que entendo por termo médio. Se olharmos bem ao nosso redor veremos hoje, que não é tempo de Aristóteles só. Existem muitos filósofos, o que causa a especialização em Filosofia. Mas eu so me iniciei nos estudos filósoficos. Posso estar muito enganado, mas até onde pude entender, o termo médio de Aristóteles eu o comparo com a nossa classe média.

E porque eu fui me lembrar do grande grego? Porque cheguei até ele e desisti da Filosofia. Li um pouco de Sociologia. E fiz uma ficção: termo médio é a nossa classe média. E na nossa classe média encontram-se muitos escritores. E escritores criam o que? Criam ficção, não só eu sei.

Agora, um escritor tem lá suas manias. Eu, por exemplo, não sou o que chamam de homem social. E isto é o que minha mãe dizia de mim: ele não gosta de muita gente. Isso porque o meu pensamento pessoal viaja nas palavras, e prefiro mesmo é criar as minhas ficções. E digo tudo isso para dizer que na maioria das vezes a ficção é o que o vulgo chama de mentira. Eu não gosto que chamem de mentira. Ficção fica muito melhor se se disser dela, estória inventada. Mentira é uma coisa dita para ludibriar. Estórias inventadas são feitas para instruir, para divertir, e até com fins morais. E há mais. Mas, mas chega.

Tags:

Comentários (0)

Ninguém comentou este diário ainda. Seja o primeiro a deixar um comentário!