![]() ![]() ![]() 48 tópicos 31 proficientes 353 posts 147 proficientes |
Tema 21 - Metalinguagem O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor que relume... Como dizer o sabor, seu clarão seu perfume? Como enfim traduzir na lógica do ouvido o que na coisa é coisa e que não tem sentido? A linguagem dispõe de conceitos, de nomes mas o gosto da fruta só o sabes se a comes - Ferreira Gullar Embora o meu vocabulário seja voluntariamente pobre – uma espécie de Brasileiro Básico – a única leitura que jamais me cansa é a dos dicionários. Variados, sugestivos, atraentes, não são como os outros livros, que contam a mesma estopada do princípio ao fim. Meu trato com eles é puramente desinteressado; um modo disperso de estar atento... E esse meu vício é, antes de tudo, inócuo para o leitor. - Mário Quintana Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira. - Carlos Drummond de Andrade A função metalinguística é a função da linguagem em que o "código" em si, as palavras, a língua, está conectada à mensagem. Basicamente, um texto metalinguístico é um texto que fala sobre a linguagem, sobre o ato da escrita/leitura, ou um texto consciente de si mesmo. Para o Desafio Quinzenal 21 - Metalinguagem, o objetivo dos participantes será escrever contos, crônicas, poesias ou roteiros, de até mil palavras, que falem sobre o próprio ato de escrever, da linguagem. Existem várias maneiras de se trabalhar isso, e eu pessoalmente gosto tanto deste artifício que já o utilizei nos meus textos Poema Sem Classe e Viva. Mais exemplos encontram-se nos links do fim do post. [REGRAS] Todas as obras no desafio devem: – Estar de acordo com as regras de postagem do site bem como classificação etária; – Serem escritas individualmente e sem o envolvimento de terceiros, – Possuir a tag Desafio Quinzenal 21 – Metalinguagem; – Estar de acordo com o tema proposto; – Serem postadas até o prazo final; – Cumprir o limite de até 1.000 (mil) palavras. – Textos já postados não serão aceitos. OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas. [PRAZO] De 25 de Fevereiro a 11 de Março. [REFERÊNCIAS] Brasil Escola - Função Mentalinguística UOL Português - Função Metalinguística Alunos Online - Metalinguagem na Poesia Boa sorte a todos! :) Nada é permanente, exceto a mudança. - Heraclitus |
![]() ![]() ![]() 24 tópicos 11 proficientes 654 posts 245 proficientes |
Postado 25/02/17 19:33
Link direto
Aí o Diretor aproveitou e fez uma auto-propaganda de leve. O mundo é dos mais ligeiros mesmo... "Utter anihillation in the most absolute, destructive and painful way: this is what I want. And this is what I'll bring to everything and everyone in the wicked senseless Existence. And you?" - True Diablair |
![]() ![]() ![]() 48 tópicos 31 proficientes 353 posts 147 proficientes |
Postado 25/02/17 19:59
Link direto
Tópico atualizado. O prazo correto é até o dia 11 de Março. Citação de @Diablerius Aí o Diretor aproveitou e fez uma auto-propaganda de leve. O mundo é dos mais ligeiros mesmo... Nada é permanente, exceto a mudança. - Heraclitus |