639 pontos
5 tópicos 5 proficientes 24 posts 11 proficientes |
Com o recente avanço dos modelos de LLM (large language models, conhecidos popularmente como ferramentas de inteligência artificial), há também as pessoas que se aproveitam dos robôs para gerar histórias. A questão é que esses produtos não são feitos por humanos, mas sim produtos de palavras digitadas em uma caixa. Há diversas implicações éticas envolvendo seu uso, dentre as quais se destacam impacto ambiental e, o mais importante para nós no momento, plágio de autores, uma vez que o treinamento desses modelos utiliza, sem consentimento dos criadores originais, seus livros, contos e demais criações afins. Fora que o texto é de baixíssima qualidade, sem alma e ruim em sua totalidade. Sou usuário antigo da plataforma, assim como de outros sites, e estou observando, agora, algo que movimenta minha pergunta. Aqui na Academia, temos regras a seres cumpridas, como a primeira: 1. Não publicarás uma obra literária que não seja de sua autoria, independente da presença de créditos ou autorização do autor original. Isto inclui a utilização de personagens, cenários, ou outros elementos sobre os quais não tenha direitos autorais, com exceção de personagens disponíveis em domínio público. A utilização de citações ou trechos é permitida caso tenha um propósito criativo para a obra e seja apropriadamente citada. Se uma pessoa gera um texto em um bot de inteligência artificial, pode ser considerado de sua autoria? E uma pergunta ainda mais importante: a Academia de Contos, um site que preza pela liberdade criativa, premite esse tipo de manifestação aqui? Uma manifestação que se movimenta, de forma calada, porém avassaladora, contra a expressão artística do homem, tão definidora de sua espécie? De que forma o site irá agir para separar arte de produtos de IA? Entrego duas sugestões: A primeira: existir uma opção de denúncia nos textos para marcá-los, de forma permanente e visível, como gerado por IA. Assim, usuários podem escolher o que ver, não ver e evitar. A segunda: ser obrigatório o próprio usuário sinalizar que "seu" texto contém IA. Eu me ofereço, voluntariamente e com boa vontade, para conversar (com quem interessar) a respeito de sinais de IA no texto. não estou ligando muito pra falta de água no mundo, eu só bebo suco. |
2617 pontos
13 tópicos 8 proficientes 140 posts 85 proficientes |
Postado 01/10/25 08:17
Link direto
Sua discussão é muito pertinente! Realmente vivemos um momento extremamente conturbado e que traz muitos prejuízos para a arte. Acho suas sugestoes muito válidas e pertinentes. Obrigada por trazer à baila este tópico. |