Fórum >>Pátio >>Trilha dos Desafios >>Desafio Quinzenal

Desafio Quinzenal [FECHADO] Tópico para a organização dos desafios quinzenais. Iniciado por Azurisky em 25/02/16 14:46
▼ FIM
Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes

Olá pessoas!

Esse espaço é reservado para a criação e organização dos temas do Desafino Quinzenal. Será liberado um tema diverso e vocês poderão participar usando uma tag. Bem, nesse desafio não haverá qualquer espécie de premiação, entretanto, o texto que for escolhido como o melhor da quinzena, terá seu texto destacado até que um novo desafio seja criado e outra pessoa receba destaque. Caso possuam alguma dúvida, basta perguntar aqui mesmo.

Sejam criativos! Boa sorte!


❖❖❖

Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 25/02/16 14:59 Link direto

Tema 1: Materialismo

[OBJETIVO]

Pode ser definido como: "Maneira de viver extremamente devotada aos bens, valores e prazeres materiais".

Um certo filósofo antigo afirmava que um dos caminhos para a felicidade é o desapego material. Partindo desse princípio (ou não) sintam-se a vontade para criar um texto ou um poema que expresse sua visão sobre o Materialismo. Pode ser em qualquer classificação etária, qualquer gênero e qualquer tipo, desde que obedeça as regras. Não há limite de palavras. Solte sua imaginação!

[REGRAS]

Todos as obras no desafio devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritas individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir a tag materialismo;

– Implementar o tema proposto;

– Serem postadas até o prazo final.

OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas.

[PRAZO]

ENCERRADO.

[OBRAS]

Participante 1: @Thomas23 - Você sabe quem eu sou?

Participante 2: @Pedro352 - Materialismo Insano

Participante 3: @_Nyelerondana_ - O Apocalipse do Ser

Participante 4: @LEcrivain - Realmente Meu

Participante 5: @Alphellya - Qual O Sentido Disso?

Participante 6: @zayn - Material Boy

Participante 7: @giordanonb - [Consum]o a e[(i)smo]

Participante 8: @Hemmings - More

Participante 9: @Lain - TEXTO OCULTADO PELO AUTOR.

Participante 10: @Viajante - A Riqueza da Pobreza

Participante 11: @troytobegood - Emmaa e Seus Problemas

[MENÇÃO HONROSA]

A princípio eu não planejava destacar uma segunda obra, entretanto, essa chamou atenção de uma forma que não pude deixar de mencioná-la. Parabéns, @LEcrivain pelo excelente conto. Realmente Meu possui uma ótima carga sentimental. Orgulhe-se dela.

[RESULTADO]

A melhor obra desse desafio tem um nome um tanto quanto complicado assim que o vemos, mas tal qual seu conteúdo é surpreendente. Parabéns @giordanonb pelo seu destaque e parabéns por tamanha criatividade ao compor [Consum]o a e[(i)smo].




Haruan 261 pontos
0 tópicos 0 proficientes
5 posts 2 proficientes
Postado 25/02/16 20:46 Link direto

Onde devo postar?Aqui mesmo nessa aba ou tem algum link especifico do site que encaminha para a inscrição do texto?


"Me ofenda,que eu te esmago com uma palavra,me critique que te derroto em um golpe,me iluda,acho que não é possível,me conquiste,bem provável,me esconda,eu brilho mais."(Bolinho de arroz)



Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 25/02/16 20:56 Link direto

Citação de @Kally Santos

Onde devo postar?Aqui mesmo nessa aba ou tem algum link especifico do site que encaminha para a inscrição do texto?

Olá!

Para postar seu texto basta clicar em Enviar Texto, disponível no menu que aparece quando aproxima o mouse no seu nick. Aqui é só pra postar dúvidas e/ou o link quando vc postar :)

Não é necessário inscrição, mas para "marcar" o seu texto como uma obra que participa do desafio você precisa usar a tag materialismo.

Qualquer outra dúvida é só falar! <3




Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 12/03/16 19:11 Link direto

Olá a todos!

Com muito prazer lhes trago o resultado do desafio quinzenal. Antes de tudo gostaria de falar brevemente sobre as obras participantes!

Poemas e contos de excelente qualidade foram compartilhados aqui. Para mim, e certamente para outros, foi um deleite ler obras de tamanha primazia. Fiquei muito surpresa com alguns, confesso, mas em média todos os contos e poemas estavam num ótimo nível.

Uma observação é que pude notar que muitos autores abordaram o capitalismo e consumismo ao invés do materialismo. Bem, de certa forma é possível conectar os três e não haveria problema algum aborda-los, entretanto, muitos esqueceram-se de abordar o principal: O materialismo. Isso é um grande problema, visto que uma das regras para participar era implementar o tema. Como esse é o primeiro desafio, eu não quis me ater às regras com devera rigidez, mas deixo aqui meu conselho para aqueles que desejam participar dos próximos: Atentem-se ao tema proposto e abordem-no com segurança, caso contrário sua obra poderá ser desclassificada. Deixarei aqui uma curta definição dos termos:

“O consumismo se configura, portanto, quando as pessoas adquirem bens ou serviços para suprirem suas necessidades básicas ou realizarem seus sonhos e desejos de consumo. [...]

Já o materialismo aparece quando a pessoa valoriza muito mais o que tem do que o que ela é. O materialismo se manifesta quando uma pessoa julga as outras a partir do que elas têm, ao invés do que elas são. É quando os valores materiais superam os valores éticos e morais. É consumir em função dos outros ao invés de consumir em função de seus próprios sonhos e desejos de consumo ou da realização das suas necessidades. Ou ainda, consumir sem propósito”

Fonte

Vamos ao que interessa! Bem, eu precisei de ajuda para julgar os textos e gostaria de agradecer a Amara Helena pela ajuda para fazer comentários, mas infelizmente ela teve um problema com internet e não pôde enviar-me. De qualquer forma, quando ela o fizer irei editar o tópico.

OBS: A ordem não ilustra um pódio.

Participante 1: @Thomas23 - Você sabe quem eu sou?

Um ótimo conto criativo e reflexivo. O final misterioso é instigante para o leitor que pode ou não se enxergar na obra. A maneira abordada foi original, embora o estilo centralizado seja um tanto quanto estranho. Pequenos erros de acentuação foram notados, mas nada muito significativo.

Participante 2: @Pedro352 - Materialismo Insano

Característica do autor condensar sentimentos e/ou significados em curtos poemas. Essa obra não ficou diferente. Ótimo poema que capturou com excelência o tema.

Participante 3: @_Nyelerondana_ - O Apocalipse do Ser

A princípio, a estrutura do texto deixou-me confusa. Lembra um poema pelo modo que está disposto, mas está marcado como conto ou crônica... Ausência de pontos e/ou vírgulas fazem grande diferença, muito embora a mensagem possa ser captada e surpreenda os leitores com um ótimo final.

Participante 4: @LEcrivain - Realmente Meu

Maravilhoso conto que captura com perfeição o materialismo. Na verdade, a ausência dele. Mostra em lindos parágrafos através de uma história comovente o que realmente vale a pena.

Participante 5: @Alphellya - Qual O Sentido Disso?

Gostei muito da mudança de comportamento da personagem na metade do conto. Foi muito interessante ver como ela valorizava as coisas e no final perguntou-se qual a razão daquilo tudo. Uma ótima reflexão.

Participante 6: @zayn - Material Boy

Não achei muito criativo e não foi algo que me deixou impressionada ao terminar de ler. Outro texto que mistura capitalismo com consumismo e materialismo. Sobre o terceiro quesito, ortografia/gramática, penso que pontos nos lugares corretos e/ou pontos e vírgulas deixariam o texto melhor estruturado.

Participante 7: @giordanonb - [Consum]o a e[(i)smo]

Crítica forte ao comportamento humano egoísta que busca incessantemente qualquer espécie de superioridade. Esta que, como foi apresentado, pode ser alcançada com materialismo. Excelente jogo de palavras e implementação do tema proposto. Sem dúvidas um dos melhores poemas do desafio.

Participante 8: @Hemmings - More

Conto curto, mas bem elaborado. Demonstrou numa interessante narrativa a mudança de perspectiva de uma personagem quanto ao valor e suas atitudes. Foi interessante ver o amadurecimento da personagem e como ela reagiu no “fundo do poço”. Alguns erros de digitação foram observados.

Participante 9: @Lain - Sequer Houve Movimento

Texto ocultado pelo autor e não considerado.

Participante 10: @Viajante - A Riqueza da Pobreza

Ótimo poema. Sucinto ao demonstrar em ótimos versos uma comparação que vai muito além do que alguém tem e outro não.

Participante 11: @troytobegood - Emmaa e Seus Problemas

Esse conto muito me agradou. A relação das personagens fora tão bem explicada em tão poucas palavras que é até difícil crer que o texto seja tão curto. Não há nada que possa ser criticado no texto. A ideia de uma personagem materialista com o vício foi bem original em comparação com os concorrentes.




Vitória Turbiani { red queen 331 pontos
6 tópicos 5 proficientes
100 posts 38 proficientes
Postado 12/03/16 19:15 Link direto

Parabéns a todos os autores desse desafio. <3




Sorelly Rainha dos Trouxas 2684 pontos
26 tópicos 17 proficientes
291 posts 134 proficientes
Postado 12/03/16 20:41 Link direto

Tema 2 – Felicidade Mórbida

[OBJETIVO]

A proposta desse tema tem como objetivo mostrar outra realidade sobre a morte: a de benfeitora. Como já dizia a nossa querida autora Simone de Beauvoir, “a morte parece menos terrível quando se está cansado”, e é justamente nessa visão que está o desafio. Pela primeira vez, a Morte não será tratada como vilã, mas como uma futura amiga, como uma salvação para o eu-lírico que a idealiza por desconhecer as alegrias da vida.

Recomenda-se que a classificação etária não seja recomendada para menores de doze anos, podendo aumentá-la de acordo com a visão retratada; não havendo limite de palavras, e podendo ser tanto um Conto/Crônica quanto Lírico.

Soltem a imaginação sem moderação.

[REGRAS]

Todas as obras no desafio devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritas individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir a tag Felicidade Mórbida;

– Estar de acordo com o tema proposto;

– Ser escrita em um único capítulo;

– Serem postadas até o prazo final.

OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas.

[PRAZO]

E N C E R R A D O !

[OBRAS]

Participante 1: @Diablerius - Um Simples Buraco;

Participante 2: @tida - Uma experiência de quase morte (E.Q.M);

Participante 3: @Thomas23 - Meu desejo profundo;

Participante 4: @giordanonb - Ato único de uma noite qualquer;

Participante 5: @Julih - Queda Livre;

Participante 6: @Bianca - Hoje eu abracei a morte;

Participante 7: @Pedro352 - Curandeira;

Participante 8: @guzvieira - O começo de um fim;

Participante 9: @Yvi - Despertar;

Participante 10: @Kally Santos - Eu o trem e a escuridão;

Participante 11: @tallinti7 - Eu a vi uma vez;

Participante 12: @hospice - Sobre(viver);

Participante 13: @HendriaMoura - Em seus braços;

Participante 14: @OneDarkQueen - Amor pela morte;

Participante 15: @IzzyReis - Uma conversa entre a vida e a morte;

Participante 16: @AzuriSky - O Fim Não É O Fim;

Participante 17: @troytobegood - Predeterminado;

[MENÇÃO HONROSA]

Houve um segundo destaque, justamente pela criatividade e pela maneira como a autora abordou o tema proposto. Portanto, parabéns @AzuriSky pelo brilhante poema O Fim Não É O Fim que também leva o destaque desse desafio.

[RESULTADO]

A melhor obra novamente é do nosso querido autor @giordanonb, com o genial poema Ato único de uma noite qualquer, que diante de tanta beleza, reflexão e uma abordagem única e fiel ao tema proposto, ganha esse desafio.


You're my home, yeah

You'are my only home



Francisco L Serafini 2428 pontos
128 tópicos 100 proficientes
549 posts 294 proficientes
Postado 14/03/16 11:31 Link direto

Prezados, só reforçando o que a Joice já disse: Para participar, basta usar a tag do desafio. Nada além disso se faz necessário, tal como postar o texto ou o link do texto aqui no tópico.




Hêndria Moura 315 pontos
6 tópicos 6 proficientes
91 posts 20 proficientes
Postado 23/03/16 15:36 Link direto

Ainda pode participar?

[edit] agora que vi o prazo, desculpem.




Vitória Turbiani { red queen 331 pontos
6 tópicos 5 proficientes
100 posts 38 proficientes
Postado 26/03/16 14:06 Link direto

Tema 3 – Rêverie

[OBJETIVO]

Rêverie (do Francês) ou Reverie (do Inglês) tem como significado sonhar ou devaneirar. A proposta desse tema é bem clara: deixar-se levar pelos seus devaneios, deixar-se divagar e ignorar totalmente o mundo real em que se vive para criar alguma realidade, seja boa ou ruim, em sua mente. Nem todos os devaneios são bons; alguns apenas existem como fantasmas em sua cabeça para torturar-lhe enquanto a sua imaginação traça os seus passos.

Solte-se das amarras da vida real e aprofunde-se em seus devaneios. Eles são bons? São ruins? Explore-os ao máximo e conte para nós. Um acontecimento fictício de alguém pode ser, em casos mínimos, a realidade de outrem.

A classificação etária deverá ser respeitada conforme as regras do site. Não há limites de palavras, afinal ao se devaneirar não deve-se por limites. Devaneeiem à vontade.

Apenas Contos/Crônicas poderão ser escritos neste desafio.

[REGRAS]

Todas as obras no desafio devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritas individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir a tag Rêverie;

– Estar de acordo com o tema proposto;

– Ser escrita em um único capítulo;

– Serem postadas até o prazo final.

OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas.

[PRAZO]

De 27/03 até 09/04

[OBRAS]

Participante 1: @AzuriSky - Rockstar;

Participante 2: @Yvi - Deliciosa mente perturbada ;

Participante 3: @Shittx - Neon;

Participante 4: @OneDarkQueen - Pega-Pega;

Participante 5: @giordanonb - Sem hora para dores;

Participante 6: @tida - O anel;

Participante 7: @Thomas23 - Um soco no destino;

Participante 8: @Sorelly - Utopia;

Participante 9: @LEcrivain - O notório Giuseppe;

Participante 10: @troytobegood - Biopsicossocial;

[MENÇÃO HONROSA]

[RESULTADO]




Sorelly Rainha dos Trouxas 2684 pontos
26 tópicos 17 proficientes
291 posts 134 proficientes
Postado 27/03/16 20:49 Link direto

Hello, sweetbunnies da tia Elly, como vão? Ansiosos e ansiosas? Agradeçam por eu ter juízo na cara (e ter ficado com medo de alguns users) porque eu ia postar só na segunda.

Antes de começar, uma pequena explicação sobre o tema:

Felicidade Mórbida foi um tema proposto, principalmente, para vocês terem uma visão diferente daquele que o senso comum os permite ter. Não é para achar normal alguém se suicidar, ou ter uma devoção imensa perante a morte; longe disso. Mas são para vocês, meus caros escritores, enxergar que por detrás de cada ato há um significado, para pelo menos terem uma ideia de que a dor que o outro carrega é maior do que podem imaginar. Ou seja, foi um tema pra que vocês reflitam antes de julgar, para que vocês possam auxiliar alguém antes que seja tarde demais. Para que vocês pudessem se colocar no lugar e, talvez, compreender melhor a situação.

Praticamente todos os textos e poemas foram muito bem escritos, e eu simplesmente me deliciei em ver visões e descrições totalmente diferentes. No entanto, o tema era para ter uma ideia de que a morte seria a salvação, ou seja, necessitaria de motivos para tal, o que senti uma ausência grande nesse quesito. Por que o protagonista/eu-lírico almejava morrer? O que aconteceu? Isso foi forte o bastante para desejar a morte? São perguntas assim que eu queria ter respostas nos textos de vocês, e poucos foram o que conseguiram de fato pegar o tema. Todavia, a escrita de vocês realmente me encantou e me deixou totalmente satisfeita.

Sem mais delongas, vamos aos comentários e ao resultado.

Participante 1: @Diablerius - Um Simples Buraco.

Um ótimo texto, onde o autor soube descrever perfeitamente as cenas, os detalhes e principalmente os sentimentos que levaram o protagonista a achar no fim a sua felicidade. Um texto que me fez refletir principalmente sobre a justiça como algo individual, pois só aqueles que passam por uma determinada situação sabem os sofrimentos obtidos perante a injustiça de um mundo violento. É o que o protagonista sentiu. Um simples buraco que teve como consequência tragédias irreversíveis, e uma história tão triste como legado.

Participante 2: @tida - Uma experiência de quase morte (E.Q.M);

A autora trabalhou com uma temática pouco vista no ramo da escrita, e apesar daquela dor de saber que também foi um fato verídico, foi um texto bom, tendo alguns deslizes nos erros de digitação. Houve uma visão diferente sobre a maneira de viver, como viver de um modo contrário, o que muito me agradou.

Participante 3: @Thomas23 - Meu desejo profundo;

Apesar da narrativa ter sido puxado para o lado mais comum, em nada diminuiu a forma impactante na qual fomos apresentados o motivo do protagonista encontrar na morte o seu desejo realizado. A situação comum só reforçou a ideia do quanto esse pensamento mórbido está presente nas nossas vidas, nos familiarizando em diversas situações.

Participante 5: @Julih - Queda Livre;

Esse é um daqueles textos loucos que mexe com o tempo, com a mente, com tudo. Sim, o começo foi um pouco confuso, mas com o decorrer você percebe a intenção da autora: os flashbacks; as últimas lembranças antes de se encontrar com o fim de sua queda livre. Foi bem descrito, e com uma narrativa bem gostosa e diferente de ler.

Participante 6: @Bianca - Hoje eu abracei a morte;

Um poema pequeno e simples, mas enorme em seu significado. O gostoso foi a reflexão da contradição existente no primeiro e segundo parágrafo, como se a morte quisesse que ela vivesse, para então mostrar os motivos positivos de se morrer.

Participante 7: @Pedro352 - Curandeira;

Este foi um poema muito bem redigido e expressado em uma musicalidade muito boa. A morte aqui de fato era a criatura que iria salvar a humanidade de suas dores, angústias e companhia. Um desenvolvimento de fato muito bom!

Participante 8: @guzvieira - O começo de um fim;

É notável o desejo intenso de morrer no decorrer do texto, assim como os motivos foram muito bem explícitos, e sim, a liberdade do protagonista estava de fato no fim de sua vida. Porém, senti a ausência de um enredo um pouco mais trabalhado, mas de fato foi um ótimo texto.

Participante 9: @Yvi - Despertar;

De fato “Despertar” foi um texto muito bem escrito, e o mais intrigante é a maneira como o protagonista parece ter muita confiança naquela que segura a foice. Porém, ainda senti a falta de um motivo maior na qual o protagonista quer seguir a morte.

Participante 10: @Kally Santos - Eu o trem e a escuridão;

Eu senti que o texto poderia ter sido mais elaborado, pois houve, também, uma ausência dos motivos que levaram o protagonista a pular em frente ao trem. Seria por que não havia de fato ninguém o esperando? O que haveria acontecido antes disso? Era como se o protagonista apenas quisesse pular e nada mais. Notei também a falta de espaçamento entre as pontuações, o que acabou cansando um pouco a leitura.

Participante 11: @tallinti7 - Eu a vi uma vez;

Um ótimo texto, tão diferente daqueles que houve no desafio, e admiro a criatividade da autora perante o tema. Mais do que isso, houve toda uma história por detrás da vinda da morte, e o diferencial que mais me agradou: existiu um terceiro participante. Não era apenas a morte e sua vítima, dessa vez, havia alguém que testemunhou esse momento. Um desenvolvimento impecável, em minha opinião.

Participante 12: @hospice - Sobre(viver);

Um ótimo texto, de fato, e o que mais chamou a atenção foi a musicalidade em cada linha até o final. Seria proposital? Talvez. Mas isso acabou dando um charme a mais no desenvolvimento que foi muito bem descrito, e condizente com o tema proposto.

Participante 13: @HendriaMoura - Em seus braços;

Um texto totalmente maravilhoso e criativo, a temática da autora, já conhecida por mim, me agradou ao extremo. As pausas, as curtas orações, era como se dessem um ênfase no fim, à vida curta. E o mais interessante? É responder apenas a uma pergunta: de quem eram aqueles braços? Da morte, ou daquele que acompanhou a sua morte?

Participante 14: @OneDarkQueen - Amor pela morte;

O que dizer de um texto tão mórbido como este? Simplesmente m a r a v i l h o s o. A autora soube escrever o tema tão bem descrito que a paixão (talvez obsessiva) pela morte se torna algo um pouco menos irreal. E algo que vale à pena ressaltar: a protagonista tem razão, “a verdadeira morte não é a física, mas aquela a qual se morre a cada minuto que se passa”.

Participante 15: @IzzyReis - Uma conversa entre a vida e a morte;

Esse foi de fato o texto mais criativo do concurso! Quem pensaria no diálogo entre a vida e a morte? E o mais magnífico? A crítica por detrás dela! A conversação existente entre as duas criaturas foi impressionante, e os argumentos colocados pela Morte são simplesmente únicos e verdadeiros, uma visão a qual todos deveriam ter em mente. O que dizer? É perfeito. No entanto, apesar disso, houve uma fuga do tema, infelizmente.

Participante 17: @troytobegood - Predeterminado;

Este também foi um poema maravilhoso, que condiz totalmente com o tema proposto. As rimas foram de uma naturalidade impressionante, o que deram um ar mais charmoso no poema. E o interessante? A estrutura parece uma ampulheta, o que realmente dá aquela ligação de tempo entre a vida e a morte.

É isso, pessoal...

Sentiram a falta de algum detalhe? Oh, sim. Era para deixar duas pessoas mais possessas por não acharem seu Nick e comentário acima, e por quê? O resultado, é claro. Mas antes de anunciar, haverá uma MENÇÃO HONROSA para um usuário, porque de fato ele merece um destaque juntamente com o ganhador, por ter chegado igualmente perto do tema proposto e pela escrita praticamente impecável. E sim, estou falando contigo, senhorita Joy:

Participante 16: @AzuriSky - O Fim Não É O Fim;

Essa foi, sem dúvida, uma das obras que mais chegou perto daquilo que eu queria, sobre a real felicidade em morrer, ou nesse caso, na adoração da morte. Um poema simplesmente maravilhoso, com uma musicalidade invejável e descrita de uma forma espetacular.

E sim, o GANHADOR como muitos haviam comentado é o usuário @Giordano!, com o poema Ato único de uma noite qualquer. O que dizer dessa obra? Ela simplesmente é magnífica, assim como o próprio gênero o pede, a leveza em cada palavra, e o sentimento em cada verso é notável, assim como o apelo pela morte como sua salvação para, enfim, encontrar novamente com a felicidade, que por ironia, foi retirada pela sua “salvadora”.

Lembram da surpresa que eu disse no BP? Yeah, esse feedback horrível que dei aqui no tópico é totalmente simbólico. Vocês irão ganhar o verdadeiro via comentário na obra de vocês durante essa semana (sem dia previsto, pessoal). Motivo? São muito grandes para colocar aqui, e garanto que a ansiedade de vocês iria me matar se fizesse isso.

É isso, parabéns a todos pela dedicação e pelos excelentes textos, e muito obrigada pela participação de vocês. Espero nos vermos nos próximos desafios!


You're my home, yeah

You'are my only home



▲ TOPO
[Tópico Fechado]