Fórum >>Pátio >>Trilha dos Desafios >>Oneshot Per Month Project

Oneshot Per Month Project [ABERTO] Desafio de escrita criado em 2018 por alguns escritores nostálgicos. Iniciado por Gans em 12/09/20 22:50
▼ FIM
Gans 262 pontos
1 tópicos 1 proficientes
29 posts 29 proficientes

[ONESHOT PER MONTH PROJECT]

Olá, como vão?

Juntamente com outras duas amigas, sou um dos administradores atuais do Oneshot Per Month Project. O projeto nasceu no início de 2018 e tem um propósito simples: ser um estímulo para a criatividade daqueles que participam, permitir que as pessoas explorem novos lados da própria escrita e proporcionar um ambiente saudável para a troca de ideias. Buscamos variar o direcionamento dos desafios todos os meses, de modo a englobar o quanto pudermos de diferentes gêneros e histórias.

O OPMP funciona de uma forma simples e dinâmica, que foi um pouco mudada desde que começou:

~> No começo de todos os meses, um dos administradores irá divulgar a temática daquele mês e algumas regrinhas que devem ser seguidas para escrever o texto, de modo a deixar tudo bem direcionado e direto, ainda assim permitindo a liberdade criativa dos participantes.

~> Dependendo da dinâmica do mês em questão, os participantes podem sugerir frases, imagens, músicas que serão os "subtemas" do mês e que serão sorteados e distribuídos entre os participantes. Nesse caso, o texto tem que ser escrito com base no que foi recebido, seguindo, por exemplo, o gênero proposto naquele mês.

Entretanto, geralmente evitamos esse modelo e sugerimos um único tema para ser escrito. Ao final do prazo de um mês, os participantes podem votar em seus textos favoritos e o vencedor do mês tem sua foto exposta no hall dos vencedores dentro do grupo de WhatsApp, e também ganham algumas vantagens no mês seguinte.

Atualmente as tags relacionadas ao projeto em outro site contam com mais de 100 textos escritos nesses quase três anos de projeto. E queremos trazer um pouco desse mundo para o Academia. Sabemos que o site possui muitos escritores talentosos e achamos relevante trazer um projeto de escrita do qual temos tanto carinho para cá.

A participação não é obrigatória em todos os meses, mas é sempre bom tentar interagir, certo?

Inicialmente, abriremos vagas apenas para novos escritores. Mas, eventualmente, é provável que vagas de Beta Readers e Capistas possam ser abertas. Para aqueles que se interessaram, por gentileza respondam o formulário abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJmWvl87MKZJtFohirzINPr_nJEPBMbZ6hhJ5XmHj_WUcbYQ/viewform

As inscrições estarão abertas até uma data indeterminada, o resultado será divulgado ao participante assim que analisarmos a inscrição.

[NEW AREA UNLOCKED; Welcome to a new world]

Mais sobre o OPMP...

Para aqueles não familiriazados, entrar no grupo de WhatsApp do projeto pode ser uma verdadeira aventura, pois possuímos um Reino inteiramente montado ao redor de situações que aconteceram com o passar dos anos dentro daquele chat. Mas não se emgane, não se trata de um RPG. Se fosse para ser definido, povavelmente seria classificado como uma brincadeira interna.

Sem mais delongas, bem-vindos (as) à Liechenburg:

Resumidamente, o Reino de Liechenburg é dividido entre seis províncias, cada uma com uma particularidade diferente. Repleto de nobres e conspirações, o Reino é o lugar ideal para aqueles que gostam de uma boa disputa pelo poder.

As seis províncias são:

1. Queensborough é a jóia da coroa, tem cidades modernas e bem urbanizadas como Stohess, a capital do Reino. É a povíncia de onde partem todas as ordens reais e onde os escritores se hospedam durante os desafios.

2. Marlborought tem uma alta taxa de urbanização e muitas culturas diferentes. Possui as maiores e mais populosas cidades do país, ideal para quem ama a vida noturna agitada dos grandes centros. A Capital é Malberg.

3. Baudelaire é o distrito paraíso da nobreza, tem muitas ferrovias e cidades litorâneas bonitas. A capital de Baudelaire é Benoit.

4. Gardélia é o jardim do reino, uma província especializado nas flores, as cidades têm ampla integração com a natureza. A capital desse distrito é Magnólia.

5. Pearlbaton é o ponto vitoriano do país, as cidades misturam a modernidade com a elegância do passado. Existem muitos locais históricos e propícios ao estudo da geologia, a principal cidade dessa província e também a capital é Azurita (antes chamada de Lazulibaton).

6. Mortoon é o distrito mais distante, a capital dessa província é Fluenhart e fica às margens de um grande lago. Geralmente, embora o mais distante, é o primeiro lugar onde as pessoas costumam chegar antes de desembarcar em Stohess.

Depois dessa breve introdução, em nome da administração, apresento aqui a selção de temas de 2020. Infelizmente só chegamos aqui no final do ano passado, então espero que este ano possamos mostrar todos os temas que preparamos.

Fevereiro: De volta às origens (Proposta: neste mês os participantes só poderiam escrever fanfics, de preferência com obras que os introduziram a esse mundo, ou seja, nada de originais.);

Março: Mês da Música (Março é tradicionalmente o mês da música dentro do projeto, os participantes enviam músicas e sorteamos entre eles mesmos, o objetivo é escrever uma oneshot com a música recebida.);

Abril: Mês das Drabbles e Droubbles/Mentira ou Verdade (Os participantes deveriam escrever uma drabble [100 palavras exatas]ou uma droubble [200 palavras exatas] contendo uma mentira ou uma verdade);

Maio: Mês das Noivas (Em maio, o objetivo era simples: o texto deveria ter obrigatoriamente uma noiva em seu conteúdo);

Junho: Love is in the air (Como o título já diz, junho foi o mês do amor. O objetivo desse tema era escrever um texto envolvendo algum tipo de amor);

Julho: Mês do Otaku fedido (O texto deveria envolver referências geek/otaku)

Agosto: Ditado popular (Com base em um ditado popular, o participante deveria escrever um texto cujo ditado aparecia no corpo ou era a representação do ditado)

Setembro: Mês do Slice of life (Com drabbles e droubbles, aqueleque participasse deveria escrever sobre algo do cotidiano);

Outubro: Mês do Terror e Horror (Apenas textos com essa temática participaram);

Novembro: Mês dos opostos/Mês da dualidade (Os participantes deveriam sugerir duas palavras opostas, que foram sorteadas e redistribuídas. A patir daí, o escritor teria que desenvolver um texto em que esses dois conceitos estivessem em oposição).

Dezembro: [Extra] Cartas ao passado (Indicado por um participante, esse tema foi o primeiro a entrar em dezembro, que geralmente é um mês de férias no projeto. O objetivo era escrever uma carta ao passado);

E no final do ano, estes foram os vencedores de cada mês (os meses com mais de uma foto foram empates e/ou título de vencedor passado para outra pessoa com a concordância dos envolvidos):

Bom, espero vê-los muito em breve no projeto!


❖❖❖

D Fundador, Programador e Conselheiro da Academia 969 pontos
47 tópicos 30 proficientes
351 posts 145 proficientes
Postado 13/09/20 02:26 Link direto

Obrigado por trazer este projeto à Academia, espero que consigas alguns participantes daqui!

E seja bem vindo de volta, Gans :)


Nada é permanente, exceto a mudança.

- Heraclitus



Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 13/09/20 14:04 Link direto

Que desafio maravilhoso!! Já conte comigo nessa empreitada hahaha! ♡(ӦvӦ。)

Fiquei com algumas dúvidas, podendo ser até "bobinhas". Eu devo escrever um texto por mês? Ou serão vários? O formulário é por esse projeto existir em outras plataformas?

Notei que pede três textos postados, seria para dar dicas? (Eu adoraria) Ou algo parecido?

Estou animada, vou adorar receber um tema para escrever. Vai aflorar a imaginação e muito! A ideia seria começar no próximo mês? (Mal vejo a hora de dar início)

Cheia de energia, agradeço por trazer esse projeto para a Academia de Contos! (ノ◕ヮ◕)ノ*.✧

Assinado uma pequena vampira, <3




Gans 262 pontos
1 tópicos 1 proficientes
29 posts 29 proficientes
Postado 13/09/20 19:22 Link direto

Citação de @PaulaMVS

Que desafio maravilhoso!! Já conte comigo nessa empreitada hahaha! ♡(ӦvӦ。)

Fiquei com algumas dúvidas, podendo ser até "bobinhas". Eu devo escrever um texto por mês? Ou serão vários? O formulário é por esse projeto existir em outras plataformas?

Notei que pede três textos postados, seria para dar dicas? (Eu adoraria) Ou algo parecido?

Estou animada, vou adorar receber um tema para escrever. Vai aflorar a imaginação e muito! A ideia seria começar no próximo mês? (Mal vejo a hora de dar início)

Cheia de energia, agradeço por trazer esse projeto para a Academia de Contos! (ノ◕ヮ◕)ノ*.✧

Assinado uma pequena vampira, <3

Olá~

Então, sobre sua primeira pergunta: você pode escrever quantos textos quiser durante o mês dentro do desafio, mas apenas um vai concorrer na votação. Se desejar, você também pode continuar a postar mais capítulo de um determinado texto depois do período de votação. E sim, o projeto começou em outra plataforma, então é mais fácil para organizarmos os interessados por meio do formulário...

Os textos que pedimos são mais para avaliar o estilo do participante, mas, tratando-se de um grupo de escritores, sempre podemos dar dicas :)

Bom, você pode até começar com o tema desse mês, já que o desafio ainda está acontecendo, mas inevitavelmente teria menos tempo para escrever.

Mais alguma dúvida?~




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 13/09/20 21:20 Link direto

Acreito que são essas as minhas dúvidas... por hora! hahahhha :3

Qual seria o tema do Desafio deste mês, bem como a tag que devo colocar?

(Parece que ainda tenho dúvidas ahha)

Agradeço por responder rápido, <3




Gans 262 pontos
1 tópicos 1 proficientes
29 posts 29 proficientes
Postado 26/09/20 17:22 Link direto

Olá, perdão pela demora~

Segue o anùncio do tema deste mês (embora esteja quase no fim):

OPMP — TEMA DE SETEMBRO

''Às vezes os dias passam de forma tão natural e cotidiana que nem percebemos direito as pequenas coisas que compõem nossos momentos de "respiro" no meio da rotina. Aqueles pequenos gestos e situações que estão sempre lá e só damos valor quando eles desaparecem em algum ponto no tempo.

O tema de setembro do OPMP é Slice of life

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, significa meio que "pedaço da vida", é um gênero principalmente focado em situações do cotidiano. O objetivo desse mês é escrever sobre situações cotidianas da escolha de vocês em forma de drabble (100 palavras exatas) ou droubble (200 palavras exatas).''

Aqui no site você deve incluir nas tags do seu texto OPMP ou Oneshot Per Month Project. Se conseguir participar, desejo uma boa sorte~




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 26/09/20 20:29 Link direto

Que tema mais legal!!! (será que consigo escrever algo? ...Talvez~)

E de quebra ainda conmheci o "droubble (200 palavras exatas)", não sabia de sua existência!!

≧ω≦




Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 01/10/20 18:25 Link direto

Ja estou contribuindo <3

http://www.academiadecontos.com/texto.php?id=5637




Gans 262 pontos
1 tópicos 1 proficientes
29 posts 29 proficientes
Postado 01/10/20 19:29 Link direto

O prazo desse mês foi encerrado, obrigado aos que se interessaram! <3

Em breve voltarei com o tema de outubro. Até breve~




Gans 262 pontos
1 tópicos 1 proficientes
29 posts 29 proficientes
Postado 03/10/20 16:44 Link direto

ONESHOT PER MONTH PROJECT — TEMA DE OUTUBRO

Em outubro, o OPMP abriu as portas do reino para o medo, as bruxas passeiam pelo céu, espíritos que não descansaram dançam pelas ruas da Capital e as vozes do escuro falam mais alto. E você, qual monstro ganhará vida em seu texto?

Pois bem, aproveitando também sobre os eventos de outubro aqui no site, o tema deste mês é terror e horror.

Desde o primeiro ano do projeto não temos um mês inteiramente dedicado a este tema, e o que melhor seria trazê-lo de volta no mês das bruxas? Vocês terão que escrever um texto envolvendo terror ou horror, não tem limite de palavras (mas sejam conscientes, afinal temos que conseguir terminar de ler para votar), podem usar qualquer elemento que gostarem, a história não precisa ser necessariamente original, então podem escrever sobre séries ou o que preferirem.

Para aqueles que se interessarem este mês, favor entar em contato comigo informando sobre a inscrição, desde já agradeço.

Dúvidas e demais assuntos, sintam-se livres para me procurar. :)

Boa sorte a todos~




Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 27/10/20 13:50 Link direto

Olá!!

Acabei de fazer minha contribuição para o tema desse mês!!

Fico feliz em poder participar!!




▲ TOPO