Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Opiniões e Análises >>Festival de Inspirações

Festival de Inspirações [ABERTO] um espaço de recomendações culturais variadas, visando principalmente os clássicos, mas também contemplando os contemporâneos. Iniciado por Meiling Yukari em 16/10/20 17:17
▼ FIM
Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes

Olá a todos!!

Inspirada pelas indicações de filmes da senhorita Shizu, eu pensei em promover aqui um espaço de recomendações culturais variadas, selecionadas através de temas ao longo do tempo.

Entra os elementos que eu gostaria de trazer, estão: obras de arte (tais como pinturas e esculturas), produções literárias (tais como poemas e contos específicos, ou livros inteiros), músicas (instrumentais ou cantadas), e até mesmo artigos científicos ou textos e livros com conhecimentos acadêmicos.

Pois todos nós, independentemente da idade que temos, ou do grau de escolarização, sempre podemos nos aventurar dentro do mundo dos clássicos. A cultura erudita está posta no mundo, e todos nós temos o direito de nos apropriar dela.

Mas por qual motivo eu pensei nisso? Na verdade, são dois motivos distintos, mas que conversam entre si.

Primeiramente, as obras serviriam como uma inspiração direta para todos nós escrevermos textos e poemas através da arte apresentada.

E, em segundo lugar, para aumentar nosso repertório de conhecimentos clássicos e eruditos, o que por si só, já nos ajuda na escrita e na inspiração para nossos textos e poemas! Mas não irei focar apenas nos clássicos, também trarei conteúdos de artistas contemporâneos, não se preocupem, hahaha! Pois, não é somente nos clássicos que reside a alta cultura.

É uma proposta talvez um tanto diferenciada, não sei se será do agrado de todos, mas ficarei feliz se uma ou outra pessoa gostar e puder se beneficiar dos conteúdos culturais aqui expostos!

Lista de temas:

Terror e Horror - Parte I

Terror e Horror - Parte II


❖❖❖

Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 16/10/20 17:35 Link direto

TEMA DE TERROR E HORROR

Olá, meus queridos!!

Como todos sabemos, este mês de outubro transformou a Academia de Contos em um antro repleto de sangue e putrefação! Não que a AC (Academia da Carnificina) já não fosse um lugar repleto de horrores e bizarrices, obviamente, rs. Mas então, nada mais justo do que esse ser o nosso primeiro tema!!

PARTE I

OBRAS DE ARTE QUE RETRATAM HORRORES

Nessa primeira parte sobre o tema de terror e horror, vamos ver alguns pintores clássicos e também outros contemporâneos a nós, que possuem até contas no Instagram!!

"O Juízo Final"

Essa é uma pintura do artista renascentista italiano Fra Angelico (1395-1455). A pintura retrata as torturas do Inferno e é datada do século XIV, tendo sido originalmente situada na igreja de Santa Maria degli Angeli, em Roma, mas que agora está no museu de San Marco, em Florença.

~~~

“A face da guerra”

Obra de Salvador Dalí (1904-1989). O terror da guerra é uma temática recorrente nas obras maravilhosas e interessantíssimas desse artista surrealista espanhol.

Aqui está uma foto dele:

~~~

“Uma marionete para a sobrinha”

Obra produzida por Santiago Caruso, um artista plástico argentino, nascido em 1982, e conhecido por suas pinturas com temáticas aterrorizantes. Vivo e muito ativo, ele possui uma conta no Instagram ( @santiagocaruso.art ), a qual vale muito a pena dar uma olhadinha!

~~~

“Deterioração da mente sobre a matéria”

O autor desse quadro é Otto Rapp, um pintor austríaco, nascido em 1944, e que pintou em 1973 este crânio humano em estado de putrefação sobre uma gaiola. Ele também possui uma conta no Instagram ( @artofthemystic ), sendo ela bizarra e interessante!

~~~

“O Grito”

O horror da angústia e da solidão humana é muito bem representado neste quadro de Edvard Munch (1863-1944), que foi um pintor norueguês. E sendo esta uma das obras mais conhecidas do expressionismo.

Aqui está uma foto dele, que é um dos meus pintores preferidos:

~~~

Caldeirões e Demônios

Esta pintura (de autoria desconhecida) é da escola portuguesa da primeira metade do século XVI, e mostra demônios de aparências horrendas torturando humanos em caldeirões ferventes e ferramentas. Belo e moral, não é mesmo?

~~~

Cabeça na bolsa

E aqui temos algo diferente! Essa é uma fotografia de autoria de Christopher McKenney um fotógrafo conceitual da Pensilvânia, especializado em fotografia surrealista com a temática “horror”. AQUI, MINHA GENTE, TEM INSPIRAÇÃO PRA DEDÉU, no Instagram dele ( @mcalister_ ), é inspiração para todos os lados, inspiração que não acaba mais!

~~~

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco desses artistas e ver essas obras tão interessantes!!

Mas me digam, qual obra foi a mais interessante para você? Já conhecia esses artistas? Tem alguma outra indicação que gostaria de fazer nos comentários?

Logo logo (daqui alguns dias, cof cof) virei com a Parte II, na qual irei trazer inspirações macabras da literatura e da música!!

Um grande abraço,

Meiling Yukari <3




6 de Janeiro A Monster on a Hill 4912 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes
Postado 16/10/20 18:24 Link direto

Uau! Que tópico maravilhoso, Mei! Obrigada por postá-lo aqui! Vou ficar antenada <3 <3 <3


and there's nothin' like a mad woman

what a shame she went mad



Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 18/10/20 17:34 Link direto

Que tópico perfeitamente esplêndido. A inteligência e talento da autora do tópico são impressionantes. Você queira imaginar o quão deleitosa foi a leitura e interpretação desses quadros e fotografias. Além da imensa contribuição cultural que a senhorita compartilhou conosco. Um terror bem cult kkkkkkk

Obrigada por todas essas informações, Mei-Mei ♥




Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 18/10/20 17:37 Link direto

Citação de @dawnloveforever

“O Grito”

O horror da angústia e da solidão humana é muito bem representado neste quadro de Edvard Munch (1863-1944), que foi um pintor norueguês. E sendo esta uma das obras mais conhecidas do expressionismo.

Essa obra é uma das minhas favoritas da vida! Amo como o artista conseguiu expressar tanto com a mescla de cores e da própria forma das imagens do quadro, sentimentos tão humanos e que todos nós temos na alma. Fiquei muito feliz ao vê-la por aqui ♥




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 18/10/20 20:25 Link direto

Mei das Sombras, que lindo! Eu estou tão feliz que servi de inspiração para esse adorável tópico, Ahh~, eu vou chorar...

Essa primeira parte foi incrível! Mal vejo a hora de ler a continuação com... Música e Literatura MACABRA!! To pirando, quando sai?




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 18/10/20 20:30 Link direto

Citação de @dawnloveforever

"O Juízo Final"

Essa é uma pintura do artista renascentista italiano Fra Angelico (1395-1455). A pintura retrata as torturas do Inferno e é datada do século XIV, tendo sido originalmente situada na igreja de Santa Maria degli Angeli, em Roma, mas que agora está no museu de San Marco, em Florença.

~~~

[center]

Essa foi a que mais gostei! Lembrou-me daquela pintura do inferno de Dante, não sei o nome ahahhah~

Gostei de todas, mas principalmente dessa. Minhas sinceras parabenizações, trouxe uma primeira edição diversa e cheia de inspiração em cada imagem.

Obrigadoooo, Mei!! <3




True Diablair Portador do Fim de Todas as Coisas 3918 pontos
24 tópicos 11 proficientes
654 posts 245 proficientes
Postado 18/10/20 23:40 Link direto

Satã e Mei... Me perdoem por demorar TANTO para ler este tópico...

Estou simplesmente sem palavras, tamanho o encantamento e satisfação que a senhorita gerou em mim agora! Que empreitada impressionante, absolutamente extraordinária e digna de todos os elogios e aplausos! Cada dis me maravilho e me sinto mais e mais privilegiado por ter alguém tão inteligente, culta e inspirada/inspiradora ao meu lado! Sua proposta é de uma finesse ímpar, Mei(n) Engel! Satanás te cuide e te abençoe por estas postagens tão incríveis e por tamanho empenho em prol da AC como um todo!

"Caldeirões e Demônios" foi a minha imagem favorita, mas por muito pouco! Tudo, absolutamente tudo aqui exposto fazca nossa mente funcionar a todo o maligno vapor!

Eu me curvo perante a tua grandiosidade, Mei! Bravíssimo! Bravíssimo!


"Utter anihillation in the most absolute, destructive and painful way: this is what I want. And this is what I'll bring to everything and everyone in the wicked senseless Existence. And you?"

- True Diablair



Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 19/10/20 14:15 Link direto

Citação de @4nacristina

Uau! Que tópico maravilhoso, Mei! Obrigada por postá-lo aqui! Vou ficar antenada <3 <3 <3

Aaaaaa senhorita 6, fico tão feliz com sua participação aqui * -- *

Sua presença me alegra imensamente <3

Citação de @SabrinaTernura

Que tópico perfeitamente esplêndido. A inteligência e talento da autora do tópico são impressionantes. Você queira imaginar o quão deleitosa foi a leitura e interpretação desses quadros e fotografias. Além da imensa contribuição cultural que a senhorita compartilhou conosco. Um terror bem cult kkkkkkk

Obrigada por todas essas informações, Mei-Mei ♥

Como eu posso expressar em palavras o quanto você me deixou lisonjeada com tudo isso?

Se minha querida Deusa Tortura gostou tanto, só posso agradecer <3

Citação de @SabrinaTernura

Essa obra é uma das minhas favoritas da vida! Amo como o artista conseguiu expressar tanto com a mescla de cores e da própria forma das imagens do quadro, sentimentos tão humanos e que todos nós temos na alma. Fiquei muito feliz ao vê-la por aqui ♥

Quanta felicidade seu comentário me fez sentir!!

Eu lembro de eu quando criança olhando uma foto desse quadro em um livro didático, e ficando completamente encantada com a obra!!




Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 19/10/20 14:26 Link direto

Citação de @PaulaMVS

Mei das Sombras, que lindo! Eu estou tão feliz que servi de inspiração para esse adorável tópico, Ahh~, eu vou chorar...

Essa primeira parte foi incrível! Mal vejo a hora de ler a continuação com... Música e Literatura MACABRA!! To pirando, quando sai?

*Te dou um abraço apertado* ~~~

Graças ao seu lindo tópico eu tive a ideia para este aqui, e nós duas estamos dando grandes contribuições para a AC (Academia Cultural) hahahaha

Muito me alegra e me gratifica que a senhorita tenha gostado do que viu por aqui <3

Logo logo virá a parte II, hihihi

E eu estou imaginando nós duas igual a menina do mangá, com espadas na cabeça e rindo diabolicamente juntas HAHAHAHA

Citação de @PaulaMVS

Essa foi a que mais gostei! Lembrou-me daquela pintura do inferno de Dante, não sei o nome ahahhah~

Gostei de todas, mas principalmente dessa. Minhas sinceras parabenizações, trouxe uma primeira edição diversa e cheia de inspiração em cada imagem.

Obrigadoooo, Mei!! <3

AAAAAAA esse quadro é tão cruel e maldoso que me faz gargalhar huahauhaua

Demônios fazendo sopa de pecadores no caldeirão do Inferno kkkkkkkkk

Fico tão feliz em saber que foi o que a senhorita mais gostou <3

Sou eu que lhe agradeço por sua presença aqui <3




Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 19/10/20 14:40 Link direto

Citação de @Diablerius

Satã e Mei... Me perdoem por demorar TANTO para ler este tópico...

Estou simplesmente sem palavras, tamanho o encantamento e satisfação que a senhorita gerou em mim agora! Que empreitada impressionante, absolutamente extraordinária e digna de todos os elogios e aplausos! Cada dis me maravilho e me sinto mais e mais privilegiado por ter alguém tão inteligente, culta e inspirada/inspiradora ao meu lado! Sua proposta é de uma finesse ímpar, Mei(n) Engel! Satanás te cuide e te abençoe por estas postagens tão incríveis e por tamanho empenho em prol da AC como um todo!

"Caldeirões e Demônios" foi a minha imagem favorita, mas por muito pouco! Tudo, absolutamente tudo aqui exposto fazca nossa mente funcionar a todo o maligno vapor!

Eu me curvo perante a tua grandiosidade, Mei! Bravíssimo! Bravíssimo!

Opa opa, calma lá, que Satã não perdoa ninguém não hahahaha

Mas eu perdoo esse Diabzinho <3

Afinal, antes tarde do que nunca, e existe também aquele ditado... "Satã tarda mas não falha" HAHAHAHAHA

Querido Diablair, seus elogios me enaltecem e me alegram imensamente!!

Muito obrigada por ter vindo até aqui, e principalmente por ter gostado tanto do que viu * - *

Sua presença é muito importante para mim <3

HAHAHAHA EU SABIA QUE VOCÊ IA GOSTAR DESSE QUADRO

SATÃ KKKKKKK PESSOAS NUAS E SOFRENDO NAS MÃOS DOS DEMÔNIOS, O QUE PODERIA HAVER DE MAIS CRUEL??

Muito obrigada, do fundo do coração, Diab <3




▲ TOPO