Fórum >>Pátio >>Trilha dos Desafios >>Desafio Quinzenal 7 - O homem de Hobbes

Desafio Quinzenal 7 - O homem de Hobbes [FECHADO] Iniciado por Vitória Turbiani em 24/05/16 17:32
▼ FIM
Vitória Turbiani { red queen 331 pontos
6 tópicos 5 proficientes
100 posts 38 proficientes

Tema 7: O homem de Hobbes

“O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos.” (Thomas Hobbes)

"No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado."

Sabemos muito bem que tais palavras são, realmente, verdadeiras. Afinal, sempre os seres humanos estão em busca daquilo que querem e fazem de tudo para conseguirem, optando até mesmo por aniquilar sua própria espécie e degradar todo o ambiente em que vive. Basta lembrar-se do ocorrido na Alemanha, durante o terceiro Reich, com Adolf Hitler no comando.

Sabendo de tais fatos, tendo conhecimentos históricos ou experiências pessoais, sinta-se, caro autor, completamente livre para escrever em sua obra acontecimentos que comprovam que o homem é lobo do próprio homem.

A classificação etária deverá ser respeitada de acordo com as regras do site, não havendo limites de palavras e podendo ser tanto um Conto/Crônica quanto Lírico.

[REGRAS]

Todas as obras no desafio devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritas individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir a tag O homem de Hobbes;

– Estar de acordo com o tema proposto;

– Ser escrita em um único capítulo;

– Serem postadas até o prazo final.

OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas, e os textos já postados não serão aceitos. Ressaltando a seguinte dica: antes de postarem revisem, pois as obras serão avaliadas no mesmo dia, não havendo alteração da nota caso haja quaisquer alterações.

[PRAZO]

De 24/05 até 08/06.

[OBRAS]

Participante 1: Ponto Crítico por @Diablerius

Participante 2: A Menina Lobo por @Viajante

Participante 3: Inquisição por @Thomas23

Participante 4: O lobo é o homem do lobo por @tallinti7

Participante 5: Social (real)idade por @giordanonb

[RESULTADO]

Vencedor: @giordanonb, com o poema Social (real)idade


❖❖❖

Corvo 671 pontos
1 tópicos 0 proficientes
8 posts 3 proficientes
Postado 12/06/16 11:25 Link direto

Senhorita Vic, peço encarecidamente que me dê o resultado desta contenda escrita. Se não for pedir muito, claro. Até mais ver.


すべてのそのたわごとをファック!



Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 14/06/16 18:03 Link direto

O Resultado???




Vitória Turbiani { red queen 331 pontos
6 tópicos 5 proficientes
100 posts 38 proficientes
Postado 18/06/16 09:59 Link direto

Olá, meus queridos. Espero que vocês estejam bem e felizes.

Vou começar falando o motivo de eu ter me atrasado, e muito, com o resultado desse desafio. São dois motivos. O primeiro é que eu me desanimei, e muito, com ele. Apenas cinco participantes, vi algumas críticas para com a minha proposta de texto, e isso não me agradou. Afinal, as críticas que vi não foram faladas para mim mesma e, sim, para outros que sequer tiveram o trabalho que eu tive para tentar formar algo mais elaborado e que tenha como proposta fazer os participantes pensarem, estudarem e refletirem sobre. A intenção foi essa. Eu não quis trazer para vocês uma proposta simplória; trouxe algo filosófico e sociológico, visto que tratava-se da teoria de Hobbes. Enfim, o segundo motivo. Faculdade. Eu não estudo, gente, eu sofro. Escolhi Direito e agora to vendo o quão difícil é esse curso. É puxado, pesado, cansativo. Eu não durmo direito já faz mais de uma semana, por conta de trabalhos (e agora, serão provas. Oh, Zeus). Acho que por causa disso, e por descuidos, acabei pegando uma bela de uma gripe tão forte que até os médicos se confundiram com pneumonia. Ainda bem que não era, sério. Tenho medo dessas coisas, mas não vem ao caso.

Explicação dada, vamos ao que interessa.

Como eu disse alí em cima, a proposta do tema era fazer com que vocês estudassem, pensassem e refletissem sobre o assunto. Afinal, todos os escritores são críticos e, em suas obras, deixam algo - tanto nas entre linhas quanto de cara - para que a gente pare e pense sobre. Exemplo? Vamos pegar Suzanne Collins, com sua trilogia The Hunger Games. A crítica que ela deixou naquela saga, aos meus olhos, foi expetacular. Mas enfim, vamos ao resultado.

@Diablerius - Ponto Crítico

Não sei nem o que falar da obra de Diab, sendo ela uma das minhas preferidas desse desafio. Nota-se a crítica que ele constrói ao londo de seu poema. E, o melhor de tudo, ele vai bricando com a mente do leitor no começo, ao fazer aquelas perguntas, iniciando um estado de reflexão, para que, no outro segundo, acabar com tudo isso ao dizer que precisamos "acordar". Belo texto, bela crítica. Foi bem mais do que eu esperava, parabéns pela sua criatividade e genialidade!

@Viajante - A Menina Lobo

O texto é brilhante, rico em críticas. A autora soube como brincar com as palavras e a temática, criando uma narração que, a menos que você preste muita atenção, não vai entender. Então, "Que tal libertar o animal dentro de si, rasgar de vez essa veste e encarar a verdade que existe sobre você" para conseguir ler tal conto com outros olhos e o entender verdadeiramente? Parabéns pela obra, Beatriz! Agradeço-lhe por ter presenteado meu desafio com ela.

@Thomas23 - Inquisição

Sem dúvidas, esse texto foi o que mais me surpreendeu. A trama demonstra bem como que os humanos se comportam em situações extremas. Ainda mais numa época em que as crenças sempre se sobressaíam aos outros, como uma verdade absoluta. Parabéns pela obra bem escrita e pela capacidade de mostrar como que os atos de uns podem voltar como um karma tão forte quanto qualquer coisa que imaginar.

@tallinti7 - O lobo é o homem do lobo

Gostei do poema, contudo, está fora da temática aos meus olhos... Não consegui entender o que quis passar com sua obra, não consegui captar uma crítica que não fosse algo do tipo "eu o amo, mas não posso ficar com ele, contudo ficarei com ele". Algo meio Romeu e Julieta. Contudo, meus parabéns.

@giordanonb - Social (real)idade

Com os olhos voltados para a sociedade, o autor descreve, por meio de um poema (e de forma magnífica), várias situações que vivemos hoje em dia. Sua obra está rica em críticas de todos os tipos, seja falando do mal que fazemos para com os outros quanto para nós mesmo. Descreve a hipocrisia de, depois de criarmos situações que são extremas, dizemos coisas bonitas e fazemos atos generosos. Parabéns pelo texto!




▲ TOPO
[Tópico Fechado]