Fórum >>Pátio >>Trilha dos Desafios >>Desafio Quinzenal 4 - Injustiça Social

Desafio Quinzenal 4 - Injustiça Social [FECHADO] Iniciado por Azurisky em 10/04/16 00:03
▼ FIM
Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes

Tema 4: Injustiça Social

[OBJETIVO]

Uma das melhores razões para ser um escritor é a habilidade que possuímos de fantasiar histórias que, muitas vezes, não condizem com a realidade. Inúmeros momentos nos econtramos perdidos em nossa imaginação criando histórias utópicas exatamente da forma que gostaríamos que o mundo fosse. Porém, bem sabemos que o mundo não funciona dessa forma. Injustiça social é o tema desse desafio e a proposta é abordarem preconceito, diferença de sexo ou desigualdade social. Escolham um tema dentro do tema principal e abordem da forma que preferirem. Seja criticando, ensinando como lidar ou até mesmo demonstrando o sofrimento que tais problemas acarretam.

[REGRAS]

Todos as obras no desafio devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritas individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir a tag Injustiça Social;

– Implementar o tema proposto;

– Serem postadas até o prazo final.

OBS: As obras que descumprirem as regras não serão avaliadas.

[PRAZO]

ENCERRADO.

[OBRAS]

Participante 1: Você acha que não machuca por que não vê sangue por @Thomas23

Participante 2: Sangue Rubro por @tida

Participante 3: Deem as mãos por @cabral108

Participante 4: Do pó viestes, ao pó voltarás por @Viajante

Participante 5: Sujo por @Hyein

Participante 6: To be, or not to be por @giordanonb

Participante 7: Soneto aos escravos por @Diablerius

Participante 8: Àquele que chora por @LEcrivain

Participante 9: Comporta-te por @tallinti7

Participante 10: Pessoas Cegas por @Brienn

Participante 11: O que há de tão errado? por @Sorelly

Participante 12:É agora, é desta vez, é este por @rainforest

VENCEDOR:

Sujo por @Hyein

MENÇÃO HONROSA:

Comporta-te por @tallinti7


❖❖❖

Corvo 671 pontos
1 tópicos 0 proficientes
8 posts 3 proficientes
Postado 10/04/16 02:58 Link direto

É um tema que trate de algo que eu odeio, preconceito. Onde me inscrevo?


すべてのそのたわごとをファック!



Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 10/04/16 11:04 Link direto

Citação de @Thomas23

É um tema que trate de algo que eu odeio, preconceito. Onde me inscrevo?

Não é necessário inscrever-se. Basta criar e postar um texto utilizando a tag Injustiça Social.




Lucas Cabral 196 pontos
0 tópicos 0 proficientes
6 posts 4 proficientes
Postado 10/04/16 20:42 Link direto

Ótimo tema abordado. Nós estamos acostumados a ler as críticas e os argumentos de terceiros, assim podemos expressar nosso pensamento sobre esse tema tão debatido. Parabéns para você e para envolvidos na criação deste desafio.




Francisco L Serafini 2428 pontos
128 tópicos 100 proficientes
549 posts 294 proficientes
Postado 11/04/16 14:59 Link direto

Estou curioso com a visão das pessoas. Espero ver obras muito bem trabalhadas.




Brienn 116 pontos
0 tópicos 0 proficientes
2 posts 2 proficientes
Postado 23/04/16 08:42 Link direto

Bem, já publiquei o meu, estou ansiosa!




Azurisky 2449 pontos
58 tópicos 42 proficientes
587 posts 264 proficientes
Postado 25/04/16 21:54 Link direto

Olá a todos!

Afortunada sou por ter o prazer de ler magníficas obras feitas por maravilhosos poetas e escritores. Preciso dizer que esse desafio muito me satisfez. Houve muitos empates e isso significa muito mais que dor de cabeça para mim ao escolher um vencedor. Isso significa que obras de devera primazia foram compartilhadas. Muitos conseguiram altíssimos pontos em todos os quesitos analisados. Parabéns a todos vocês! Agora, fugindo um pouco da parte técnica, preciso dizer que muitos textos surpreenderam-me. Parece que os autores mais antigos aqui do site revelaram-se ainda mais e aqueles mais novos mostraram muito mais sua capacidade. Obras de tirar o fôlego foram postadas. Satisfação minha ler todas elas.

Sem delongas, trago-lhes o resultado do desafio. Gostaria de agradecer meu querido e estimado Daniel Lima por ter me auxiliado e ter feito o papel de jurado ao meu lado. Logo abaixo vocês encontrarão comentários meus e deles acerca de suas obras.

Você acha que não machuca por que não vê sangue

Joice Paz: "Foram observados muitos erros na parte técnica. Palavras escritas erradas, vírgulas mal posicionadas e frases desconexas. Sobre o enredo não foi muito criativo, embora a estrutura estivesse perfeita e toda a realidade criada em volta das personagens tivesse sido bem elaborada. Foi interessante ver a vontade do rapaz em convencer a menina a não cometer um erro".

Daniel Lima: “O texto teve mais erros de ortografia que seus concorrentes, o que é esperado de um trabalho mais longo em comparação aos demais. O desenrolar da história foi um estudo interessante das consequências da injustiça social e de como elas podem afetar o lado psicológico dos indivíduos que a sofrem, e o final nos lembrou que ainda há esperança de seguir em frente e amenizar as consequências desse problema, uma pessoa de cada vez".

Sangue rubro

Joice Paz: "Os primeiros versos desse incrível poema já falam por si só. Caso a autora tivesse parado ali mesmo ainda sim seria incrível. Uma grande sensibilidade foi demonstrada ao descrever os pequenos preconceitos que temos no nosso dia a dia. O melhor de tudo, entretanto, foram os versos onde a autora não explicou o 'termo preconceituoso', mas ainda sim ficou evidente. Excelente poema".

Daniel Lima: "Um poema bem escrito com jogos de palavras, figuras de linguagem e metáforas muito bem colocados. Acabei gostando bem mais da primeira metade do texto do que da segunda – a situação mais ‘específica’ do final do poema para mim não fez jus à toda abrangência contida na mensagem dos primeiros versos – mas essa é uma questão de opinião e pode ser apenas uma falha na minha interpretação da obra. Ótimo trabalho de qualquer forma, o texto disse muito com poucas palavras".

Deem as Mãos

Joice Paz: "Queria eu que tudo ocorresse como nesse texto. Que todos unissem suas mãos e juntos destruíssemos o muro do preconceito. A mensagem transmitida nessa obra reflete o desejo utópico de muitos. Em comparação com os concorrentes, entretanto, não foi tão criativo".

Daniel Lima: "O texto abordou a ideia da injustiça social de uma maneira mais abrangente e propondo uma solução mais ‘universal’ do que os demais textos, o que me agradou. O fato de que o poema não jogou a culpa da injustiça em cima de uma outra classe social ou raça em específico também lhe deu pontos positivos no meu julgamento".

Do Pó Viestes, Ao Pó Voltarás

Joice Paz: "Que bela musicalidade podemos encontrar nesse poema! Rimas bem pensadas e bem combinadas. Simplesmente lindo. O poema fez uma intensa crítica sobre o costume de se valorizar o material e não o imaterial. Belíssima crítica quanto a injustiça presente nas classes sociais".

Daniel Lima: "Ótimo poema, muito bem escrito. Senti falta de um pouco mais de variedade de vocabulário, e apesar de adicionar à musicalidade, eu particularmente não gosto quando versos rimam com as mesmas palavras, como no começo (riqueza/tem/riqueza/tem). Os últimos cinco versos foram o diferencial de qualidade do texto na minha opinião".

To be, or not to be

Joice Paz: "A qualidade desse poema é única, esbanja cultura encharcado de rimas críticas. Cada verso foi bem construído e podemos notar facilmente isso. Críticas observadas: Preconceito racial, religioso e de classes. Decerto que fora a obra mais e melhor trabalhada do desafio. Fantástico".

Daniel Lima: "Realmente foi o texto do desafio com mais bagagem cultural, utilizada com primazia para estabelecer a mensagem do mesmo. Apesar de parecer mais focado no aspecto da escravidão e na injustiça por questão racial, também trabalhou alguns outros aspectos do tema. Muito bom".

Àquele que chora

Joice Paz: "Esse autor está sempre beirando o curto limite de vencedor e menção honrosa. E podemos ver facilmente o porquê nesse fantástico poema. Nem vou me ater à parte técnica, visto que mesmo se houvesse qualquer defeito ele deveria ser completamente ignorado perante a qualidade da obra. Certamente um dos melhores poemas que tive o prazer de ler. A ideia é tão bem transpassada que é contagiante".

Daniel Lima: "Gostei muito desse texto principalmente por ser bem ‘abrangente’ com o tema. Em vez de focar em apenas um aspecto da injustiça social, tal qual o racismo, a fome ou a má distribuição de renda, ele teve de tudo um pouco, e passou uma mensagem e um pedido de ação que se aplicaria para a resolução dos problemas sociais em todas as frentes. Universal e propondo uma mudança no final, em vez de simplesmente se contentar com o infortúnio, esse poema pode não ter ganhado o desafio, mas definitivamente ficou entre os melhores".

Pessoas cegas

Joice Paz: "Poema falhou em aspectos técnicos, mas a mensagem exposta pôde (e deveria) ser compreendida e aplicada por todos. O poema aborda entre perguntas retóricas o que todos, ao menos uma vez, deveriam questionar: Realmente vale a pena subjugar alguém apenas pela sua crença? Muito bom".

Daniel Lima: "Poema simples, mas que cumpriu com o objetivo do desafio. Perdeu alguns pontos por erros bobos tais como ao escrever ‘sega’ em vez de ‘cega’ no desenrolar do texto, e apesar de passar uma boa mensagem não foi um dos mais originais/criativos em comparação com a concorrência. Ainda assim, um bom poema".

O que há de tão errado?

Joice Paz: "Ótima reflexão em forma de versos. A cada um podemos parar e refletir rapidamente sobre todos os argumentos ali tão bem expressados. Na realidade, nem precisaria ser visto como argumento, mas sim como fato. Ora, decerto que ninguém nasce odiando, com preconceitos, ou qualquer coisa do tipo. Na realidade podemos enxergar nas crianças o exemplo que os adultos não dão. O poema aborda dois temas complexos perfeitamente. Foi outro que levou nota máxima em todos os quesitos. Excelente".

Daniel Lima: "Esse texto foi excelentemente escrito e um tanto original em comparação aos demais por ter sido o único que abordou o preconceito e injustiça por conta de sexualidade. Além disso, a ideia de que certas ações são ‘de menina’ e outras são ‘de menino’, o que é ensinado para todos nós desde criança, é um grande agravante dos preconceitos nessa questão. Tomara que um dia possamos viver num mundo em que as crianças e adultos brincam do que bem quiserem e não são tachados por isso. Ótima mensagem".

É agora, é desta vez, é este.

Joice Paz: "Outra forte concorrente. O texto e de extrema profundidade. Aborda o cotidiano (eu realmente não queria utilizar essa palavra) do jeito mais real possível. Após o acontecimento vem o julgamento. A vítima certamente fez ou deixou de fazer algo que levou ao acontecimento, certo? Errado. Ao final de cada parágrafo somos expostos com a dura realidade e o julgamento por parte de muitos, infelizmente. Excelente. Sem mais".

Daniel Lima: "Ótimo texto. Trabalhou a injustiça contra a mulher e a maneira como certas situações em que a personagem é apenas uma vítima são viradas contra ela injustificavelmente. Também achei interessante como nenhum dos homens em questão receberam qualquer tipo de punição ou sequer julgamento por parte dos demais. Desenvolve muito bem a triste realidade em que o crime é tratado mais como um erro da vítima do que do bandido".

Soneto aos Escravos

Joice Paz: "Curto, mas deveras expressivo. Em poucas estrofes o autor caracteriza um passado (não tão distante) acerca do modo de vida de muitos. Rimas bem trabalhadas. Parte técnica, como sempre, impecável. O poema é carregado de emoção e ao final somos pegos com a triste realidade da época. Excelente poema".

Daniel Lima: "Um dos textos mais prazerosos de se ler, apesar da tristeza do tema trabalhado. Adorei a maneira como o poema foi estruturado e ritmado, e a última estrofe foi a cereja no bolo de uma crítica perfeita. Simples, gostoso de ler e sem falhas, com certeza um dos melhores do desafio".

VENCEDOR:

Sujo

Joice Paz: "Eis uma das obras que melhor implementou o tema. Crítica forte. Tão forte que é até complicado conseguir dizer algo a respeito. Ao final da leitura eu tentei ao máximo não quebrar a regra de comentar um texto antes do fim do desafio. Eu precisava dizer a autora o quanto ela foi incrível ao descrever em menos de duzentas palavras uma realidade presente em todo lugar. E como se não bastasse, ela sintetizou a hipocrisia onde alguém ao ver um fraco sofrendo vira o rosto se esquecendo de seu passado onde fora sempre a vítima. Fantástico".

Daniel Lima: "Sem dúvidas o melhor texto do desafio na minha opinião. É incrível a quantidade de críticas presentes nessa pequena história, a violência doméstica sendo apenas uma delas. A abstenção, a cultura de ‘fazer vista grossa’, é a mais importante – e um problema que está profundamente ligado à injustiça social no mundo contemporâneo. Meus parabéns à autora".

MENÇÃO HONROSA:

Comporta-te

Joice Paz: "É interessante observar que a capa transmite (ao menos a minha pessoa) a ideia de que tudo que fora dito abordava um pensamento retrógrado, de uma sociedade antiga que pensava dessa forma. Mas ao continuar a leitura percebemos a genialidade da autora em diversos aspectos. O primeiro é o de trabalhar com um português formal e não se embolar com ele (algo realmente difícil para muitos, inclusive eu), e o segundo e abordar algo semelhante a alguém tentando 'convencer' o leitor daquelas opiniões. Muito interessante ver o ponto de vista do opressor ao invés do oprimido. Excelente".

Daniel Lima: "Esse texto chamou muito a nossa atenção por ter trabalhado uma injustiça e feito uma crítica de uma maneira pouco usual, e única nesse desafio. O poema é muito bem escrito, bem organizado, bem estruturado, e prazeroso de se ler, mas como disse a Joice, o diferencial que o fez merecer uma menção foi a ideia de apresentar a injustiça pelo lado do opressor e não do oprimido. Parabéns pela criatividade!".

____

Bem, é isso. Novamente, parabéns a todos e especialmente aos vencedores. O tópico permanecerá aberto por uma semana caso os participantes queiram comentar.

PS: Perdoem os possíveis erros. Foi feito com certa pressa.




Francisco L Serafini 2428 pontos
128 tópicos 100 proficientes
549 posts 294 proficientes
Postado 26/04/16 00:21 Link direto

Ai, ai, que feedbacks divosos! Parabéns dupla dinâmica e muito obrigado pelas palavras.

E as duas vencedoras, olha, parabéns! Tiveram de fato que se puxar. O negócio tava complicado e vocês conseguiram se destacar. Sério, foda!




Park Ri Ha 96 pontos
0 tópicos 0 proficientes
8 posts 8 proficientes
Postado 26/04/16 09:34 Link direto

Obrigada aos dois pelas palavras, e parabéns à Aléxia por ser a diva que é. <3


넌 내 하나뿐인 태양 세상에 딱 하나

I bloomed for you, but I’m still getting thirsty



Mari Freitas 436 pontos
0 tópicos 0 proficientes
4 posts 1 proficientes
Postado 28/04/16 12:11 Link direto

Parabéns aos vencedores, parabéns pelos maravilhosos comentários em todos os textos participantes, incluindo o meu. Cada dia mais, surpresa de ler tanta coisa boa, de qualidade e de coração. Muito feliz por estar junto de vocês aqui na AC


Mari Freitas



▲ TOPO
[Tópico Fechado]