Povo espelho
Pedro de Andrade
Tipo: Lírico
Postado: 20/04/16 21:49
Gênero(s): Poema
Avaliação: Não avaliado
Tempo de Leitura: 22seg a 30seg
Apreciadores: 6
Comentários: 2
Total de Visualizações: 1643
Usuários que Visualizaram: 8
Palavras: 61
[Texto Divulgado] "Entre Vagalumes e Estrelas " Algumas lembranças permanecem adormecidas até que a noite certa as desperte. Sob a luz prateada da lua, entre flores e vagalumes que parecem pequenas estrelas, uma jovem retorna a um lugar onde o passado ainda parece respirar. Em seu pescoço, uma antiga estrela de prata guarda uma promessa que o tempo não conseguiu apagar. Há palavras que continuam ecoando, um rosto que permanece vivo em sua memória e uma esperança que ela nunca conseguiu abandonar, na lembrança daquela menina que um dia acreditou em milagres. Mas, naquela noite, algo muda.
Livre para todos os públicos
Capítulo Único Povo espelho

Povo espelho,

Que copia

Uma Idéia qualquer

Que à ele veio.

Em Desespero,

Qualquer coisa matam

Por um baú cheio

De ouro dos leigos.

Promessas que reluzem,

Que seduzem,

Que conduzem

E que iludem.

A moeda,

De ambos os lados

Riscada está.

Basta olhar e verá.

O povo espelho não reflete,

Que ironia.

Apenas de alegria serve

Para quem os domina.

❖❖❖
Apreciadores (6)
Comentários (2)
Postado 21/04/16 15:52

E essa crítica gostosa aí? Meu querido, eu simplesmente amei esse poema! Eu gosto como você parece sempre brincar com as palavras e seus significados, transformando um termo fácil em uma crítica absoluta.

Interessante foi esse ênfase no título. O que seria o povo espelho? Seria o nosso povo, ou nós somos o espelho desse povo? É fascinante a maneira como você constrói cada verso e cada estrofe. E de fato tudo que está contido aqui é verdadeira.

Toda ideia que nos vem é copiada de alguma forma, e porque não, às vezes roubada. Assim como o ouro (que pode ser material ou não, se você for metaforizar, o que essa estrofe abriu margem a) é a causa da prática violenta.

E... Eu não sei o que dizer. É um lado irônico nosso. Um espelho do que somos, do que a nossa sociedade é construída. Um espelho que demonstra submissão. Afinal, o povo do espelho não reflete, apenas aqueles que o dominam.

Parabéns ♡

Postado 25/04/16 13:25

Que texto massa. Vem muito com que tenho visto nesses últimos dias, na busca de uma humanidade mais livre e dona de sua vida. Chegou a ver aquela cena do discurso do Chaplin, no filme o Grande Ditador? É muito bacana também, e corrobora com o que tu diz aqui.