Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Escrita >>[TUTORIAL] Elementos Norteadores e Detalhamento para a Textualidade.

[TUTORIAL] Elementos Norteadores e Detalhamento para a Textualidade. [ABERTO] Sejam Bem-Vindos à primeira aulinha do que eu resolvi postar no site, pretendo postar de uma a duas "aulas" por semana, para incentivar uma rede ajuda mútua, no que se tratar de melhora na qualidade das obras da AC! Iniciado por 6 de Janeiro em 26/08/20 00:03
▼ FIM
6 de Janeiro A Monster on a Hill 4910 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes

Olá, a todos. Bem-Vindos a nossa primeira "aulinha" teórica sobre Elementos Norteadores e Detalhamento para a Textualidade.

Espero que façam bom proveito e acrescentem a este tópico! Óbvio que, meus textos não são perfeitos e eu não sou nenhuma profissional formada, mas, creio que saber não ocupa espaço, se temos algo bom a somar, temos o dever de fazer isso - ainda mais se tratando de um lugar que tanto amo!

Let's Go!

Conceituando Texto e Textualidade:

A palavra "texto" origina-se do latim. O texto tem várias características e, precisa-se considerar as particulidades; o Envolvimento Sociocultural (cultura, hábitos, costumes, tipos de linguagem, características regionais) e a Ativação de Estratégias Cognitivas (forma de repensar, construir, a forma de refletir; interpretação).

O que é a textualidade, afinal? É a forma de organização de um texto, organização da sequência lógica, clareza de ideias e objetividade.

Para ser reconhecido como um texto, é preciso contar com a textualidade.

Elementos norteadores e detalhamento para a Textualidade.

- Organização: Estruturação e clareza sobre o propósito do texto, organização do texto e uso de palavras que favoreçam o alcance do objetivo proposto.

- Clareza: Linguagem adequada e clara para o entendimento do leitor. Vocabulário adequado ao assunto e público de destino.

- Originalidade: Quanto à forma de expressão para não se desviar do assunto central do texto, sem uso de termos inadequados.

- Expressividade: Linguagem com vocabulário variado, sem uso acentuado de chavões.

Formas de Linguagem

São elas:

Linguagem Visual: sons, sinais, gestos.

Linguagem Verbal: palavras emitidas e escritas.

Linguagem Mista: fala e expressão.

Tipos de Texto

- Literário: Apresenta linguagem poética, subjetiva que o autor adota para disseminar suas ideias e atrair o leitor.

Exemplo: Fábula.

Estrutura de uma Fábula: Personagens, ações, local aonde aconteceu e tempo.

A construção do Texto Literário citado no exemplo como Fábula, possui sequência lógica, objetivo do texto, personagens, onde aconteceu e em que tempo ocorreu, e de brinde, ainda contamos com uma moral de história.

Entre os Tipos de Textos Literários, podemos encontrar ainda: crônicas, contos, poemas, romances, peças teatrais, lendas, letras de música, roteiros de filmes e etc.

- Não Literário: É organizado de forma objetiva e concisa com base em fatos que comprovam a ideia ou mensagem que se deseja expor. Tem linguagem muitas vezes acessível para que o leitor possa compreender com facilidade. O objetivo de um texto deste tipo é dar uma orientação, ordem ou informação, em geral, de forma utilitária.

Exemplo: Artigos Jornalísticos.

São exemplos de Textos Não-Literários: notícias, textos didáticos, dicionários e enciclopédias, mapas, propagandas publicitárias, artigos e textos científicos, receitas culinárias, os manuais e etc.

Espero que tenham gostado da primeira aula, pode parecer algo bem simples, mas tem TANTA coisa que a gente esquece com o decorrer da vida, não é? Relembrar é viver! Sintam-se à vontade para contribuir com este tópico!

Fiquem benzinhos <3


and there's nothin' like a mad woman

what a shame she went mad

❖❖❖

Francisco L Serafini 2391 pontos
128 tópicos 100 proficientes
548 posts 293 proficientes
Postado 26/08/20 09:34 Link direto

Muito obrigado. Tudo que ajuda a sermos melhores escritores é bem-vindo!




6 de Janeiro A Monster on a Hill 4910 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes
Postado 26/08/20 12:43 Link direto

Fico feliz que tenha apreciado! <3

Citação de @LEcrivain

Muito obrigado. Tudo que ajuda a sermos melhores escritores é bem-vindo!


and there's nothin' like a mad woman

what a shame she went mad



Monise 2330 pontos
13 tópicos 8 proficientes
133 posts 80 proficientes
Postado 13/09/20 22:06 Link direto

Excelentes contribuições!

Você explicou de uma forma muito simples e fácil de colocar em prática. Obrigada por compartilhar conosco. ;*




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 24/09/20 20:39 Link direto

Amei a aulinha e espero anciosa pela próxima! Qual será o assunto da próxima aula? (ᗒᗨᗕ)

(Eu vivo para esquecer de tudo AHAHAH)

<3




Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 25/09/20 01:13 Link direto

Tópico excelente que levanta questões simples, mas essenciais para escritores. Sua didática é incrível e aguardo ansiosa para mais destas aulas. Espero poder contribuir com esse tópico assim que algum tempinho estiver sobrando.

Obrigada por compartilhar conosco esses ensinamentos preciosos, 6 ♥




Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 26/10/20 16:05 Link direto

Minha Divina Brina do Céu, eu só vi esse tópico maravidivo agora!!

Como pode um negócio desses, produção?

AAAAAAA ESTOU SURTANDO AQUI * ---- *

Eu amei essa sua ideia, e essa primeira aula foi muito boa!!

É lindo pensar sobre o quanto o envolvimento sociocultural está na base do nosso pensamento e da nossa forma de expressão!!

Muito obrigada por compartilhar conosco essa aula, maravilhosa mocinha 6 de Janeiro <3




▲ TOPO