Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Escrita >>[TUTORIAL] Elementos Norteadores e Detalhamento para a Textualidade.

[TUTORIAL] Elementos Norteadores e Detalhamento para a Textualidade. [ABERTO] Sejam Bem-Vindos à primeira aulinha do que eu resolvi postar no site, pretendo postar de uma a duas "aulas" por semana, para incentivar uma rede ajuda mútua, no que se tratar de melhora na qualidade das obras da AC! Iniciado por 6 de Janeiro em 26/08/20 00:03
▼ FIM
6 de Janeiro A Monster on a Hill 4910 pontos
26 tópicos 25 proficientes
275 posts 193 proficientes

Olá, a todos. Bem-Vindos a nossa primeira "aulinha" teórica sobre Elementos Norteadores e Detalhamento para a Textualidade.

Espero que façam bom proveito e acrescentem a este tópico! Óbvio que, meus textos não são perfeitos e eu não sou nenhuma profissional formada, mas, creio que saber não ocupa espaço, se temos algo bom a somar, temos o dever de fazer isso - ainda mais se tratando de um lugar que tanto amo!

Let's Go!

Conceituando Texto e Textualidade:

A palavra "texto" origina-se do latim. O texto tem várias características e, precisa-se considerar as particulidades; o Envolvimento Sociocultural (cultura, hábitos, costumes, tipos de linguagem, características regionais) e a Ativação de Estratégias Cognitivas (forma de repensar, construir, a forma de refletir; interpretação).

O que é a textualidade, afinal? É a forma de organização de um texto, organização da sequência lógica, clareza de ideias e objetividade.

Para ser reconhecido como um texto, é preciso contar com a textualidade.

Elementos norteadores e detalhamento para a Textualidade.

- Organização: Estruturação e clareza sobre o propósito do texto, organização do texto e uso de palavras que favoreçam o alcance do objetivo proposto.

- Clareza: Linguagem adequada e clara para o entendimento do leitor. Vocabulário adequado ao assunto e público de destino.