Fórum >>Salas de Aula >>Sala de Opiniões e Análises >>Festival de Inspirações

Festival de Inspirações [ABERTO] um espaço de recomendações culturais variadas, visando principalmente os clássicos, mas também contemplando os contemporâneos. Iniciado por Meiling Yukari em 16/10/20 17:17
▼ FIM

❖❖❖

Monise 2330 pontos
13 tópicos 8 proficientes
133 posts 80 proficientes
Postado 20/10/20 10:38 Link direto

Citação de @dawnloveforever

TEMA DE TERROR E HORROR

Olá, meus queridos!!

Como todos sabemos, este mês de outubro transformou a Academia de Contos em um antro repleto de sangue e putrefação! Não que a AC (Academia da Carnificina) já não fosse um lugar repleto de horrores e bizarrices, obviamente, rs. Mas então, nada mais justo do que esse ser o nosso primeiro tema!!

PARTE I

OBRAS DE ARTE QUE RETRATAM HORRORES

Nessa primeira parte sobre o tema de terror e horror, vamos ver alguns pintores clássicos e também outros contemporâneos a nós, que possuem até contas no Instagram!!

"O Juízo Final"

Essa é uma pintura do artista renascentista italiano Fra Angelico (1395-1455). A pintura retrata as torturas do Inferno e é datada do século XIV, tendo sido originalmente situada na igreja de Santa Maria degli Angeli, em Roma, mas que agora está no museu de San Marco, em Florença.

~~~

“A face da guerra”

Obra de Salvador Dalí (1904-1989). O terror da guerra é uma temática recorrente nas obras maravilhosas e interessantíssimas desse artista surrealista espanhol.

Aqui está uma foto dele:

~~~

“Uma marionete para a sobrinha”

Obra produzida por Santiago Caruso, um artista plástico argentino, nascido em 1982, e conhecido por suas pinturas com temáticas aterrorizantes. Vivo e muito ativo, ele possui uma conta no Instagram ( @santiagocaruso.art ), a qual vale muito a pena dar uma olhadinha!

~~~

“Deterioração da mente sobre a matéria”

O autor desse quadro é Otto Rapp, um pintor austríaco, nascido em 1944, e que pintou em 1973 este crânio humano em estado de putrefação sobre uma gaiola. Ele também possui uma conta no Instagram ( @artofthemystic ), sendo ela bizarra e interessante!

~~~

“O Grito”

O horror da angústia e da solidão humana é muito bem representado neste quadro de Edvard Munch (1863-1944), que foi um pintor norueguês. E sendo esta uma das obras mais conhecidas do expressionismo.

Aqui está uma foto dele, que é um dos meus pintores preferidos:

~~~

Caldeirões e Demônios

Esta pintura (de autoria desconhecida) é da escola portuguesa da primeira metade do século XVI, e mostra demônios de aparências horrendas torturando humanos em caldeirões ferventes e ferramentas. Belo e moral, não é mesmo?

~~~

Cabeça na bolsa

E aqui temos algo diferente! Essa é uma fotografia de autoria de Christopher McKenney um fotógrafo conceitual da Pensilvânia, especializado em fotografia surrealista com a temática “horror”. AQUI, MINHA GENTE, TEM INSPIRAÇÃO PRA DEDÉU, no Instagram dele ( @mcalister_ ), é inspiração para todos os lados, inspiração que não acaba mais!

~~~

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco desses artistas e ver essas obras tão interessantes!!

Mas me digam, qual obra foi a mais interessante para você? Já conhecia esses artistas? Tem alguma outra indicação que gostaria de fazer nos comentários?

Logo logo (daqui alguns dias, cof cof) virei com a Parte II, na qual irei trazer inspirações macabras da literatura e da música!!

Um grande abraço,

Meiling Yukari <3

Que iniciativa louvável!

Parabéns Mei!!!

Amo museus e exposições, sempre que vou a Sampa faço uma maratona cultural. Adoro!

Dos autores que vc postou só conhecia Munch, Dalí e Fra Angélico, os outros foram novidade...

Das obras expostas, a que considero mais marcante é "Uma marionete para a sobrinha" de Caruso. Fiquei pensando sobrinha de quem? Do conde Drácula, do Frankenstein? Perturbador...

Visitando o MASP, uma obra que me chamou bastante a atenção foi "A fazedora de anjos", de Pedro Weingartner, é uma história bem macabra...

Se quiser conferir...

https://artrianon.com/2017/04/26/obra-de-arte-da-semana-a-fazedora-de-anjos-de-pedro-weingartner/

Mais uma vez parabéns pelo tópico e já estou ansiosa pelas próximas obras...




Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 27/10/20 16:51 Link direto

Citação de @simonec_

Que iniciativa louvável!

Parabéns Mei!!!

Amo museus e exposições, sempre que vou a Sampa faço uma maratona cultural. Adoro!

Dos autores que vc postou só conhecia Munch, Dalí e Fra Angélico, os outros foram novidade...

Das obras expostas, a que considero mais marcante é "Uma marionete para a sobrinha" de Caruso. Fiquei pensando sobrinha de quem? Do conde Drácula, do Frankenstein? Perturbador...

Visitando o MASP, uma obra que me chamou bastante a atenção foi "A fazedora de anjos", de Pedro Weingartner, é uma história bem macabra...

Se quiser conferir...

https://artrianon.com/2017/04/26/obra-de-arte-da-semana-a-fazedora-de-anjos-de-pedro-weingartner/

Mais uma vez parabéns pelo tópico e já estou ansiosa pelas próximas obras...

Olá, senhorita Monise!!

Que felicidade em saber que temos uma amante de exposições culturais por aqui!!

Os quadros de Salvador Dalí são os que eu tenho memórias mais antigas de me lembrar deles em livros didáticos!

Concordo com você, a Marionete para a sobrinha é bastante perturbador, principalmente porque eu fiquei com uma leve impressão que a marionete era na verdade o próprio tio da menina.... rs.

Eu não conhecia a obra da Fazedora de Anjos, e fui confurir o link que você mandou. Nossa, que tristeza, é uma obra muito profunda, que eu adorei conhecer e poder ler a respeito dela! Muito obrigada, Monise <3

Agradeço muito por sua presença aqui <3




Meiling Yukari Princesinha Autista *-* 8626 pontos
24 tópicos 21 proficientes
631 posts 291 proficientes
Postado 27/10/20 17:14 Link direto

PARTE II

A MÚSICA, A LITERATURA E O MEDO

Olá, pessoinhas maravilhosas!! Eu demorei, mas eu finalmente cheguei...

Então, nessa segunda parte do tema de terror e horror, venho mostrar um pouco de música e também de literatura, aqui incluindo clássicos e contemporâneos!!

MÚSICAS QUE FAZEM A ALMA GELAR

Niccolò Paganini (1782-1840)

Foi um compositor italiano

Caprice No. 24 - essa composição transmite um sentimento de ansiedade, e em alguns momentos uma inquietação perturbadora, que me deixa com o coração apertado ao ouvir. Ao mesmo tempo, entre uma perturbação e outra, existe uma melancolia palpável e igualmente desesperadora!!

Aqui está o link dela para ser ouvida no YouTube: Caprice No. 24

Franz Schubert (1797-1828)

Foi um compositor austríaco

Schwanengesang, D. 957, No.13: Der Doppelgänger - uma canção repleta de dor e sofrimento, me faz sentir um peso enorme na alma sempre que a escuto, mesmo antes de saber sua tradução e significação. Mas, depois de entender tudo que ela representa, o horror de encontrar seu Doppelgänger, seu duplo, um outro igual a você, em uma situação terrivelmente triste, eu pude sentir a dor ainda mais forte. Só ouvindo para sentir.

Aqui está o link dela para ser ouvida no YouTube: Schwanengesang, D. 957, No.13: Der Doppelgänger

E aqui está o link com uma explicação e tradução da música: Tradução

Wojciech Kilar (1932-2013)

Foi um compositor polonês

The Storm - faz parte da trilha sonora do filme Drácula de Bram Stoker (1992), e eu tive o prazer de conhecer esta belíssima canção instrumental apenas recentemente, quando o Diablair a mostrou para mim!! E nossa, hora que eu ouvi pela primeira vez, foi uma explosão de sentimentos tenebrosos borbulhando dentro de mim hahaha!

Aqui está o link dela para ser ouvida no YouTube: The Storm

LITERATURA TENEBROSA

Edgar Allan Poe (1809-1849)

Foi um autor estadunidense

Conto: O gato preto (1843) - um homem antes bondoso vai enlouquecendo com o álcool e comete atrocidades, o pior do ser humano é mostrado, e é um conto sobre culpa, loucura e terror. Aquela típica escrita que parece maçante no início, mas quando chega ao final, você amou completamente, caso seu estágio de Doença seja sério, rs.

Conto: A Máscara da Morte Escarlate (1842) - um cenário gótico, com direito a um reino, o castelo e o príncipe, e o melhor de tudo (e a parte mais interessante também): uma máscara que mata qualquer um que a toque. Hehehehe

Augusto dos Anjos (1884-1914)

Foi um autor brasileiro

Aqui estão três poemas dele, ao clicar no nome, você será direcionado para o poema!

Psicologia de um vencido

Um sofrimento triste e desgraçoso... Um mundo hipocondríaco... E a morte, com vermes necrófagos devorando seu corpo...

Foi meu primeiro poema desse autor, e por isso me marcou muito.

Versos íntimos

A profunda tristeza de alguém que apenas recebeu ingratidões... A vida desgraçada que faz com que a pessoa se torne um monstro desgraçado também... A aceitação de que a vida é assim...

Considero esse o meu poema preferido de Augusto dos Anjos!

Solitário

Boate Azul versão poema, com um acréscimo de metáforas bizarras com fantasmas, túmulos e morte... sem conseguir curar a dor do amor... apenas morrendo mais e mais por dentro...

Carlos Ruiz Zafón (1964-2020)

Foi um escritor espanhol

Livro: Marina (1999) - Uma intrigante história de mistério vivida em Barcelona. Aqui, além do mistério e o suspense acerca de coisas sobrenaturais, o mais terrível e o mais cruel é o hediondo monstro humano. Além disso, este incrível livro ainda nos presenteia com um drama de nos tirar lágrimas, e um doce amor juvenil. Com toda certeza, uma obra para agradar todos os gostos!

Outros livros dele eu irei trazer como indicações de outros temas, apesar de todos girarem em torno de mistérios e coisas assombrosas, então, para os que gostam de coisas assustadoras, todo e qualquer livro dele é bem-vindo!

Por hoje é só, espero que tenham gostado de ouvir essas músicas!!

E espero que tenham gostado das indicações de leitura!!

Um grande abraço,

Meiling Yukari <3




Monise 2330 pontos
13 tópicos 8 proficientes
133 posts 80 proficientes
Postado 27/10/20 18:00 Link direto

Que postagem maravilhosa, Mei!

Sempre gostei de música clássica e quando meus filhos eram pequenos, morávamos perto do Sesi e tivemos a oportunidade de assistir alguns concertos. Inesquecível foi a Ópera Portátil de Noel Rosa, foi tão maravilhoso que fomos ver três vezes e olha que meu caçula tinha só uns três aninhos e curtiu demais!

Dos músicos só conhecia Schubert. Achei a música dele que vc escolheu bastante angustiante.

A música do Drácula é realmente linda e assustadora!

E por falar em assustadora, vc conhece este trecho da primeira versão do filme Fantasia da Disney?

https://youtu.be/b756FPiLlp8

Quando eu era criança fiquei muito espantada ao vê-la!

Esta música é grandiosa e muitos filmes de terror e mistério trazem trechos dela na trilha sonora, melhor parte é a interpretação de André Rieu e orquestra. Sou super fã do André Rieu, sonho em ver ele ao vivo um dia!

https://youtu.be/EJC-_j3SnXk

Com relação aos autores, o único que já tinha ouvido falar foi Allan Põe, mas nunca li nada dele.

Agradeço as dicas preciosas e logo que puder degustarei os livros!

Beijinhos linda Mei! Amando seu tópico cada dia mais!




Monise 2330 pontos
13 tópicos 8 proficientes
133 posts 80 proficientes
Postado 27/10/20 18:05 Link direto

Corrigindo: Augusto dos Anjos eu li bastante no Ensino médio, os poemas dele são dolorosos...

E por falar em dor, se puder leia: "O que o sol faz com as flores" de Rubi Kapur, este livro tem muita dor e beleza, estou quase chegando na metade, mas já posso dizer que as poesias despertam, pelo menos em mim, uma grande tristeza e grandes reflexões.

Já falei demais, mas seu tópico e realmente fabuloso!

Obrigada por tirar um pouquinho de seu tempo e se dedicar em dividir conosco tantas obras maravilhosas! Parabéns novamente!!!




Sabrina Ternura Deusa dos T's 8361 pontos
14 tópicos 11 proficientes
304 posts 140 proficientes
Postado 29/10/20 09:21 Link direto

Novamente, mais um post incrível e recheado de referências maravilhosas. Como estudiosa de canto e estudante de letras, fiquei muito feliz por ter reconhecido todos os citados! O meu compositor favorito com certeza é o Paganini, principalmente porque tive a oportunidade de realizar um trabalho sobre a biografia dele e de suas composições. Tem um filme chamado O Violinista do Diabo e é muito bom, pois se pode conhecer mais acerca da tragetória do violinista. Paganini super polêmico... AMO! Entretando, de todos os compositores, eu prefiro Chopin (não foi citado, infelizmente :c), porque creio que não existe nada mais assustador do que ver a tristeza que ele conseguia refletir ao tocar o piano... Acho que a realidade, seja ela expresa da maneira que for, assusta bastante.

Muito obrigada por mais um post maravilhoso e cheio de informações sensacionais ♥




Shizu Devastir Uma pequena vampira 2571 pontos
43 tópicos 35 proficientes
393 posts 245 proficientes
Postado 31/10/20 02:30 Link direto

Mei, Meninas da trevas trevosas! Chegopu bombando com essa segunda parte!

Eu sempre gostei muito de musicas instrumentais... Melhor dizendo, musica. Mas tenho um grande apreço por musicas "clássicas" fico muito empolgada ao ver tantos artistas trabalhando juntos para tocar uma só história. É de arrepiar os pelinhos dos braços! Sou fissurada pela "Danse Macabre" de Camille Saint-Saëns, ao pesquisar sobre fiquei ainda mais paixonada pela musica. Mas acho que não conheço os musicos que citou hoje, eu escuto, mas não gravo nomes hhahaha!

Sobre os autores, acredito conhecer somente o Edgar, fiz uma trbalho de turma com o conto "Berenice" dele (queria que tivessem colaborado mais com a efetuação desse trabalho :/). É uma história de suspense e delirios, massante no inicio e se não estiver acostumado pode ficar bem dificil de ler, mas é um ótimo conto!

Agradeço por demais o compartilhamento dessa segunda parte, eu amei demais!! Teremos uma segunda edição com novo tema? Eu apoio muito se tiver, <3




▲ TOPO