Concurso Transformações
Sobre as diversas transformações e passagens da vida humana: infância, adolescência, vida adulta e velhice.
Meiling Yukari
Status: Encerrado
Criado: 30/07/21 18:39
Atualizado: 08/09/21 18:01
Data para Participação: De 30/07/21 até 31/08/21
Participantes Inscritos: 12
Textos Enviados: 6
Concurso Transformações Sobre as diversas transformações e passagens da vida humana: infância, adolescência, vida adulta e velhice.

"Na adolescência me disseram que opostos se atraem, só

Que na adultescência descobri que os dispostos é que se

Atraem, e que os opostos se distraem e depois se traem!"

– Guria da Poesia Gaúcha

♦ A proposta

Neste concurso, a proposta é escrever um texto em formato de conto, poema ou roteiro o qual deverá ter como tema as transformações da vida humana. Você pode abordar a passagem da infância para a adolescência, ou abordar as dificuldades da entrada na vida adulta, ou ainda os sentimentos sobre a velhice.

Nossa vida é toda feita de transformações, das mais sutis até as mais dolorosas. Use sua criatividade para abordar o tema da melhor forma possível!

Pode ser um texto bem engraçado para fazer o leitor gargalhar! Ou pode ser um terrível acontecimento para fazer o leitor se entristecer! Ou ainda um momento bem dramático e sentimental para emocionar! Podendo ser relatos de experiências pessoais ou tudo aquilo que sua imaginação conseguir criar!

♦ Como participar

– Clique no botão “Inscrever-se no Concurso” situado no lado direito dessa tela;

– Publique seu texto e marque a opção “Concurso” situado entre os campos “Tags” e “Notas de Cabeçalho”, selecione o nome “Concurso Transformações”.

♦ Regras

– Serão aceitas apenas obras do tipo Conto ou Crônica, Lírico ou Roteiro (Cena) com no máximo 2.000 palavras (de acordo com o contador do site, isto é, incluindo quaisquer acréscimos no corpo do texto);

– Preferencialmente utilize a tag: Concurso Transformações

Atenção! Não utilize hashtag ou aspas. Separe as tags (caso use mais de uma) por vírgulas;

– Após a postagem do texto, o autor tem um máximo de 48 horas (2 dias) para poder editar sua obra. Caso a obra seja editada após as 48 horas iniciais, o texto será desclassificado.

– As obras devem estar obrigatoriamente de acordo com todas as regras do site e do concurso. Se porventura um autor desrespeitar alguma, será desclassificado.

– As obras devem ser novas e escritas exclusivamente para o concurso.

Critérios de Avaliação

– Ortografia/Gramática: a capacidade do autor de escrever dentro das regras da língua portuguesa. 40 pontos;

– Criatividade: a capacidade imaginativa e criativa do autor em surpreender a jurada. 25 pontos;

– Compatibilidade com o tema: a capacidade do autor de escrever algo dentro do tema proposto. 15 pontos;

– Intertextualidade: a capacidade do autor relacionar conteúdo, título e sinopse em sua obra. 10 pontos;

– Gosto pessoal do jurado: um julgamento subjetivo do gosto pessoal da jurada sobre a obra. 10 pontos.

Total: 100 pontos.

– A jurada, que sou eu, irá dar uma nota para cada um dos critérios de avaliação.

– Depois, haverá a soma das notas de todos os critérios, sendo esta a nota final, que ficará entre 0 e 100 pontos.

♦ Jurada

– Meiling Yukari (@MeilingYukari)

♦ Prazos

As obras deverão ser postadas de hoje, dia 30/07/2021, até as 23:59 hrs do dia 31/08/2021. O resultado final sairá no máximo até dia 14/09/2021.

♦ Cancelamento

O concurso será cancelado caso não haja no mínimo três participantes para formar o pódio.

Premiação

– O primeiro colocado receberá um exemplar do livro as cerejas, de Lygia Fagundes Telles. Este na verdade é um conto da autora, e o livro é composto por ainda outros quatro contos de autores brasileiros.

– Os três primeiros colocados receberão medalhas que poderão ostentar belamente em seus perfis.

~

~

*****

~

~

RESULTADOS FINAIS

Olá, senhoras e senhores! É com imenso prazer que venho até aqui para apresentar os resultados finais deste concurso!!

– Comentário Geral e Critérios de Avaliação:

Uma explicação sobre as notas e pontuações:

Antes de mais nada, devo dizer que me surpreendi muito com os textos, e, por conta da grande variedade e competência com que o tema foi abordado, eu me vi dando nota máxima no quesito criatividade para todos os participantes.

Algo parecido estava ocorrendo com o quesito de qualidade de uso da língua portuguesa. Eu seria obrigada a dar nota máxima para todos também, visto que não encontrei (dentro de meus conhecimentos) nenhum erro gramatical ou de ortografia que tenha sido cometido por falta de conhecimento dos autores. As únicas coisas “de errado” que encontrei, foram muito provavelmente causadas por corretores automáticos de celulares. Ou deslizes na hora da escrita em um computador.

Dito isto, explico o motivo pelo qual eu dei a nota de gramática/ortografia com base na REVISÃO que os autores fizeram em seus textos. Cada palavra sem a acentuação necessária foi o que tirou 1 ponto na nota de vocês. Ou ainda palavras que o corretor tenha trocado ou juntado também tiraram 1 ponto na nota.

Espero que compreendam, e que não achem injusto. Pois como todos vocês estavam praticamente no mesmo nível quanto suas competências de escrita, resolvi privilegiar os autores que fizeram uma revisão minuciosa de suas obras.

A compatibilidade com o tema foi algo um tanto complexo para se avaliar. Considero que apenas um texto tenha saído um tanto do proposto, e foi o único a receber uma nota baixa nesse quesito. Entre os outros, privilegiei aqueles que expressaram de forma direta o momento e motivo da transformação. Enquanto que os textos que tratavam das mudanças da vida como algo contínuo, ficaram com a nota minimamente mais baixa. Tive que escolher um critério para poder avaliar.

Sobre a intertextualidade entre título, sinopse e conteúdo da obra, somente um texto ficou com nota baixa, pois sua sinopse se concentrou em explicar sobre a participação no concurso, ao invés de realmente conversar com e sobre o texto em si.

E por fim, me utilizei apenas das notas 8, 9 e 10 no quesito gosto pessoal sobre a obra, pois em nenhum momento foi minha intenção prejudicar qualquer um dos participantes ao dar essa nota que é inegavelmente tão parcial e subjetiva.

Já falei demais, não é? Vamos ver então um quadro de notas e comentários sobre cada um dos textos participantes!!

A Amarelidão da Vida: somos um livro? Quem o lê? – Renato Franklyn

Gramática: 40/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 13/15

Intertextualidade: 10/10

Gosto pessoal: 9/10

Total: 97 pontos

Comentário:

Sr. Renato! Devo dizer que sua obra me tocou muito. Acredito que todos nós, em algum ponto da vida, vamos poder nos identificar com este poema. Gostei especialmente do paralelo entre a vida passando, o humano envelhecendo e o livro amarelando. Isso tudo deu um ar extremamente melancólico ao poema, coisa que eu aprecio muitíssimo.

É palpável toda a atenção e o esmero com o qual tudo foi escrito e revisado. Os mínimos detalhes se encaixam e se complementam, formando algo bonito e gostoso de se ler! Devo fazer um enorme elogio ao título escolhido, pois foi simplesmente perfeito!

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Empoeirado, como as páginas não lidas / Envelheço ao sol e à sequidão”

Ciclos – Pequena Estrela

Gramática: 37/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 15/15

Intertextualidade: 9/10

Gosto pessoal: 8/10

Total: 94 pontos

Comentário:

Srta. Estrela! Esta é uma obra que mexe com as memórias do leitor. As suas descrições da infância nos trazem nostalgia. As da adolescência nos trazem lembranças vívidas. Pensamentos sobre o que iremos fazer da vida e os nossos primeiros amores e dores.

Gostei muito de como você tratou da vida como sendo feita de ciclos e o modo como você mostrou isso até mesmo em sua capa, com a lua. Isso é muito bonito pois enxergamos que podemos passar por diversas fases, desde as mais iluminadas até as mais sombrias, e que está tudo bem em ser assim, pois todos nós passamos por esses momentos.

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Já sou séria, não quero flertar, quero arranjar alguém / que me queira bem / estudar, viajar, viver, sobreviver.”

Mãe – GirassolSol

Gramática: 38/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 15/15

Intertextualidade: 10/10

Gosto pessoal: 10/10

Total: 98 pontos

Comentário:

Srta. Girassol! Que texto mais lindo! Eu pude sentir tantas coisas belas durante essa leitura. Primeiro esse sentimento de ser uma moça recém-casada, aprendendo a ser esposa. Eu ainda não me casei, mas experimento esse sentimento de estar aprendendo a ser esposa. E isso é lindo.

Eu imagino a felicidade em ver um teste positivo, o amor que deve transbordar a cada segundo, sabendo que existe uma vida se desenvolvendo dentro de você. E tanta felicidade que o casal esteve junto, unido, como uma verdadeira família! Ter filhos é uma benção linda!

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Realmente, tu agora tão moleque, correndo pela casa. / Foi a transformação de minha vida.”

Dúvida Infantil – Maria Clara Bruno

Gramática: 39/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 13/15

Intertextualidade: 3/10

Gosto pessoal: 10/10

Total: 90 pontos

Comentário:

Srta. Maria Clara! Estou encantada com seu poema! O que mais me chamou a atenção, me abraçou e entrou no meu coração foi o que você disse sobre os objetos “dejetos” que guardamos. Uma vez ouvi em algum lugar que, os objetos pessoais de uma pessoa em situação de rua, e os de uma criança, são considerados completamente inúteis e sem importância pela maioria dos adultos. Mas a realidade é que por mais simples, pequeno, estranho, pouco ou o que quer que seja, cada pertence de alguém importa muito.

O seu poema me tocou muito em diversos aspectos, principalmente por ele abordar tantas coisas, e eu gostei de poder sentir esse emaranhado de sentimentos entre as fases da vida. O poema inteiro foi composto por indagações, porém infelizmente – de modo completamente parcial e subjetivo – eu não consegui sentir nenhuma delas como uma “dúvida de criança” ou uma “dúvida imatura”, tal qual o título sugere com a palavra “infantil”. Foi por isso, além de sua sinopse que não representou o texto em si, que ele perdeu tantos pontos no quesito da intertextualidade, infelizmente. O que de modo algum consegue chegar nem perto de apagar a enorme beleza dessa obra!

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Nem mesmo meus livros me trazem a resposta / Que todo dia o dia me mostra / A vida sopra, aguenta / Aquece e alimenta / A esperança do crescer, do sonhar.”

Segredos de uma garota que já viu de tudo – 6 de Janeiro

Gramática: 38/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 15/15

Intertextualidade: 8/10

Gosto pessoal: 10/10

Total: 96 pontos

Comentário:

Srta. Seis! O seu texto já começa com uma facada na alma ao dizer “sei que virei adulta”. A história toda gira em torno desta afirmação tão forte, com a qual tanto me identifiquei (mesmo eu ainda não me achando realmente adulta).

Um amor, uma casa, amigos, família, bichinhos, é incrível como podemos ser tão felizes com coisas simples – que não são simples de se conquistarem – mas que tornam nossa vida tão bela e tão leve, apesar de toda uma dor e tormenta que puderam ter havido antes. É lindo que quando nos tornamos adultos vamos conseguindo aprender coisas sobre nós que não sabíamos antes. Cozinhar, pintar, entre tantas coisas.

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Eu tenho um amor para cuidar, eu tenho uma casa adorável para manter, eu possuo amigos, família e bichinhos... Preciso não só sobreviver, mas viver por todos eles - e principalmente, por mim.”

A menina que estava sempre feliz – Centeno

Gramática: 39/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 14/15

Intertextualidade: 9/10

Gosto pessoal: 9/10

Total: 96 pontos

Comentário:

Srta. Centeno! Seja muito bem-vinda ao site! Você chegou e já veio com tudo, destruindo o coração dos leitores. Eu amo ter meu coração destroçado por leituras fortes e pesadas assim. O nível de realidade presente nessas linhas chega a ser assombroso.

Posso dizer que eu, minimamente, entendo a personagem. Morei sozinha por um tempo, e por muito pouco não me afundei completamente em depressão. A vida é muito dura. É cruel. E o pior de tudo é que ela não para, mesmo quando sofremos tanto e imploramos para parar.

Eu não pude deixar de me surpreender com o final, pois não achei que as coisas iriam acabar daquele jeito. A verdade é que ninguém nunca espera, e esse é o maior erro.

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Depois de sair de casa, ver que nada é como nos sonhos, muitas coisas são deixadas de lado. As contas começam a chegar, os planos a sumir e a depressão a consumir.”

Tic–Tac – Lady Lótus

Gramática: 39/40

Criatividade: 25/25

Compatibilidade com o tema: 8/15

Intertextualidade: 10/10

Gosto pessoal: 8/10

Total: 90 pontos

Comentário:

Srta. Lótus! Após a leitura fui olhar os gêneros em busca de suspense, pois essa leitura me deixou com o coração angustiado! Eu gosto muito desse ambiente pesado de sentimentos, então gostei demasiadamente do que senti durante a leitura.

Será que todos nós não estamos nos condenando lentamente, de um modo ou de outro, a um fim prematuro? Fiquei me perguntando isso, mas não encontro resposta, pois acho que todas elas seriam válidas.

Fico triste que nos critérios de avaliação essa obra tenha se perdido no tema. Entendo que a cada segundo do tic tac está havendo uma transformação da personagem, porém em uma comparação entre todas as obras, essa transformação foi a que, infelizmente, se distanciou da proposta.

Muitíssimo obrigada por sua participação no concurso!

Minha frase preferida: “Seu inimigo estava dentro de si. Sua personalidade explosiva não lhe deixava olhar o que era essencial. Antoine Exupéry estava certo... O essencial é invisível aos olhos.”

♦ CRITÉRIO DE DESEMPATE

Houve dois empates na pontuação: um entre Lady Lótus e Maria Clara Bruno, ambas com 90 pontos, e outro entre Centeno e 6 de Janeiro, ambas com 96 pontos.

O critério de desempate adotado neste concurso é de que o texto com a maior nota de compatibilidade com o tema é o que ganha o privilégio de passar na frente. Portanto, o texto da Maria Clara, com 13 pontos nesse quesito, passa na frente, e o texto da 6 de Janeiro, com 15 pontos nesse quesito, passa na frente.

Grata pela compreensão da situação!

♦ PREMIAÇÃO

6 de Janeiro, Renato Franklyn e GirassolSol estão formando o belíssimo pódio deste concurso. Todos receberão medalhas visíveis em seus perfis!

GirassolSol, como vencedora do primeiro lugar, a senhorita tem direito ao recebimento de um prêmio físico: um livro! Irei entrar em contato contigo através de mensagem privada aqui do site.

Felicito todos os participantes que postaram suas incríveis obras para o concurso, e dou uma felicitação em especial para os vencedores!

Muito obrigada por terem participado! Até a próxima vez!

Concurso Encerrado
[Resultados]
7º Lugar
Tic - Tac por Lady Lótus Tic, tac, tic, tac, tic... O ruído era perturbador e aumentava a sua vontade louca de mandar tudo explodir. Tic, tac é o que diz a bomba relógio (que era). Tic, tac, tic...
6º Lugar
Dúvida Infantil por Maria Clara Bruno Poema feito para o concurso "Transformações", feito com carinho e com um pensamento que há muito guardo em mim. Como dentro de nós escrever o que a alma anseia em dizer? O que é o crescer, e continuar sendo, dentro de mim o que foi e o que sou?
5º Lugar
Ciclos por Pequena Estrela Ciclos, é tudo que somos é tudo que temos somos movidos pelas areias do tempo tentando sempre se eternizar através das eras.
4º Lugar
A menina que estava sempre feliz por Centeno Uma jovem menina que mostrava estar sempre feliz, que saiu da casa de seus pais para evitar um suicídio e automaticamente entrou em uma sociedade a qual lhe mostrou objetivamente como nos dias atuais deve-se ser forte e resistente. Mas infelizmente quando poderia se tornar possível ter uma visão mais ampla, a depressão a consumiu.
3º Lugar
Segredos de uma garota que já viu de tudo por 6 de Janeiro "Seus sonhos e suas aspirações, todas as suas ambições místicas não vão te desapontar, dê seu melhor para confiar em todos os dias iluminados, todos querem o melhor para você, mas você precisa querer isso para si mesma, meu amor". - Lorde.
2º Lugar
A Amarelidão de uma Vida por Renato F Silva A Amarelidão da Vida: somos um livro? Quem o lê? É um poema sobre a passagem da vida. Ocasionalmente sempre escutamos alguém dizer que a vida é como um livro... Eu posso dizer que são vários livros, na verdade. Cada fase mudamos e iniciamos não um novo capítulo, mas sim uma nova história. Do ponto zero. Mas às vezes desistimos dessas passagens, não queremos nem ao menos lê-los. E os deixamos empoeirar nas prateleiras; não queremos lembrar, ter recordações do que já passamos. A vida é um livro, quem o lê?
1º Lugar
Mãe por GirassolSol Ser mãe, foi minha transformação Me ensinou crescer, e viver!!!
Comentários (9)
6 de Janeiro
Postado 30/07/21 19:44

Acho que este concurso veio em uma hora maravilhosa para mim, obrigada por criá-lo Mei, farei o possível para participar e dizer muitas coisas que apenas - ou talvez nem - eu sei.

Espero ser uma aventura incrível!

Meiling Yukari
Postado 31/07/21 20:00

Aaaaaaa senhorita Seis, muito obrigada pelo apoio!!

Espero muito poder ver seu texto por aqui <3

Nyels
Postado 30/07/21 20:04

Adorei a proposta do concurso! Aposto que textos lindos estão por vir <3

Meiling Yukari
Postado 31/07/21 20:02

Fico muito feliz que você tenha gostado, Srta. Nyels <3 <3

Espero poder ver seu texto por aqui!!

Shizu Devastir
Postado 02/08/21 08:44

Que proposta adorável, Meiling!!!

Vou tentar participar, seria uma honra se eu conseguir~

Mas ler todos os textos eu consigo sem sombras de dúvida, ansiosa para ler obras maravilhosas <3

<3

Meiling Yukari
Postado 10/08/21 16:23

Aaaaaaa muito obrigada, senhorita Shizu <3

Fico muito feliz que você tenha gostado da propósta!!

Espero muito que consiga participar~

<3

Silva
Postado 02/08/21 17:01

Opa, curti o tema. Parabéns pela iniciativa Mei ❤️

Meiling Yukari
Postado 10/08/21 16:25

Sr. Silva <3

Eu agradeço muitíssimo por você ter se interessado em participar do concurso!!

*-*)/ <3

Meiling Yukari
Postado 04/09/21 12:06

Olá, queridos e queridas que se inscreveram no concurso e postaram seus textos! <3

Eu gostaria de agradecer imensamente a cada um de vocês!

Lindas obras que estão sendo avaliadas com todo o carinho!

Logo mais os resultados serão anunciados!!

Meiling Yukari
Postado 08/09/21 17:55

Olá, senhoras e senhores! É com grande felicidade e imenso prazer que venho até aqui para encerrar este concurso e apresentar os resultados finais!!

Agradeço imensa e carinhosamente a cada um de vocês que tiraram um tempinho para escrever um texto e participar do concurso!!

Amei poder ler cada uma das obras, entrar dentro do universo de cada uma delas e me sentir imersa nas leituras!!

Gratidão e um enorme abraço <3 <3 <3

6 de Janeiro
Postado 08/09/21 19:03

Mei, que concurso mais doce, amei a forma como as obras foram avaliadas, já quero workshop de como avaliar obras hahaha, me sinto lisonjeada com o terceiro lugar, eu não imaginava que meu texto estava tão bom! Parabéns aos demais ganhadores e a todos os participantes, todos são escritores bons demais, agora vou maratonar todos as outras obras hehehehe <3 Obrigada!

Maria Clara Bruno
Postado 08/09/21 23:19

Muuito obrigada pelo concurso, de verdade! Pude desabafar um pouco do que tenho passado em vida no texto, com um tema tão delicado e lindo! Parabéns aos outros participantes com seus belos textos e visões; me sinto honrada por ter participado ao lado de tantos escritores incriveis!

Obrigada pela crítica, também! Fiquei muito, muito feliz mesmo, e vou usar para melhorar mais e mais!

Um grande abraço, a todos! Fiquem com Deus

Silva
Postado 13/09/21 22:38

Infelizmente não consegui participar, tive uns probleminhas meio chatos, mas parabéns a todos que participaram. Assim que possível, vou estar conferindo os textos. <3

Participantes (12)

Textos (6)