Concurso Inspirações 2020
O intuito deste concurso é que os participantes escolham apenas e obrigatoriamente 3 (três) das 15 (quinze) frases disponibilizadas para este concurso, através destas frases escolhidas, devem redigir uma obra na qual as frases sejam inseridas no corpo do texto com originalidade.
6 de Janeiro
Status: Encerrado
Criado: 01/11/20 15:17
Atualizado: 16/12/20 00:21
Data para Participação: De 01/11/20 até 02/12/20
Participantes Inscritos: 16
Textos Enviados: 9
Concurso Inspirações 2020 O intuito deste concurso é que os participantes escolham apenas e obrigatoriamente 3 (três) das 15 (quinze) frases disponibilizadas para este concurso, através destas frases escolhidas, devem redigir uma obra na qual as frases sejam inseridas no corpo do texto com originalidade.

“Inspiração: Ideia repentina e momentânea, normalmente genial; iluminação. Algo ou alguém que inspira, que incita a capacidade de criação: ela era a musa e inspiração do poeta.” – Dicio.

Quem nunca, ao ler uma boa história não se inspirou pela mesma e cativou-se com as frases presentes na obra, que ficaram marcadas em sua mente e alma? Somos diariamente inspirados pela arte, seja escrita, cantada, pintada, fotografada, arte nos inspira e nos fortifica para viver.

O intuito deste concurso é que os participantes escolham apenas e obrigatoriamente 3 (três) das 15 (quinze) frases disponibilizadas para este concurso, frases estas de renomados autores da literatura brasileira que disponibilizarei ao final deste tópico.

Por meio da inspiração que os acadêmicos tenham através destas frases escolhidas, devem redigir uma obra na qual as frases sejam inseridas no corpo do texto com originalidade e ornem plenamente com o enredo, de forma concisa e coesa. Exemplo básico de como a história pode ser redigida:

“Milena dizia que amor é fogo que arde sem se ver, talvez seja por isso que ela incendiou minha vida aos poucos... Eu que tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, não hesitei em sufocá-la com mãos que antes juraram apenas acariciar... E tudo que um dia foi, tudo que a memória amou, já ficou eterno agora que ela dorme para sempre, banhada em minhas lembranças...”

Para melhor identificação das mesmas, ao inserir as frases no texto, o autor deve grifá-las em negrito.

Ficando também, atentos à primeiríssima regra do site:

1. Não publicarás uma obra literária que não seja de sua autoria, independente da presença de créditos ou autorização do autor original. Isto inclui a utilização de personagens, cenários, ou outros elementos sobre os quais não tenha direitos autorais, com exceção de personagens disponíveis em domínio público. A utilização de citações ou trechos é permitida caso tenha um propósito criativo para a obra e seja apropriadamente citada.

Ou seja, plágio não será permitido, as obras postadas tem de ser de total autoria do participante, com exceção APENAS das três frases que o mesmo irá escolher para inspirar sua obra e adicionar no texto de forma coesa.

[ REGRAS ]

Todas as obras inscritas no concurso devem:

– Estar de acordo com as regras de postagem do site;

– Ser escritas individualmente e sem o envolvimento de outras pessoas além do participante;

– Possuir entre 250 e 1500 palavras em apenas um capítulo;

– Serem marcados como "Conto ou Crônica" ou "Lírico” no tipo de texto;

– Implementar o tema proposto, de acordo com a avaliação dos jurados;

- Obras já enviadas não poderão ser editadas nas últimas 48 horas do prazo final do Concurso, sujeito a desclassificação.

[ INSCRIÇÃO ]

- Para inscrever-se no concurso, basta ter uma conta na Academia de Contos,

Acessar a página do Concurso Inspirações 2020 e clique no botão “Inscrever-se no Concurso” na coluna direita, no canto superior desta página, e publicar uma obra dentro do prazo.

– Com o texto pronto, passe o mouse em cima do seu nome de exibição encontrado na barra superior, clique em “Textos” e em seguida em "Publicar Texto";

– Preencha corretamente os dados de publicação e em seguida, marque a opção “Concurso” localizado entre os campos “Tags” e “Notas de Cabeçalho”, escolhendo este concurso respectivamente;

– O nome do Concurso deve estar nas Tags da seguinte forma: “Concurso Inspirações 2020” – As obras devem ser escritas exclusivamente para o concurso.

[CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO]

– Ortografia/Gramática: 25 pontos;

– Compatibilidade com o tema: 20 pontos;

– Criatividade: 25 pontos;

-Coerência e Coesão: 30 pontos.

Total: 100 pontos.

[PRAZOS]

As obras deverão ser postadas do dia 01 de Novembro a 01 de Dezembro. O resultado sairá no máximo até dia 15 de Dezembro.

[JURADAS]

@Shizu

@6deJaneiro

[PREMIAÇÃO]

As Três Obras que melhor empregarem o uso das frases de inspiração em seus textos, ostentarão medalhas em seus perfis e uma capa exclusiva do concurso para cada um dos vencedores!

[FRASES SELECIONADAS PARA AS OBRAS]

1- [...] “É que, ‘quem sou eu?’ provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto. (Clarice Lispector);

2- [...] “Que grandes corações eles possuíam. Vísceras imensas, tripas sentimentais e um estômago cheio de poesia...” (Carlos Drummond de Andrade);

3- [...] “Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?”. (Cecília Meireles);

4- [...] “A alegria dele despertava, quase do que fosse uma alegria humana, e não estávamos a altura de entende-la, sofrer era muito mais fácil”. (Adélia Prado);

5- [...] “Meus amigos quando me dão, deixam na minha a sua mão”. (Paulo Leminski);

6- [...] “Entre minha casa e a tua há uma ponte de estrelas”. (Mario Quintana);

7- [...] “Passará o resto da vida sendo um pálido reflexo da luz alheia”. (Paulo Coelho);

8- [...] “Meu verso é sangue. Volúpia ardente... Tristeza esparsa, remorso vão...”. (Manuel Bandeira);

9- [...] “Indiferente nos cruzamos e um dia, como outro qualquer, os olhares se cruzaram pela primeira vez e esse momento, ficou marcado”. (Cora Coralina);

10- [...] “E minha boca se fez fonte de prata. Ainda que eu grite à Casa que só existo para sorver a água da tua boca”. (Hilda Hilst);

11- [...] “Assinei com lágrimas cada verso que lhe dei como se fossem confetes de um carnaval que não brinquei”. (Pedro Bandeira);

12- [...] “Lá estava o morto, num caixão muito bem embalado, ao seu lado estavam os sete herdeiros, cada um caprichando no seu papel de parente inconsolável”. (Stella Carr e Ganymedes José);

13- [...] “Sem a pequena morte de toda noite, como sobreviver à vida de cada dia?”. (José Paulo Paes);

14- [...] “O amor porém, é contagioso, com especialidade na solidão”. (José de Alencar);

15- [...] “Há quem diga que o tempo não existe, que somos nós que o inventamos e tentamos controla-lo com nossos relógios e calendários”. (Martha Medeiros).

Desejo boas inspirações à todos, qualquer dúvida, nos colocamos à disposição.

Assinado, Senhorita Mês.

[RESULTADOS]

Primeiramente, Shizu e eu agradecemos por todos aqueles que participaram e tornaram este concurso um sonho real! A todos vocês, nosso mais sincero agradecimento... E vocês nos deram trabalho, hein... As obras estavam EXCELENTES, por diferenças ínfimas que um ficou em uma colocação maior que o outro, por exemplo, estruturação, pequenos erros de português, algumas incorrências... Mas num geral, foi bem difícil tomar esta decisão final, quebramos a cabeça por semanas e por isso o resultado saiu com um poquiiiinho de atraso, pois afinal, vocês são escritores fantásticos e estamos orgulhosas!

Agora, vamos às colocações!

Eu, Seis, comentei individualmente na obra de cada um de vocês, então minha "crítica" está inserida nos comentários, não sou boa com comentários, mas foi maravilhoso me aventurar no mundo inspirador que vocês criaram! E qualquer dúvida, me enviem uma mensagem caso queiram que eu explique melhor seus respectivos resultados.

Aqui, deixarei apenas as notas finais, resultado da minha avaliação com a avaliação da Shizu, somadas e divididas por dois.

Fizemos o possível para deixar este resultado justo, e desde já parabenizamos, não só à tríplice de ganhadores, mas a todos vocês! <3 <3 <3

[RANKING]

1º Lugar. Uma(s) Noite(s) Daquelas, por Sena - Nota Final: 93,3;

2º Lugar. Seu maior personagem​, por Monise - Nota Final: 93;

3º Lugar. Eu Vi, por Diablair - Nota Final: 92;

4º Lugar. Blues de Uma Noite, por Thai Stardust - Nota Final: 91,3;

5º Lugar. O Escritor, por Silva - Nota Final: 91,2;

6º Lugar. Nossa Ponte de Estrelas, por Meiling Nix Yukari - Nota Final: 90;

7º A moça que sai do corpo, por C.Carbonera - Nota Final: 88,3;

8º Parede de Diamante, por Camomila Nervosa - Nota Final: 87,3;

9º A conversa mórbida, por Cria de Minerva - Nota Final: 84;

10º Os poderes de Naná, por Joalison Silva - Nota Final: 82,3.

Sendo assim, os grandes vencedores foram: Sena, Monise e Diablair! Simplesmente geniais! Enviarei a capa de forma privada, como prometido e deixo em seus respectivos perfis, suas medalhas <3

Encerro este concurso, meu primeiro concurso, meu bebê... Com um sorriso no rosto e um abraço quentiiiinho no meu coração!

Que venham muitos outros! <3

Com muito amor e admiração,

Seis e Shizu.

Concurso Encerrado
[Resultados]
10º Lugar
Os poderes de Naná por Joalison Silva A primeira coisa que as pessoas admitem quando conhecem a Naná é que ela tem poderes...
9º Lugar
A conversa mórbida por Cria de Minerva A relação entre uma grandeza física e aquela que existe dentro de cada um de nós, que nem sempre é suficiente para os caminhos a qual o vento da vida escolhe nos levar.
8º Lugar
Parede de diamante por Camomila Nervosa "Meu doce amor, essa é mais uma carta que escrevo a ti. Espero que ela chegue em segurança até suas mãos."
7º Lugar
A moça que saía do corpo por C.Carbonera Maria Morena tinha o dom de sair do corpo durante a noite e encontrar espíritos. Mas depois de ver muitas tristezas nesse mundo, ela acaba por conhecer um querido amigo que vem te apresentar uma nova oportunidade para sorrir e continuar a trilhar seu caminho pelas estrelas.
6º Lugar
Nossa Ponte de Estrelas por Meiling Yukari "Entre minha casa e a tua há uma ponte de estrelas” - Mario Quintana.
5º Lugar
O Escritor por Silva Raro era ouvir o silêncio. Este, improvável de chegar-lhe aos ouvidos sobretudo quando decidia transcrever súbitas ideias em parágrafos.
4º Lugar
Blues de Uma Noite por thai stardust Texto escrito para o "Concurso Inspirações 2020". Mesmo com o cotidiano mórbido, uma legista consegue sentir a paixão e o calor do blues!
3º Lugar
Eu Vi por Diablair Às vezes tudo se trata e se resume a ver as coisas como elas realmente são... Ou jamais serão...
2º Lugar
Seu maior personagem por Sonja Era uma autora reconhecida internacionalmente, o que ninguém conhecia era seu maior e mais complexo personagem, o segredo e a dor o consumiam. Na escuridão a verdade vinha à tona resplandecente como sangue pulsando...
1º Lugar
Uma(s) Noite(s) Daquelas por Sena Numa noite daquelas, um homem acaba sendo perpetrador e vítima de uma quantidade excessiva de questionamentos acerca de si mesmo.
Comentários (20)
Crow
Postado 01/11/20 15:59

Achei bem interessante! Espero conseguir escrever logo.

(Uma perguntinha, eu tenho que sinalizar quais frases vou usar ou mais de um participante pode usar a mesma de boas?)

6 de Janeiro
Postado 01/11/20 22:10

Isso, as três frases que você escolher para colocar no seu texto, devem estar em negrito para sinalizar melhor. E não tem problema se mais de um participante escolher a mesma frase.

Fico feliz pelo seu interesse em participar, sei que vai fazer um texto maravilhoso ❤️

Azurisky
Postado 01/11/20 16:01

Que lindo concurso! Espero ter sanidade mental pra escrever isso depois que enviar o tcc <3

6 de Janeiro
Postado 01/11/20 22:11

Aaaaa vai ser maravilhoso ter seu texto no meu concurso

*-*

Boa sorte com o TCC <3

Gans
Postado 01/11/20 20:34

Achei uma proposta muito interessante, mas uma dúvida...temos que escrever a frase na íntegra no corpo do texto ou apenas uma parte dela já é considerada válida?

6 de Janeiro
Postado 01/11/20 22:12

Oi Gans, precisa ter a frase na íntegra mesmo! :)

Fico feliz que tenha curtido a ideia proposta, espero ver um texto seu aqui! <3

Meiling Yukari
Postado 01/11/20 20:38

Que proposta incrível de concurso!!

Gostei muito!! <3

6 de Janeiro
Postado 01/11/20 22:13

AAAAA MEI MEI

Me presenteie com uma obra avassaladora de fazer meu cérebro pular dentro da cabeça, por favor gshdhdud

Fico feliz que tenha gostado! <3

thai stardust
Postado 01/11/20 21:30

Adorei a proposta do concurso! Estou ansiosa para participar!!!

6 de Janeiro
Postado 01/11/20 22:14

Estou ansiosa pela sua participação! Você é demais! <3

Fico feliz que tenha gostado da proposta!

Sonja
Postado 01/11/20 22:12

Ideia bastante criativa e instigante! Estou com muitos projetos agora, mas espero conseguir participar...

Sucesso a todos!

6 de Janeiro
Postado 01/11/20 22:15

Vai ser uma honra ter sua participação em meu pequenino concurso! Obrigada pelo seu comentário, fico feliz que tenha gostado da proposta! <3

6 de Janeiro
Postado 07/11/20 15:10

Passando aqui para deixar minha gratidão aos dois acadêmicos que já postaram seus textos! Muito obrigada por não nos deixarem flopar DHSDHUH, estou ansiosa pelos outros! <3 <3 <3

Diablair
Postado 07/11/20 23:42

Sob o risco de decepcionar não só aos demais participantes, mas sobretudo à Huldra, tentarei participar desta empreitada... Meus sinceros parabéns e boa sorte com o concurso, Srta Janeiro!

6 de Janeiro
Postado 08/11/20 22:59

Será uma honra de ter em meu singelo concurso! ❤️❤️❤️

Aguardo ansiosa pela sua obra!

Diablair
Postado 08/11/20 23:24

Olha, não aconselho criar grandes expectativas pois ultimamente estou só decepcionando geral... Mas, agradeço pelo apoio e carinho, Huldra!

6 de Janeiro
Postado 17/11/20 13:34 Editado 17/11/20 13:35

Olá pessoarrrrr, passando pra lembrar que ainda tem tempo para postar os textos, estamos ansiosas para lê-los! <3 <3 <3

Cria de Minerva
Postado 19/11/20 02:12

Vi com um pouco de atraso, mas o suficiente para poder participar. Achei o máximo essa proposta. Parabéns pelo concurso incrivel ♥

6 de Janeiro
Postado 23/11/20 04:22

Estou ansiosa pela sua participação! <3 <3 <3

6 de Janeiro
Postado 23/11/20 04:23 Editado 23/11/20 04:24

Restam 10 dias para o prazo final! Quem não postou o texto: corre que ainda dá tempo! <3

6 de Janeiro
Postado 25/11/20 00:27

Estou TÃO FELIZ que já temos 5 textos para o concurso ❤️❤️❤️

Estou ansiosa pra comentar em todos!

E quem ainda não postou, corre que dá tempo! ❤️

6 de Janeiro
Postado 28/11/20 21:49

Gente... Eu li todos os textos já postados hoje, apreciei e avaliei todos, pois nunca vi textos tão bons pra um concurso em toda a minha vida! Meus olhos já se enchem de lágrimas, agradeço demais a todos que já participaram, porém, só irei comentar em cada um quando o prazo se encerrar, lembrando mais uma vez que falta pouco tempo, mas quem não participou, corre corre que é só até dia 02 de Dezembro! ❤️❤️❤️

Silva
Postado 01/12/20 20:35 Editado 02/12/20 07:19

Deixo aqui meu parabéns a todos que participaram. Li todos os textos (postados até o momento em que estou escrevendo esse comentário) e foram realmente muito bons e inspiradores a sua maneira. Parabéns aos organizadores e desejo boa sorte a todos. :')

6 de Janeiro
Postado 02/12/20 01:08

Resta 1 dia para o prazo final! Já agradecemos a todos que participaram! <3

6 de Janeiro
Postado 16/12/20 00:23

O resultado do concurso saiu! Corram aqui para ver!

Já agradeço especialmente a cada um de vocês, parabenizo os vencedores!

Amei conhecer seus universos e ser uma parte pequena de tudo isso, que cada um de vocês continue escrevendo com paixão e qualidade a cada dia mais!

Os resultados ficaram beeeeem justinhos, mas é por quê... VOCÊS FORAM FANTÁSTICOS!

Agradeço demais, pessoal!

Shizu
Postado 16/12/20 00:33

Muito obrigado aos que participaram, FIQUEI IMPRESSIONADA com cada história e como conseguiram inserir as frases no contesto de suas obras.

Vocês serão um ponto de inspiração para mim, um abraços a todos!

<3

Sonja
Postado 16/12/20 00:52

Uhuuuu! 2020 fechando com chave de ouro!!!

Super feliz com esse resultado!

Amei participar desse concurso, foi uma proposta bastante instigante...

Seis de Janeiro iniciou nos concursos com maestria! Que venham muitos outros...

Muitíssimo obrigada meninas!

Diablair
Postado 16/12/20 09:07

Satã me degole com uma lâmina cega e infecta, jamais esperei que uma obra singela como a minha (se comparada às demais figurando no concurso) fosse obter uma colocação tão boa! Estou deveras surpreso, feliz e emudecido com tão especial notícia! Disputa acirradíssima, devo acrescentar! Excelso, simplesmente excelso!

Meus humildes e sinceros agradecimentos à dupla de juradas pela avaliação e, principalmente, pelo desenvolvimento deste evento e meus parabéns a todos os demais participantes! Gratíssimo, Srtas Huldra e Guro-chan! Gratíssimo!

Participantes (16)

Textos (9)